Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Estou montando um pc pra trabalhar (com motion design, foto e vídeo) e jogar.

Como o mundo das placas-mãe é gigantesco, estou bem confuso e não sei o que é melhor pra esse meu caso.

Vou listar o que eu sei que quero ter no pc e também o que não preciso ou não faço questão.

Aí, se possível, me sugiram quais modelos devo pesquisar de placa-mãe.

O que a placa-mãe precisa suportar:

O que não preciso ter:

• Sli/crossfire (nunca vou usar 2 placas de vídeo, nada do tipo)
  • RGB/arquitetura gamer

O que não é essencial, mas seria bem vindo:

• Conectividade wireless integrada (wifi/bluetooth)

Orçamento:

• Não existe um limite, mas não quero gastar muito numa placa-mãe que vá ser um exagero pra mim, por ter mil coisas que eu nunca vou usar.
  • A princípio, tenho visto modelos entre R$500-700, seria legal encontrar algo nessa faixa. Mas se for o caso de investir em algo mais caro, posso pensar também.

Dito isso, ficam as perguntas:

1. Existe um chipset ideal? Eu estava pesquisando o B450, mas posso pensar em outros também. Me digam.
  2. ATX ou MicroATX? Existem diferenças gritantes?
  3. Por fim, o que eu realmente preciso: Qual marcas e modelos vocês sugerem?

É isso.

Muito obrigado, espero que consigam me ajudar! :)

Postado

@jonezzz Olá, boa tarde.

Caro colega, infelizmente placas com Wireless e Bluetooth de boa qualidade da linha B450 não se encontram mais novas no Brasil.

Diferença em si de ATX para mATX que afete performance não, em si são padrões de tamanhos apenas, porém obviamente, se ela é menos em teoria cabe menos features e recursos. Como por exemplo menos conexões PCI-Express, M.2. ETC.

Dentro desta Faixa de preço não tem no Brasil placas com Wifi e Bluetooth da linha B450. A B450 Aorus Pro Wifi tem porém é uma placa de R$860, sendo que seu VRM é muito simples pelo seu valor. Por apenas R$10 a mais você consegue uma X470GT8 do BIOSTAR que tem um VRM que aguenta até um Ryzen 9 3950X. Enquanto essa B450 da Aorus nem o Ryzen 7 2700X ela aguenta sem ter thermal throtling no VRM.

Tente pegar 32GB de RAM, 64GB é muito overkill, a não ser que vá utilizar vários projetos super pesados no Premiere em resoluções maiores que 4K, você não vai precisar disso, pegue esse valor e invista em uma X570 como estas à seguir que possuem Wifi/Bluetooth:

X570 AORUS PRO WIFI - R$1800 (Muito Cara, eu tentaria deixar essa opção por última)

ASUS ROG X570-E GAMING - R$2050

X470 Gaming 7 Wifi - R$1850

PS: Placas B450 que tenham Wifi/bluetoot no Brasil são muito poucos modelos que chegam e mesmo com preço alto o pessoal compra ai acaba de vez, esse é um mercado que é bem difícil de ter.

O que você pode fazer é pegar placas mais simples como por exemplos estas e comprar separadamente um adpatador Wireless e Bluetooth:

GIGABYTE X570 AORUS ELITE - R$1350 (12+2 fases com DRmos)

ASUS X370 ROG CROSSHAIR VI HERO - R$1080(12 fases 8+4[4+2 doublers] de 60A])

ASUS X570 TUF GAMING PLUS - R$1150(12 fases usando SiC639 50A)

BIOSTAR X470GT8 - R$799(VRM idêntico da ASUS X370 com 8+4 fases de 60A, e essa ainda tem dissipador no M.2)

• Curtir 1
Postado

@GabrielLP14 Legal, obrigado pela resposta rápida! :)

Sobre a RAM, cara, é realmente um gargalo muito pesado aqui pra mim. Eu uso não só o premiere como o After effects, que faz todo preview do motion design na RAM. Então, não tem overkill, literalmente quando mais, melhor hahahaha.

Realmente, vou ter que escolher uma placa que suporte 64 GB.

Outra coisa: Não precisa esquentar a cabeça com isso do wifi. Posso, tranquilamente, comprar um adaptador, uma plaquinha pci, etc.

Sabendo disso, suas sugestões continuam ou tem algo que vale adicionar?

Valeu!

