Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados bom dia, 

Tenho uma placa-mãe gigabyte Ga-b75m-d3h onde o slot PCI Express 16x começou a ficar danificado (umas manchas escuras no interior do slot) o que estava ocasionando instabilidade no funcionamento da placa, levei a placa de vídeo para testar em uma assistência e ela está funcionando perfeitamente o que constatou foi que a entrada PCI da placa-mãe que está realmente com defeito, como não estou com pretensão por agora de trocar esse kit (i7 3770k + 16GB memoria e placa-mãe) descobrir na internet que é vendido um adaptador PCI Express 16x  conforme link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1276507021-adaptador-placa-video-pci-express-1-x-slot-16x-usb-30-sata-_JM?quantity=1&variation=40608024019  gostaria da opinião de vocês se com esse tipo de adaptador eu poderia resolver o problema momentaneamente de meu PC , minha placa de vídeo é uma GTX 970. 

Postado

Você tentou limpar seu slot com isopropanol e uma escova/pincel?

adicionado 12 minutos depois
1 hora atrás, joaocarlos07 disse:

como não estou com pretensão por agora de trocar esse kit (i7 3770k + 16GB memoria e placa-mãe) descobrir na internet que é vendido um adaptador PCI Express 16x  conforme link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1276507021-adaptador-placa-video-pci-express-1-x-slot-16x-usb-30-sata-_JM?quantity=1&variation=40608024019  gostaria da opinião de vocês se com esse tipo de adaptador eu poderia resolver o problema momentaneamente de meu PC , minha placa de vídeo é uma GTX 970. 

Se você assistir o canal "Linus Tech Tips", verá que eles tem quadro só para testes desses adaptadores chineses malucos. Verá também que na melhor das hipóteses eles funcionam, mas nesse caso com desempenho muito reduzido. Na pior das hipóteses eles queimam ou saem queimando todos os componentes aos quais estiverem ligados. Não recomendo que compre esse adaptador em qualquer hipótese.

Se seu slot está escurecido e com mal contato, limpá-lo com isopropanol em abundância (de preferência com borrifador) e usando uma escova para limpar os contatos é essencial e provavelmente resolverá seu problema. O escurecimento dos contatos é normal com o tempo de uso (geralmente é sinal de que o slot tem pouca qualidade ou de que o PC foi submetido a ambientes empoeirados/úmidos), e limpá-lo quando falha é normal, coisa que como técnico eu faço regularmente durante manutenções preventivas.

Postado

@WOZ Dods obrigado pela informação, não vou mais comprar esse tipo de adaptador, vou tentar limpar novamente o slot, eu reparei que os 3 primeiros ferrinhos que ficam dentro do slot eles ficam afastados da trilha enquanto os demais ficam próximo da trilha não sei se isso possa está interferindo porque não é de agora que ela apresenta esses problemas estranhos fica funcionando e depois para do nada ai tiro coloco de novo e tem horas que pega e outras não. 

Postado

Ia te responder mais cedo, mas sofri interrupções no trabalho que me impossibilitaram. 

Veja, se você nunca limpou essa MB, recomendo que o faça. Se não tiver pincel ou escova apropriados, pode bem usar uma simples escova de dentes velha, mas o isopropanol é imprescindível. 

Seus contatos entortatos eu já vi em muitas MBs. Geralmente eles não representam problemas, mas se os seus estiverem muito entortados, aí tem que desentortar com uma pinça ou agulha. É difícil e perigoso, pois qualquer excesso de pressão pode quebrá-los. Nesse tipo de caso eu costumo indicar a troca da placa-mãe por inteiro, pois o slot é de má qualidade, e posteriormente a reinstalação do sistema operacional já que o windows não pode ser carregado de um modelo de placa-mãe para outro, por mais que sejam semelhantes. 

Espero que você consiga resolver com a limpeza, mas se não conseguir lembre-se que a próxima opção é substituição da placa-mãe, e subsequente reinstalação do sistema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!