Ir ao conteúdo

Eu posso usar SSD e HD ao mesmo tempo?

Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

Postado

Eu poderia usar o SSD junto com o HD em um único computador? SSD para guardar o sistema operacional e o HD para guardar os arquivos, imagens, jogos, etc...?

Tenho SATA II (3GB/s).

• Solução
Postado

@Shimazaki

SSD e HD possuem a mesma função dentro de um computador, ou seja, são ambos unidades de armazenamento de dados, o que nada impede de trabalharem em conjunto. A única diferença no modo grosso de dizer seria que o HD (Hard Disk ou disco rígido) possui um disco físico trabalhando de forma mecânica enquanto o SSD é uma memória ao estilo pendrive com uma grande vantagem de velocidade.

Para extrair o melhor do SSD, é recomendado usar a conexão SATA 3 caso sua placa-mãe junto a um cabo SATA 3. Também é possível usar com conexão SATA 2, mas neste caso limitaria a velocidade da unidade.

• Curtir 3
Postado
3 horas atrás, Lost Byte disse:

Para extrair o melhor do SSD, é recomendado usar a conexão SATA 3 caso sua placa-mãe junto a um cabo SATA 3. Também é possível usar com conexão SATA 2, mas neste caso limitaria a velocidade da unidade.

Bom, nesse caso, eu posso obter um adaptador de SATA 3 para SATA 2 e utilizar a capacidade que teria um SATA 3 em um SATA 2 com o adaptador?

Postado
agora, Shimazaki disse:

Bom, nesse caso, eu posso obter um adaptador de SATA 3 para SATA 2 e utilizar a capacidade que teria um SATA 3 em um SATA 2 com o adaptador?

Posso estar errado, mas creio que não existe este tipo de adaptador, afinal quem determina a tecnologia é a porta (conector) da placa-mãe, fora que as portas são praticamente idênticas no encaixe, mudando apenas e velocidade limitante.

As possibilidades são apenas estas:

SATA 2 da placa-mãe + cabo SATA 2 = Velocidade SATA 2

SATA 2 da placa-mãe + cabo SATA 3 = Velocidade SATA 2

SATA 3 da placa-mãe + cabo SATA 2 = Velocidade SATA 2

SATA 3 da placa-mãe + cabo SATA 3 = Velocidade SATA 3

EDIT: O que existe é placa controladora que adiciona mais conectores SATA 2 ou 3, mas mesmo assim, a velocidade vai ser determinada igualmente nas possibilidades anteriores.

Exemplo de controladora:

Controladora PCI-e SATA 3.0 ML

Postado
1 hora atrás, Lost Byte disse:

Posso estar errado, mas creio que não existe este tipo de adaptador, afinal quem determina a tecnologia é a porta (conector) da placa-mãe, fora que as portas são praticamente idênticas no encaixe, mudando apenas e velocidade limitante.

As possibilidades são apenas estas:

SATA 2 da placa-mãe + cabo SATA 2 = Velocidade SATA 2

SATA 2 da placa-mãe + cabo SATA 3 = Velocidade SATA 2

SATA 3 da placa-mãe + cabo SATA 2 = Velocidade SATA 2

SATA 3 da placa-mãe + cabo SATA 3 = Velocidade SATA 3

EDIT: O que existe é placa controladora que adiciona mais conectores SATA 2 ou 3, mas mesmo assim, a velocidade vai ser determinada igualmente nas possibilidades anteriores.

Exemplo de controladora:

Tudo bem, então. SSD via SATA 2 ainda é bem melhor do que o HD, isso que me importa. Obrigado à todos que responderam o tópico.

• Coordenador
Postado
2 horas atrás, Lost Byte disse:

Exemplo de controladora:

No caso da placa, a velocidade seria Sata III mesmo. Ela vai utilizar as trilhas PCI-E para transportar dados.

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, KairanD disse:

No caso da placa, a velocidade seria Sata III mesmo. Ela vai utilizar as trilhas PCI-E para transportar dados.

Me refiro nas possibilidades em relação aos cabos que no caso, mesmo com os conectores SATA 3.0 na placa, somente usando um cabo SATA 3 para aproveitar a velocidade máxima. Talvez eu não fui muito claro na hora de explicar. 😅
Valeu pelo complemento e tirar as possíveis confusões de interpretação.

• Curtir 1
Postado

Boa noite. Só mais uma dúvida: tendo o sistema operacional instalado no SSD e todo o resto armazenado no HD, eu estarei com a velocidade de carregamento e leitura do SSD ou do HD?

adicionado 23 minutos depois
17 minutos atrás, Shimazaki disse:

Boa noite. Só mais uma dúvida: tendo o sistema operacional instalado no SSD e todo o resto armazenado no HD, eu estarei com a velocidade de carregamento e leitura do SSD ou do HD?

Eu sei que isso é uma pergunta muito boba e que a resposta está óbvia, mas eu apenas queria ter a certeza de quem realmente entende dessas coisas.

Postado
1 hora atrás, Shimazaki disse:

tendo o sistema operacional instalado no SSD e todo o resto armazenado no HD, eu estarei com a velocidade de carregamento e leitura do SSD ou do HD?

A velocidade de leitura e escrita de um SSD só vai obter nos programas e arquivos contidos nele. Se instalou o sistema no SSD, o sistema vai ter velocidade dele, mas por exemplo, se algum jogo estiver instalado no HD, o sistema continua com velocidade de SSD, mas o jogo carrega na velocidade do HD e vice-versa.

Eles trabalham separadamente. (a menos que use tecnologias como o StoreMI da AMD, mas já é outra história)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...