• Curtir 1
Postado

@jonezzz A sim, neste caso vá sem cogitar numa B450 STEEL Legend: R$589

Veja teste dela do VRM: Até um 3900X em stock ela deve aguentar, só em OC no 3900X e 2700X que ela não deve aguentar

A vantagem desta placa-mãe é que tem um VRM robusto e consegue até aguentar um overclock no seu Ryzen 7 3700X, obviamente, processadores como Ryzen 9 3900X e 3950X não são o foco para ela, más em teoria ela deve aguentar o 3900X em stock.

Caso queira ela é uma boa escolha, más se conseguir, tente ver a X470GT8 que já aguenta tudo.

Veja nesta lista de VRM:

X570/X470/X370/B450/B350/A320 Motherboards (AM4-socket for AMD Ryzen CPUs) Comparação de VRMs

• Curtir 1
Postado

@GabrielLP14 Pô, boa indicação! Parece bem boa!

Só uma questão aqui: Usando o Craft my box, quando eu adiciono essa placa, ela diz que as memórias RAM que escolhi não vão rodar na velocidade nativa.

Isso é porque elas são DDR4-3000 e essa placa-mãe suporta o seguinte: DDR4-2133 / 2400 / 2666 / 2933 / 3200

Existe um problema nisso? Consegue me explicar se vai dar certo mesmo assim?

(e, se possível, você tem alguma sugestão de DDR4-3200 de 16GB que não custe absurdamente caro?)

Postado

@jonezzz Não existe problema algum, ela suporta placa de até 3200MHz garantido que funciona, ainda mais com o seu Ryzen sendo de 3° geração o IMC(internal memory controller) controlador de memória dele sendo melhor que da 2° e 1° geração além de aproveitar mais de memórias mais rápidas e com timings menores. No caso se de cara a placa não carregar o perfil de 3000MHz basta entrar no BIOS e configurar o X.M.P(eXtreme Memory Profile) perfil que é salvo na memória contendo o perfil como por exemplo, configurando a memória a trabalhar em 3000MHz com timings pré configurados.

Cara existe kits 2x16GB Hyper X de 3200MHz que não são muito caros, veja essas à seguir:

2x16GB DDR4 3200MHz CL16 - R$1099(cada 32GB)

• Curtir 1
Postado

@GabrielLP14 Legal, Gabriel. Você tá me ajudando demais! :D

Última questão sobre essa B450M Steel Legend.

Tenho lido bastante sobre as bXXX não virem com a BIOS atualizada pros Ryzen 3. Sabe me dizer se é o caso dessa aí que estamos vendo? Eu não tenho outro processador pra conseguir atualizar a BIOS da mobo, seria um trabalho pra mim pensar nisso.

Valeu!

Postado

@jonezzz Sim isso é verídico, isso ocorre pois as B450 foram lançadas com processadores de 2° geração tendo assim a necessidade de update de BIOS, por isso já lhe mandei com o link anexado para a loja da Terabyte pois lá por padrão eles atualizam o BIOS das placas mães que eles vendem separadamente para que evite esse tipo de problema com seus clientes.

Vale ressaltar que placas High end como X370 e X470(somente algumas) possuem funções de atualizar o BIOS sem precisar de nem processador e memória. Na linha X570, a grande maioria de placas da ASUS, Gigabyte, MSI, AsRock já possuem esse recurso que ajuda bastante.

Postado

@GabrielLP14 Certo. Imagino que as concorrentes diretas da terabyte (kabum e pichau) também atualizem, certo?

Cara, vou abusar um pouco mais da sua paciência, hahahaah

Sobre a RAM: de 3200 pra 3000 vai ter muita diferença nesse setup? Tem algum exemplo prático que você possa me dar?

64GB 3200 tá saindo quase 200 reais mais caro que 64GB 3000. Se não for significativa a diferença, fico com as 3000 mesmo.

Postado

@jonezzz Kabum eu não acho que façam isso, a pichau pode fazer se você montar um PC completo com eles.

adicionado 0 minutos depois
5 minutos atrás, jonezzz disse:

Sobre a RAM: de 3200 pra 3000 vai ter muita diferença nesse setup? Tem algum exemplo prático que você possa me dar?

Em relação à games eu optaria por pegar uma 3000MHz e fazer overclock, já que é simples.

Postado

@GabrielLP14 Legal, Gabriel. Brigadão!

Agora, aproveitando que você claramente manja: Você consegue dar uma olhada na minha build atual?

https://craftmybox.com/build/vaI5R9

(só desconsidera a parte de armazenamento, porque esse site não cataloga direito SSD M.2 NVMe. coloquei um qualquer só pra poder registrar o preço)

O que acha? Tem algo que eu tô vacilando aí? Ou funciona legal?

