Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pessoal, hoje em um trabalho da faculdade ( construção de impressora 3d ) um amigo nosso ligou a fonte que vai na no arduino mega 2560+ramps 1.4 no 220 resultado a fonte queimou e o arduino parou de funcionar corretamente apos retirar a shield vi que um regulador de tensão está frito ( com um furo) removi ele e coloquei um outro de 5v (7805) e ele explodiu a placa continua a mesma coisa de antes acredito que não danificou nada a mais eis a duvida o motivo da explosão é soldagem ao contrario ? imagem da placa em questão logo abaixo, a placa quando ligo no usb funciona normal 

Screenshot_225.png

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, kilzone007 disse:

a duvida o motivo da explosão é soldagem ao contrario ?

Qual a origem desta dúvida? Suspeita ou real? E sim, se soldar ao contrário boa chance de explodir. Solde certo agora que funciona. Coloque dissipador.

13 horas atrás, kilzone007 disse:

a placa quando ligo no usb funciona normal 

menos mal.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Então tá explicado: uns cliques o google me falou que o regulador é um lm117 que é diferente dum 7805

Prancheta01.png

KztZYC3jR4SFSFF673uzCw.pngLM1117-Voltage-Regulator-Pinout.png

Confira aí no seu arduíno...

Dá pra usar o 7805 mas tem que cruzar as pernas e ... cruzar os dedos kk

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

Então eu não havia achado o 7805(ainda bem) em forma de SMD eu achei o eh17l tem problema ? O rapaz garantiu que funcionária olhei o datasheet e diz que é ajustável de 1.1v a saída e aguenta de 1.8 a 12 v a placa suporta no máximo 12v de 7 a 12 aceito sugestões estou indo tentar comprar o correto mas caso não ache ...

Em 03/10/2019 às 14:52, kilzone007 disse:

adicionado 0 minutos depois

@Isadora Ferraz Da um help aí de novo

• Membro VIP
Postado

Alguns cliques... e ...

AZ1117H-3V3_GH17M.jpg.0696e5eeb5720a9339

O eh17l parece ser 1.8V. Não serve. Teria que ser o eh17r ou lm117-5. Daria pra usar o adj mas é ruim de eu te explicar hein...

O 7805 dá mas analise as figuras que passei e troque as pernas. Dicas pra adaptar o 7805 (outro pois o seu já era):

• solde fiozinhos.
  • não encoste o corpo na placa.
  • talvez nem precise dissipador: cole onde está o lm117 com fita dupla face pra isolar. Isola um pouco o calor também mas...
  • se precisar dissipador, coloque por fora
  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!