Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entender o espaço no microncontrolador (bit e byte)


ResendeM03

Posts recomendados

Olá a todos,

 

Estou a estudar a matéria sobre microcontroladores e algo que tenho bastante dúvidas é na interpretação dos bytes e bits. Sei que 8bits compõem um byte. Mas quando no datasheet do microcontroladores diz "todos os SFRs são registos de oito bits" e "64byte de RAM".

 

No caso da RAM significa que posso guardar 512bits, é isso? Mas isso serve para quê? Talvez por eu não perceber muito de microcontroladores ainda não consiga entender a necessidade de termos 512bits para guardar informação. Se poderem dar um exemplo especifico agradeço.

 

Nota: imagino que esses 512bits sejam para guardar números e resultados de variáveis. Por exemplo, 5 + 3 = 8. Se o número 8 em binário é "1000". Significa que apenas me resta 508 bits na ram?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Concordemos que resposta personalizada tem um valor adicional. Mas no seu caso, queira por gentileza primeiramente consultar bits e bytes via google. Depois disso você estará apto a fazer perguntas... digamos...mais consistentes

 

Mas vamos ver o que dá pra fazer com isso...

2 horas atrás, ResendeM03 disse:

"todos os SFRs são registos de oito bits" e "64byte de RAM"

Significa que as 'palavras' que o mc entende só possuem 8 bits. Ou seja, ele é uma 'criança' que lê e escreve muito bem no seu 'idioma' limitado a 8bits. Teoricamente ele entende 256 palavras. Também tem uma 'caderninho' de 64 bytes pra ler e escrever à lapis se quiser apaga com borracha.

 

E isso...

2 horas atrás, ResendeM03 disse:

RAM significa que posso guardar 512bits

Sim mas o mc e o sistema no qual ele está envolvido, tem preferência pra bytes mesmo. Mas sim, bits tem seu lugar p.ex. no controle de leds...

😁

Ok... não foi muito mas é o que tive pro momento.

 

Boas pesquisas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aprenda Eletrônica Sem Sair de Casa

O Curso vai Capacitar você a Fazer Análise em:

- Formas de Onda nos conversores DC -DC
- Defeitos em Conversores DC - DC
- Esquema elétrico de placas de circuito eletrônico
- Placas de controle de refrigeradores
- Placa de controle de portão automático
- Placa INVERTER de Ar Condiicionado
- Placa de Notebook e placa-mãe de Desktop
- Fonte flyback (televisores LCD e LED)
- Placa principal de celulares

COMECE AGORA!

Clique Aqui e saiba mais sobre o curso http://bit.ly/CursodeEl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...