Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limite de tensão do mosfet


Ir à solução Resolvido por Victor_Silva173,

Posts recomendados

Tenho um boost converter aqui, e eu decidi aumentar a tensão dele, nisso acabei queimando o diodo schottky, mas já troquei por um de 200v, de rápida recuperação, mas a dúvida está no Mosfet, ele é de 65v, então só fiz a tensão subir até 45-50v, mas o Gate é controlado por um chip, e só vai 10v no Gate. Minha duvida é: posso aumentar a tensão até que tensão sem queimar o mosfet? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz o problema que não tenho um mosfet de baixa resistência e alta tensão, e quero subir para em torno de 100v no circuito step up com indutor, quando o chip que controla o Gate SE perde c o feedback a tensão sobe para os 80-90v por isso estou perguntando se não há problema em um step up de 100v com mosfet de 65, para cargas de até 80w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem realimentação ele tende a infinito também. De fato mosfet pra baixíssima RDSon (ainda) é de baixa tensão https://www.digikey.com/short/p0c1rb. Os de maior V são de maior R https://www.digikey.com/short/p0c1ff

Stepup é bom pra no máximo dobrar a V da fonte (bateria, pilha). Pra stepup vai ter que conviver com isso. A alternativa pra V mais alta a partir de uma baixa pra usar mosfet de b.t. e baixo Rdson é um inversor

circuito-inversor-simples-usando-transis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
13 horas atrás, Airtonarl disse:

Consultou o datasheet ou olhou no corpo do MOSFET?

Se tiver(por exemplo) 8N65 escrito nele, o (8) representa a corrente, o (N) o canal e o (65) a tençao, que na verdade é 650v  e não 65v...

 

Já olhei o datasheet, ele tem RDSon de 68m ohms, e Gate até 20v

adicionado 2 minutos depois
5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sem realimentação ele tende a infinito também. De fato mosfet pra baixíssima RDSon (ainda) é de baixa tensão https://www.digikey.com/short/p0c1rb. Os de maior V são de maior R https://www.digikey.com/short/p0c1ff

Stepup é bom pra no máximo dobrar a V da fonte (bateria, pilha). Pra stepup vai ter que conviver com isso. A alternativa pra V mais alta a partir de uma baixa pra usar mosfet de b.t. e baixo Rdson é um inversor

circuito-inversor-simples-usando-transis

Ele tá subindo de 12v para 52v agora com 80% de eficiência, mas quero subir para 120dc, vou usar um transformador pequeno, retificar  e colocar para o feedback do IC, só espero que fique estável

adicionado 9 minutos depois
7 minutos atrás, Victor_Silva173 disse:

Já olhei o datasheet, ele tem RDSon de 68m ohms, e Gate até 20v

adicionado 2 minutos depois

Ele tá subindo de 12v para 52v agora com 80% de eficiência, mas quero subir para 120dc, vou usar um transformador pequeno, retificar  e colocar para o feedback do IC, só espero que fique estável

O chip é o uc3843a, com um regulador linear para 10v, o que ajuda a não descarregar a bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, Victor_Silva173 disse:

O chip é o uc3843a, com um regulador linear para 10v, o que ajuda a não descarregar a bateria.

Não conectei o rosto à pessoa mas tudo bem...

 

18 horas atrás, Victor_Silva173 disse:

12v para 52v agora com 80% de eficiência, mas quero subir para 120dc,

+ de 4x (ou 10x) de aumento com step up (pra alta potência) acho 1/2 muito. Recomendaria um inversor mesmo. Mas como já "auto" resolveu... boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!