Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eu posso usar SSD e HD ao mesmo tempo?


Visitante
Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

  • Solução

@Shimazaki

SSD e HD possuem a mesma função dentro de um computador, ou seja, são ambos unidades de armazenamento de dados, o que nada impede de trabalharem em conjunto. A única diferença no modo grosso de dizer seria que o HD (Hard Disk ou disco rígido) possui um disco físico trabalhando de forma mecânica enquanto o SSD é uma memória ao estilo pendrive com uma grande vantagem de velocidade.

Para extrair o melhor do SSD, é recomendado usar a conexão SATA 3 caso sua placa-mãe junto a um cabo SATA 3. Também é possível usar com conexão SATA 2, mas neste caso limitaria a velocidade da unidade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lost Byte disse:

Para extrair o melhor do SSD, é recomendado usar a conexão SATA 3 caso sua placa-mãe junto a um cabo SATA 3. Também é possível usar com conexão SATA 2, mas neste caso limitaria a velocidade da unidade.

Bom, nesse caso, eu posso obter um adaptador de SATA 3 para SATA 2 e utilizar a capacidade que teria um SATA 3 em um SATA 2 com o adaptador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shimazaki disse:

Bom, nesse caso, eu posso obter um adaptador de SATA 3 para SATA 2 e utilizar a capacidade que teria um SATA 3 em um SATA 2 com o adaptador?

Posso estar errado, mas creio que não existe este tipo de adaptador, afinal quem determina a tecnologia é a porta (conector) da placa-mãe, fora que as portas são praticamente idênticas no encaixe, mudando apenas e velocidade limitante.

As possibilidades são apenas estas:

SATA 2 da placa-mãe + cabo SATA 2 = Velocidade SATA 2

SATA 2 da placa-mãe + cabo SATA 3 = Velocidade SATA 2

SATA 3 da placa-mãe + cabo SATA 2 = Velocidade SATA 2

SATA 3 da placa-mãe + cabo SATA 3 = Velocidade SATA 3

 

EDIT: O que existe é placa controladora que adiciona mais conectores SATA 2 ou 3, mas mesmo assim, a velocidade vai ser determinada igualmente nas possibilidades anteriores.

Exemplo de controladora:

Controladora PCI-e SATA 3.0 ML

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lost Byte disse:

Posso estar errado, mas creio que não existe este tipo de adaptador, afinal quem determina a tecnologia é a porta (conector) da placa-mãe, fora que as portas são praticamente idênticas no encaixe, mudando apenas e velocidade limitante.

As possibilidades são apenas estas:

SATA 2 da placa-mãe + cabo SATA 2 = Velocidade SATA 2

SATA 2 da placa-mãe + cabo SATA 3 = Velocidade SATA 2

SATA 3 da placa-mãe + cabo SATA 2 = Velocidade SATA 2

SATA 3 da placa-mãe + cabo SATA 3 = Velocidade SATA 3

 

EDIT: O que existe é placa controladora que adiciona mais conectores SATA 2 ou 3, mas mesmo assim, a velocidade vai ser determinada igualmente nas possibilidades anteriores.

Exemplo de controladora:

Controladora PCI-e SATA 3.0 ML

Tudo bem, então. SSD via SATA 2 ainda é bem melhor do que o HD, isso que me importa. Obrigado à todos que responderam o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, Lost Byte disse:

EDIT: O que existe é placa controladora que adiciona mais conectores SATA 2 ou 3, mas mesmo assim, a velocidade vai ser determinada igualmente nas possibilidades anteriores.

Exemplo de controladora:

Controladora PCI-e SATA 3.0 ML

No caso da placa, a velocidade seria Sata III mesmo. Ela vai utilizar as trilhas PCI-E para transportar dados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, KairanD disse:

No caso da placa, a velocidade seria Sata III mesmo. Ela vai utilizar as trilhas PCI-E para transportar dados.

Me refiro nas possibilidades em relação aos cabos que no caso, mesmo com os conectores SATA 3.0 na placa, somente usando um cabo SATA 3 para aproveitar a velocidade máxima. Talvez eu não fui muito claro na hora de explicar. 😅
Valeu pelo complemento e tirar as possíveis confusões de interpretação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Só mais uma dúvida: tendo o sistema operacional instalado no SSD e todo o resto armazenado no HD, eu estarei com a velocidade de carregamento e leitura do SSD ou do HD?

adicionado 23 minutos depois
17 minutos atrás, Shimazaki disse:

Boa noite. Só mais uma dúvida: tendo o sistema operacional instalado no SSD e todo o resto armazenado no HD, eu estarei com a velocidade de carregamento e leitura do SSD ou do HD?

Eu sei que isso é uma pergunta muito boba e que a resposta está óbvia, mas eu apenas queria ter a certeza de quem realmente entende dessas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shimazaki disse:

tendo o sistema operacional instalado no SSD e todo o resto armazenado no HD, eu estarei com a velocidade de carregamento e leitura do SSD ou do HD?

A velocidade de leitura e escrita de um SSD só vai obter nos programas e arquivos contidos nele. Se instalou o sistema no SSD, o sistema vai ter velocidade dele, mas por exemplo, se algum jogo estiver instalado no HD, o sistema continua com velocidade de SSD, mas o jogo carrega na velocidade do HD e vice-versa.

Eles trabalham separadamente. (a menos que use tecnologias como o StoreMI da AMD, mas já é outra história)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!