Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler de placa de vídeo antiga barulhenta


Ir à solução Resolvido por Mat. F.,

Posts recomendados

Olá a comunidade. Tenho um problema com uma placa de vídeo antiga - uma GF 7300GS 256MB da inexistente "Point of View" - no computador de um parente: barulho da ventoinha (de 40mm). Tentei solucionar o caso lubrificando a peça, porém ela é blindada. Achei algumas alternativas como furar a parte de plástico para ter acesso as partes inacessíveis e desmontar, mas confesso que tenho medo de dar errado, já que o equipamento não é meu. Daí eu pensei em deixar a placa de vídeo sem esse cooler, mas posso fazer isso? O proprietário do PC NÃO utiliza aplicações 3D, como jogos ou programas audiovisuais, no máximo, um Google Chrome. E outra, eu troque a pasta térmica do processador e da Placa de Vídeo por uma de alto desempenho "MX-4" (era a  que eu tinha no momento) e já facilita esse situação, certo? E então, quais as sugestões de vocês?

Obrigado.

2019-11-14_16_07_48.thumb.jpeg.20978a9edb2f51b0dd40109b700a1c54.jpeg2019-11-14_16_07_37.thumb.jpeg.7ab4744f6315eb78bfce562d29be7525.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que funcione normalmente sem a ventoinha por algum tempo, talvez até bastante. A troca de basta térmica sem dúvida ajuda mas eu não mexeria nela de cara. Eu primeiramente removeria o cabo da ventoinha sem desmontar o dissipador e monitoraria a temperatura com algum programa tipo HWinfo. Se ficasse abaixo dos 60°C no uso normal eu não mexeria mais.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Realizei o procedimento sugerido, porém a placa estava alcançando temperaturas superiores a 80°C ao reproduzir vídeos em tela cheia no Chrome - atividade que sabia ser estressante para o equipamento. Para complicar a situação, a GPU tem mais de 10 anos. Não querendo forçá-la por causa da idade, por esses dois motivos, decidi utilizar o vídeo integrado da placa-mãe, que deu bastante certo, será o suficiente para as tarefas feitas nesse computador. Agora não há mais aquele barulho irritante de antes. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!