Ir ao conteúdo

Cooler de placa de vídeo antiga barulhenta

Ir à solução Resolvido por Mat. F.,

Posts recomendados

Postado

Olá a comunidade. Tenho um problema com uma placa de vídeo antiga - uma GF 7300GS 256MB da inexistente "Point of View" - no computador de um parente: barulho da ventoinha (de 40mm). Tentei solucionar o caso lubrificando a peça, porém ela é blindada. Achei algumas alternativas como furar a parte de plástico para ter acesso as partes inacessíveis e desmontar, mas confesso que tenho medo de dar errado, já que o equipamento não é meu. Daí eu pensei em deixar a placa de vídeo sem esse cooler, mas posso fazer isso? O proprietário do PC NÃO utiliza aplicações 3D, como jogos ou programas audiovisuais, no máximo, um Google Chrome. E outra, eu troque a pasta térmica do processador e da Placa de Vídeo por uma de alto desempenho "MX-4" (era a  que eu tinha no momento) e já facilita esse situação, certo? E então, quais as sugestões de vocês?

Obrigado.

2019-11-14_16_07_48.thumb.jpeg.20978a9edb2f51b0dd40109b700a1c54.jpeg2019-11-14_16_07_37.thumb.jpeg.7ab4744f6315eb78bfce562d29be7525.jpeg

Postado

É possível que funcione normalmente sem a ventoinha por algum tempo, talvez até bastante. A troca de basta térmica sem dúvida ajuda mas eu não mexeria nela de cara. Eu primeiramente removeria o cabo da ventoinha sem desmontar o dissipador e monitoraria a temperatura com algum programa tipo HWinfo. Se ficasse abaixo dos 60°C no uso normal eu não mexeria mais.   

• Solução
Postado

Realizei o procedimento sugerido, porém a placa estava alcançando temperaturas superiores a 80°C ao reproduzir vídeos em tela cheia no Chrome - atividade que sabia ser estressante para o equipamento. Para complicar a situação, a GPU tem mais de 10 anos. Não querendo forçá-la por causa da idade, por esses dois motivos, decidi utilizar o vídeo integrado da placa-mãe, que deu bastante certo, será o suficiente para as tarefas feitas nesse computador. Agora não há mais aquele barulho irritante de antes. Obrigado.

Postado

Realmente 80ºC é muito alto, nessa temperatura a placa não iria durar muito, ainda mais tendo mais de 10 anos de uso. Ainda bem que o vídeo integrado deu conta. Melhor usar ele mesmo. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!