Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível problema PSU ou VGA


Posts recomendados

Boa tarde, vou contar o que houve e em seguida minha dúvida. Os hardwares citados são PSU Corsair CX 550W e VGA AMD Radeon Asus RX 580 4GB.

Caiu um raio próximo a minha casa e como não uso filtro de linha temo que aconteceu o pior. Eu não estava em casa no momento do ocorrido mas minha irmã estava utilizando  o PC assistindo serie e diz ela que no momento do estrondo o monitor desligou e em seguida ligou sozinho e o computador continuou ligado funcionando normalmente. Ela então desligou o computador normalmente pois estava vindo um temporal. Pois bem cheguei em casa e o fui ligar o PC e ele simplesmente não dava vídeo, mas dava o bipe de como se estivesse ligando ou iniciando normalmente. Só que tem um porém, a placa de vídeo, uma RX 580 4GB da ASUS não ligava os coolers, tipo não dava arranque na VGA quando ligava o PC mas ela tem uma luzinha branca que fica acesa quando os conectores estão conectados de forma correta independente do computador estar ligado ou não, basta estar na tomada para a luz estar acesa. Eu então testei com outra placa de vídeo fraquinha que eu tenho em casa e o PC ligou mas a imagem ficou toda zoada vermelha chiando (isto no monitor mas na TV 32'' 720p ficou normal). Eis então minha dúvida tem a possibilidade de a fonte ter perdido sua potência com o ocorrido ? Ou será que foi a VGA que foi pros beleleu ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente a fonte segurou o surto de energia do pc. Porém, Quem foi afetado foi o monitor, o que pode ter ocorrido além disso é que o campo eletromagnético que atingiu o monito desprotegido contra o surto também foi passada pelo cabo de video (HDMI, VGA, etc...), o que ocasionou o incidente na placa de vídeo. O melhor seria levar num especialista de eletrônica para verificar se nenhum componente está queimado ou danificado, como você mencionou a parte dos coolers da vga que nao giram, é possível um problema no circuito de alimentação da VGA.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, pode ser sua GPU que tenha recebido sobrecarga pelo cabo de sinal, gerando dano. Pode ser que a ponte retificadora da sua PSU tenha sido afetada, aguentando tocar a GPU de menor consumo mas desarmando a PSU com a GPU mais forte. São várias coisas possíveis de ocorrer em surto elétrico. Por isto a importância de proteção na linha de alimentação elétrica dos componentes. 

Tente ligar a GPU em outro micro, pra ver se funciona, e tente arrumar outra fonte para testar no seu micro. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters @dsgeverton então meu cunhado tem um PC com uma GTX 1060 e uma Corsair CX 430 vou tentar fazer testes com o PC dele, testar os componentes individualmente e simultaneamente tendo em vista que a GTX é menos exigente em se tratando de energia pra ter certeza. Mas bem provavel que seja um dos componentes né ? Eu também estou com medo do monitor ter dado problema pois quando o cabo hdmi estava conectado ao monitor quando o mesmo estava ligado os leds de alguns fans que tenho no PC estavam tipo meia faze, querendo acender meio fracos eu achei bem estranho. Eu já até coloquei ambos os componentes nas caixas só tenho que falar com meu cunhado agora pra ver quando vai dar pra testar. Mas muito obrigado pela atenção assim que possível atualizo o post. Um abraço bom fim de semana tmj!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!