Se quiser aproveitar pra me sugerir mais duas coisas:

1. SSD 2.5 de 1TB (pra armazenar arquivos mesmo)
  2. Fonte

Valeu!

Postado

@GabrielLP14 Fala, Gabriel, tudo bom?

Voltei pra te perguntar uma coisa:

Sabe me dizer se tem muita diferença entre o Ryzen 7 3700X e o Ryzen 5 3600X?
porque o 3600X tá em promo, e tá bem barato, e tô pensando em pegar ele pra esse mesmo setup que eu te mandei.

Além disso, eu vi que o clock dele é  3.8 (6 cores) e o do 3700x é 3.6 (8 cores), e pro after effects (programa que uso mais) o melhor é ter mais clock, e não importa tanto muitos cores.

Sabe dizer se ele é uma boa pedida, ou melhor comprar o 3700x mesmo?

Valeu, fico no aguardo!

Postado

@jonezzz Olá, bom dia como vai?

Cara muito desempenho em si não, existe em alguns games, más não é tanto, a vantagem é que o 3700X tem um uso menor por conta de ter mais cores/threads, em games como BF5 o uso de CPU do 3600/3600X pode ser até maior que 80%(não que seja um problema, más tem menos folga) enquanto o 3700X quase não passa de 60% dando uma folga para uma possível stream sabe.

Sem falar que o 3600X nem vale a pena.

Sem falar que dá para por o 3700X em OC em placas até B450 que aguentam à 4GHz e ter um ganho melhor.

Eu iria logo no 3700X + B450 Steel Legend:

Postado

@GabrielLP14 Então, meu interesse pra stream é praticamente zero.

O que uso mais de muiltitarefa é ter After Effects + Photoshop + Illustrator + Mil abas do chrome abertas.

Nesse caso o 3700x ainda é melhor que o 3600x ou não tem tanta diferença?

Tô pensando mais por conta do valor mesmo, sabe? levando em conta as promoções, o 3600x sai quase 500 reais mais barato que o 3700x. 

Enfim, me diz aí. Valeu!

Postado

@GabrielLP14 Fala, Gabriel, tudo bom?

Tava relendo o tópico aqui e passou desapercebido essa placa-mãe Biostar Racing X470GT8, que você falou.

Em comparação com a B450 Steel Legend, ela é bem melhor? Consegue me explicar um pouco?

Vi que essa da biostar tá por 699 na Terabyte. Esse preço tá bom ou você acha que dá pra esperar chegar a menos ainda?

Valeu!

Postado

@GabrielLP14 Opa, Gabriel, tudo bom? Chegou a ver essa última pergunta que fiz?

Tô um pouco na pressa aqui porque parece que o preço está bom, e queria confirmar com você porque confio na sua opinião.

Valeu!

Postado

@jonezzz Sim ela é bem melhor, VRM da X470 é preparado para 3950X

O VRM da X470 GT8 é superior pois utiliza DrMOS IR 3555 de 60A num conjunto de 8+4 fases(8 para o Vcore e 4 para o SoC) entretanto o PWM desta placa é um IR35201 que neste caso controla 6 fases em 4+2 sinais(4 para o vcore e 2 para o Soc) neste caso o sinal do PWM é duplicado usando doublers IR 3599.

Já no caso da B450 ela utiliza também um VRM de 4+2 fases porém sem utilização de doublers, utilizando o PWM UP9505 que usa 6 fases(4+2). No caso dos mosfets do Vcore são 1 Sinopower(SM) 4337(alta)(35A 100°C) e 2x Sinopower(SM)4336(baixa)(40A 100°C). Que são inferiores aos IR 3555 que você encontra em placas top de linha como Taichi, MEG ACE, Até em GPU como Kingpin, HOF.

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, jonezzz disse:

@GabrielLP14 Opa, Gabriel, tudo bom? Chegou a ver essa última pergunta que fiz?

Tô um pouco na pressa aqui porque parece que o preço está bom, e queria confirmar com você porque confio na sua opinião.

Valeu!

Desculpe a demora, estava em horário de almoço.

Postado

@GabrielLP14 certo, então o lógico seria ir dessa Biostar, né?

Esse problema com o OC da RAM dela não deve ser grande coisa pra mim, já que eu não devo fazer OC em nada, certo?

Ou seria desperdício mesmo das minhas RAM?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...