Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para i5 4440 e GTX 1660


Posts recomendados

Olá a todos. Sou novo no fórum e gostaria da opinião de vocês, já que sou leigo no assunto. 

 

Estou pensando em trocar a gpu do meu PC, mas infelizmente após algumas pesquisadas, descobri que minha atual fonte(Fonte 500w C3tech Puf 4050s) é considerada bomba.

 

Eu não fazia ideia da importância de uma boa fonte de alimentação... achando que atendendo à potência requisitada da placa de vídeo, tava bom qualquer fonte. Estou pensando em colocar uma Gtx 1660(inclusive se puderem me orientar e dizer se é compatível com o resto do meu sistema sem que dê gargalo, agradeço). Peço desculpas caso esse não seja o tópico adequado. Estava pensando em adquirir uma fonte da PCYes Electro V2 600W. Deve segurar bem o sistema com a gtx 1660 que pretendo colocar futuramente e ainda deve durar uns anos de upgrade.  Pensei também em adquirir uma Cooler Master ou Corsair... mas aguardarei a opinião de vocês.

 

 

Meu PC:

Placa-mãe H81M-A/BR

Processador i5 4440 3.30ghz

2 Memórias ram DDR3 de 4gb 

Fonte C3Tech 500 W PUF-4050S

Placa GTX 750 1gb

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, le007 disse:

@Rafaleleo Essa PCyes é uma boa fonte sim, mas uma de 500 watts já segura, recomendo a CX500 ou CX550, e a 1060 é sim compatível com seu sistema.

@le007 Beleza. Sobre a placa, é uma 1660 que eu queria ver se dava pra pôr no PC. Sei que talvez dê um gargalo, mas pretendo comprar só próximo ano e o preço deve reduzir até lá. Acho que só não rodaria liso em jogos CPU Bound

 

GTX 1660 com i5-4440 benchmarks

 

Sobre a fonte: acho que talvez eu vá de PCyes mesmo... embora eu não esteja achando nos sites onlines principais... tão tudo indisponível. Vou continuar procurando. 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaleleo  - PCYes Electro v2 450W e Corsair CX450 são minhas primeiras recomendações. Ambas suportam o sistema com folga adequada e trazem confiabilidade em sua fabricação.

 

Por outro lado, talvez compense aguardar um pouco. Black Friday esta próxima e os preços não estão muito atraentes neste momento. Talvez com a chegada da época promocional apareçam oportunidades para melhores negócios. Tal recomendação vale para a fonte que for escolher e também para a placa de vídeo que busca.

 

Quanto a gargalos, tente aumentar a qualidade gráfica (o que tende a estressar a placa de vídeo mais e aliviar para o CPU) que este feito se reduz. Porém seu processador de quatro núcleos vai realmente começar a demonstrar suas limitações quando partir para títulos mais recentes e exigentes, especialmente na categoria jogos de tiro em primeira pessoa em modos com elevados números de jogadores simultâneos. Se possível, destaque quais jogos pretende jogar e qual resolução e taxa de quadros seu monitor pode entregar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro, @Bakura Ryo, Estou tentando me atualizar mais no mundo dos hardwares e analisando as opções de mercado. Aguardarei a black friday.

Monitor LED 24" Samsung Gamer 1ms 75hz LS24D332HSX/ZD", resolução de 1920x1080.

Alguns jogos que pretendo rodar, são:

The Witcher 3; PUBG; Watch Dogs 2; Assasins Creed Odysseia; Rust; Gta V; Dying Light; Dayz; Tomb Raider 2013; The forest; BF1, etc.

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Bakura Ryo disse:

Quanto a gargalos, tente aumentar a qualidade gráfica (o que tende a estressar a placa de vídeo mais e aliviar para o CPU) que este feito se reduz. Porém seu processador de quatro núcleos vai realmente começar a demonstrar suas limitações quando partir para títulos mais recentes e exigentes, especialmente na categoria jogos de tiro em primeira pessoa em modos com elevados números de jogadores simultâneos. 

Poderia me explicar mais por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaleleo  - a GTX 1660 vai se dar bem na resolução nativa de seu monitor. O i5, no entanto, vai sofrer horrores com alguns jogos acima listado. PUBG, Assassin's Creed Odyssey e Battlefield vão sobrecarregar os quatro núcleos deste processador e causar travamentos constantes.

