Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Estou a estudar a matéria sobre microcontroladores e algo que tenho bastante dúvidas é na interpretação dos bytes e bits. Sei que 8bits compõem um byte. Mas quando no datasheet do microcontroladores diz "todos os SFRs são registos de oito bits" e "64byte de RAM".

No caso da RAM significa que posso guardar 512bits, é isso? Mas isso serve para quê? Talvez por eu não perceber muito de microcontroladores ainda não consiga entender a necessidade de termos 512bits para guardar informação. Se poderem dar um exemplo especifico agradeço.

Nota: imagino que esses 512bits sejam para guardar números e resultados de variáveis. Por exemplo, 5 + 3 = 8. Se o número 8 em binário é "1000". Significa que apenas me resta 508 bits na ram?

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Concordemos que resposta personalizada tem um valor adicional. Mas no seu caso, queira por gentileza primeiramente consultar bits e bytes via google. Depois disso você estará apto a fazer perguntas... digamos...mais consistentes

Mas vamos ver o que dá pra fazer com isso...

2 horas atrás, ResendeM03 disse:

"todos os SFRs são registos de oito bits" e "64byte de RAM"

Significa que as 'palavras' que o mc entende só possuem 8 bits. Ou seja, ele é uma 'criança' que lê e escreve muito bem no seu 'idioma' limitado a 8bits. Teoricamente ele entende 256 palavras. Também tem uma 'caderninho' de 64 bytes pra ler e escrever à lapis se quiser apaga com borracha.

E isso...

2 horas atrás, ResendeM03 disse:

RAM significa que posso guardar 512bits

Sim mas o mc e o sistema no qual ele está envolvido, tem preferência pra bytes mesmo. Mas sim, bits tem seu lugar p.ex. no controle de leds...

😁

Ok... não foi muito mas é o que tive pro momento.

Boas pesquisas.

• Curtir 1
Postado

Aprenda Eletrônica Sem Sair de Casa

O Curso vai Capacitar você a Fazer Análise em:

- Formas de Onda nos conversores DC -DC
- Defeitos em Conversores DC - DC
- Esquema elétrico de placas de circuito eletrônico
- Placas de controle de refrigeradores
- Placa de controle de portão automático
- Placa INVERTER de Ar Condiicionado
- Placa de Notebook e placa-mãe de Desktop
- Fonte flyback (televisores LCD e LED)
- Placa principal de celulares

COMECE AGORA!

Clique Aqui e saiba mais sobre o curso http://bit.ly/CursodeEl

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!