Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,
Há mais ou menos uma semana montei um PC, no entanto, nesse período o seguinte problema aconteceu duas vezes:

- Subitamente fico sem vídeo e teclado e mouse apagam
- Os leds da placa-mãe, placa de vídeo e as fans continuam funcionando
- Após isso o fan do processador/placa de vídeo (não consegui identificar) começa a girar, suponho que a 100%, fazendo muito ruído e depois de alguns segundos volta ao normal
- Com isso, sou obrigada a desligar o computador diretamente pelo botão e ligar novamente (funciona normal)

Meu setup:
- Gigabyte AB350M-DS3H V2
- RX 580 4GB Sapphire Nitro+
- Ryzen 5 1600
- SSD Samsung 860 EVO 250GB
- Team Group T-Force Vulcan 1x8GB 2666MHz
- Corsair CX550

Nenhum overclock e tudo novo, com exceção do SSD que eu já usava no meu notebook.
As temperaturas estão aparentemente normais, aproximadamente 70ºC na placa de vídeo quanto estou jogando. A primeira vez que aconteceu eu estava jogando Overwatch e a segunda Albion, nada muito exigente.
Ontem fiz a atualização da bios e encaixei também o 6 pinos na placa de vídeo (estava usando apenas a conexão de 8 pinos).

Saberiam dizer qual seria a possível causa do problema ou como eu poderia diagnosticá-lo? Agradeço a atenção de vocês

Postado
18 minutos atrás, Eder Neumann disse:

começaremos pelo básico, os drivers estão em dia?

como de praxe vou pedir também um print do log de eventos do windows (se este for seu SO) do horário em que ocorrem os problemas.

Eu havia atualizado os da RX580 e os de som, agora estou atualizando os demais.

Enviei os prints que você pediu, o problema ocorreu exatamente às 00:30 de ontem e às 00:24 do dia 24/10.

log-1.png

log-2.png

log-3.png

log-4.png

log-5.png

Postado
5 minutos atrás, f_neto disse:

Talvez seja picos de superaquecimento, coloque o HWMonitor
Voltages, temperatures and fans speed monitoring para monitorar
https://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html

Venho monitorando as temperaturas com esse mesmo programa e aparentemente está normal, inclusive fiz um teste de stress por alguns minutos e a GPU atingiu o máximo de temperatura que eu percebi nos últimos dias, cerca de 76ºC e mesmo assim não houve o "desligamento".

27 minutos atrás, Brc disse:

Tenta recolocar o pente de memória no mesmo slot e vê se continua travando. Se continuar, troca de slot e vê se trava

Vou fazer isso, o problema é que só acontece em intervalos "longos" de tempo, então fica mais difícil para identificar a causa 😔

Postado

Pode fazer uma coisa simples que é limpar as memórias e os conectores da placa de vídeo com borracha branca escolar, bem de leve e limpar com um pincel novo ou uma flanela limpa e seca

Postado

Acabou de acontecer novamente.

Dessa vez a fan não foi a 100%, apenas fiquei sem vídeo e teclado e mouse também apagaram.

log-6.thumb.png.6bd93775d701498833c058c641b605bc.pngAinda não tinha feito o teste da memória que @Brc indicou, vou fazer isso agora.

Postado
12 minutos atrás, luriver disse:

Acabou de acontecer novamente.

Dessa vez a fan não foi a 100%, apenas fiquei sem vídeo e teclado e mouse também apagaram.

log-6.thumb.png.6bd93775d701498833c058c641b605bc.pngAinda não tinha feito o teste da memória que @Brc indicou, vou fazer isso agora.