 

Sobre o gargalo, ele ocorre quando um componente do computador é muito mais rápido do que outro e ambos se envolvem na execução de uma mesma tarefa. À exemplo, quando você possui uma placa de vídeo poderosa e um processador de entrada o processador se tornará limitador, a placa será capaz de produzir centenas de quadros por segundo mas não terá o que fazer com eles, visto que o processador estará ocupado processando apenas pequenas dezenas por vez e placa de vídeo ficará ociosa até que o processador termine suas tarefas. Para amenizar este efeito em sistemas desbalanceados, basta aumentar a carga destinada ao componente de maior desempenho e aliviar o que vai para o de menor performance. Logo, dentro do exemplo do processador fraco com placa de vídeo high-end, basta aumentar a resolução e detalhes gráficos, de forma que os quadros enviados para a placa de vídeo pelo processador demorem mais a ser processados, dando espaço para que o processador trabalhe e a placa não fique livre em espera. Existem, porém, várias limitações e considerações a se fazer quando falando de gargalo e como amenizá-lo, o que nem todas as vezes é possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bakura Ryo Entendi. Mesmo assim, você acha que vale à pena ir fazendo o upgrade aos poucos, começando pela fonte e partindo depois pra placa de vídeo? Levando em conta que caso eu troque a placa-mãe + processador, terei de trocar também as memórias, o que no final ficará um custo bem superior:

Opção 1: Trocar fonte agora e a placa de vídeo daqui a alguns meses.

Opção 2: Trocar processador + placa-mãe + memórias daqui a alguns meses e só depois trocar a fonte e placa de vídeo, nessa ordem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafaleleo - é mais negócio trocar fonte primeiro, depois a placa de vídeo (quando puder) e o resto pode aguardar. O que disse sobre o i5 sofrer com alguns dos jogos foi apenas um aviso, quatro núcleos para jogos AAA já não é suficiente e a situação tende a ficar ainda pior para esses processadores. A fonte é essencial, ela não dá quadros por segundo mas garante a segurança e proteção de todo o sistema. A placa de vídeo é o que te dará acesso a mais jogos. Trocar o processador é algo em mente, porém que pode ser tranquilamente adiado mas que, tendo em mente os jogos que você pretende jogar, será necessário.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bakura Ryo Obrigado. Estou aos poucos fazendo  uma pesquisa e registrando os preços e modelos de algumas lojas conhecidas para ter uma ideia quando chegar a black friday. Por enquanto está assim:

 

- Fonte Corsair CX550M, 80 Plus Bronze, PFC Ativo(B): Kabum(R$463); Amazon(R$363)
- Fonte Corsair CX450M, 80 Plus Bronze, PFC Ativo(B): Kabum(R$347); Tb(R$295); Amazon(R$315)
- Fonte Cooler Master MWE V1 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo(B): Kabum(R$388); Tb(R$373); Pichau(R$360); CS(R$378)
- Fonte Cooler Master MWE V2 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo(B)
- Fonte Cooler Master MWE V2 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo(B): Tb(R$275)
- Fonte Cooler Master Masterwatt 450W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo(B): Kabum(R$350); Pichau(R$390); Amazon(R$468 FG)
- Fonte Cooler Master Masterwatt 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo(B): Tb(R$260)
- Fonte Cooler Master MWE V1 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo(B+): Tb(R$400); Pichau(R$510)
- Fonte Riotoro Onyx 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo(B+): Tb(R$382)
- Fonte Riotoro Onyx 750W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo(B+): Tb(R$399)
- Fonte Pcyes Electro V2 450W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo(B): CS(R$231); Amazon(R$276 FG)
- Fonte Pcyes Electro V2 500W, 80 Plus White, PFC Ativo(B): Amazon(R$390 FG)
- Fonte Pcyes Electro V2 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo(B): Amazon(R$471 FG)
- Fonte XFX XTR2 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo(B): Kabum(R$402); Pichau(R$355); CM(R$395); Amazon(R$436 FG)
- Fonte XFX TS 550W 80 Plus Gold, PFC Ativo(B): Pichau(R$390); Amazon(R$408 FG)

 

Legenda: FG(Frete Grátis); CM(Cissa Magazine); Tb(Terabyte).

A letra (B) é a classificação da fonte de acordo com um fórum que consultei: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psu-tier-list-40-rev-202/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A CX###M não vejo muita vantagem. Ela é mais cara que o modelo comum e única vantagem é ser modular, se é que isto é vantagem mesmo. Pagar a mais para que os cabos desencaixem?

 

A PCYes Electro V2 é a que mais recomendo. Se atente que ela tem duas variações quanto à sua certificação de eficiência, White e Bronze. As Bronze são de qualidade superior.

 

Cooler Master não conheço tão a fundo. Não é uma má fabricante, entretanto.

 

XFX pensei não trazer mais seus produtos para o Brasil. É boa marca, em geral.

 

Riotoro desconheço completamente. Não a recomendaria.

 

E é bem sensato registrar esse tipo de informação, que mais pessoas façam isso.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!