Ahh baixa esse programa também:

https://www.techpowerup.com/memtest64/

roda ele por pelo menos 10 passagens. Se tiver algum erro ele detecta

Postado
20 minutos atrás, Brc disse:

Ahh baixa esse programa também:

https://www.techpowerup.com/memtest64/

roda ele por pelo menos 10 passagens. Se tiver algum erro ele detecta

Rodei pelas 10 passagens e não detectou nenhum erro. Tentei trocar de slot mas não funcionou, só aparece a logo da Gigabyte e depois não dá mais vídeo, lembro que no manual da placa-mãe dizia quais slots usar a depender do número de memórias, então deve ter sido por isso.

36 minutos atrás, f_neto disse:

Pode fazer uma coisa simples que é limpar as memórias e os conectores da placa de vídeo com borracha branca escolar, bem de leve e limpar com um pincel novo ou uma flanela limpa e seca

Apesar de achar que o problema não seja na placa de vídeo, já que as luzes do teclado e do mouse também desligam, eu fiz isso ontem e hoje o problema persistiu

30 minutos atrás, Eder Neumann disse:

parece ser relacionado a hardware ou energia, houve alguma oscilação no momento do travamento? sua tomada é aterrada?

Não houve nenhuma oscilação... É aterrada e eu utilizo um filtro de linha Clamper

25 minutos atrás, f_neto disse:

Pela imagem foi Nível Crítico do Kernel (núcleo do Sistema Windows)

Como está o uso de CPU, DISCO e MEMÓRIA no Gerenciador de Tarefas?

Deixei abertas as mesmas coisas de quando aconteceu o último travamento, ficou em média: CPU 50%, Memória 65% e Disco 1%

Postado

Aconteceu de novo e dessa vez fiquei com uma tela cinza por uns 2 segundos, fez uns sons estranhos no fone de ouvido e depois perdi sinal. Tive que desligar pelo botão e ligar novamente

Postado
1 hora atrás, luriver disse:

Aconteceu de novo e dessa vez fiquei com uma tela cinza por uns 2 segundos, fez uns sons estranhos no fone de ouvido e depois perdi sinal. Tive que desligar pelo botão e ligar novamente

tem como voce conseguir levar numa loja ou arranjar com um amigo algum outro pente de memoria e testar?

Postado

O ideal seria usar por algum tempo outro sistema operacional para efeito de teste.

Tem o Live Linux, ou seja, um sistema que roda direto de um dvd ou usb.

Recomendo o Puppy que tem em torno de 270MB, baixe a ISO, grave em um cd, dvd ou usb. Inicie um computador pelo cd, dvd ou usb.

Link do Puppy, role um pouco a página e em Download Link clique em Main.
http://puppylinux.com/

Postado
19 horas atrás, Brc disse:

tem como voce conseguir levar numa loja ou arranjar com um amigo algum outro pente de memoria e testar?

19 horas atrás, Brc disse:

18 horas atrás, f_neto disse:

O ideal seria usar por algum tempo outro sistema operacional para efeito de teste.

Tem o Live Linux, ou seja, um sistema que roda direto de um dvd ou usb.

Recomendo o Puppy que tem em torno de 270MB, baixe a ISO, grave em um cd, dvd ou usb. Inicie um computador pelo cd, dvd ou usb.

Link do Puppy, role um pouco a página e em Download Link clique em Main.
http://puppylinux.com/

Reinstalei o Windows 10 numa versão mais antiga e até agora não tive o "desligamento", mas acabei de ter outro problema. Estava realizando atividades normais e recebi a tela azul com a mensagem "IRQL NOT LESS OR EQUAL". Sabem o que quer dizer? Será que tem relação com o outro problema?

Postado
1 hora atrás, luriver disse:

Reinstalei o Windows 10 numa versão mais antiga e até agora não tive o "desligamento", mas acabei de ter outro problema. Estava realizando atividades normais e recebi a tela azul com a mensagem "IRQL NOT LESS OR EQUAL". Sabem o que quer dizer? Será que tem relação com o outro problema?

Geralmente esse erro da quando tem problema nas memórias. Eu tinha ele quando tentei fazer overclock mais agressivo nas minhas. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!