Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou fazendo um projeto que usa um 555 (como ccriador da onda portadora) para transmistir sinais AMimage.png.628228401f0326f81a1a292b427c4335.png

Esse é o projeto

Mas não consigo entender por que a input (sinal modulador, que eu quero transmitir) está ligada na entrada 4 (reset) do 555.

Aparentemente, os 2 são sinais são somados dentro do 555, mas não entendo por que ligar a input no reset.

Alguém poderia esclarecer?

Obrigado

• Obrigado 1
Postado

O pino 4 serve pra cortar o funcionamento do oscilador. 

A transmissão de rádio funciona cortando o sinal que é transmitido, fazendo a modulação desse sinal. 

O ruim do 555 é que a saída de onda dele é quadrada, logo não é muito bom para áudio. 

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Renato.88 disse:

O pino 4 serve pra cortar o funcionamento do oscilador. 

A transmissão de rádio funciona cortando o sinal que é transmitido, fazendo a modulação desse sinal. 

O ruim do 555 é que a saída de onda dele é quadrada, logo não é muito bom para áudio. 

Mas o 555 já oscila normalmente com o discharge, qual a utilidade de cortar novamente com o reset forçado?

Aparentemente a R1 serve como pull up e  não entendi para que carregar o C2 ali, mas não consegui entender principalmente por que ligar o sinal que eu quero transmitir no reset do 555 e onde as ondas são somadas (elas se somam dentro do 555?)

Realmente a onda quadrada é pior, mas quero apenas um protótipo que transmita alguma coisa haha

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

De onde veio este projeto? Não consigo conceber uma modulação de amplitude com ele. Podem estar faltando estágios.

Na minha concepção artística , o máximo que ele faz é envelopar um sinal digital algo como faz pex. um controle remoto de tv ou do gênero.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

De onde veio este projeto? Não consigo conceber uma modulação de amplitude com ele. Podem estar faltando estágios.

Na minha concepção artística , o máximo que ele faz é envelopar um sinal digital algo como faz pex. um controle remoto de tv ou do gênero.

Desse canal no youtube 

Bom, ele gera um sinal no final do video e funciona...

Eu só preciso de algo que gere um sinal, mesmo que muito porcamente, apenas para mostrar em um trabalho mesmo

• Curtir 1
Postado
50 minutos atrás, Luizfysouza disse:

Mas o 555 já oscila normalmente com o discharge, qual a utilidade de cortar novamente com o reset forçado?

É pra que seja transmitido alguma coisa. 

O sinal do 555 serve pra manter a comunicação com o rádio, sem mexer no reset teremos um sinal mudo no rádio. 

Se cortar o oscilador no radio aparece um ruído branco (o chiado). 

Se ficar controlando quando o rádio deve chiar ou não poderemos enviar algum sinal para ser recebido do outro lado. 

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Renato.88 disse:

É pra que seja transmitido alguma coisa. 

O sinal do 555 serve pra manter a comunicação com o rádio, sem mexer no reset teremos um sinal mudo no rádio. 

Se cortar o oscilador no radio aparece um ruído branco (o chiado). 

Se ficar controlando quando o rádio deve chiar ou não poderemos enviar algum sinal para ser recebido do outro lado. 

Hmm... Mas ligar o Reset no sinal transmitido tem qual sentido?

Digo, esse reset vai ser ativado e o oscilador vai ser cortado quando o sinal transmitido estiver em 1?

A intenção disso é obrigar o sinal portador do 555 acompanhar o envólucro do sinal que eu quero passar?

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Luizfysouza disse:

Hmm... Mas ligar o Reset no sinal transmitido tem qual sentido?

Digo, esse reset vai ser ativado e o oscilador vai ser cortado quando o sinal transmitido estiver em 1?

A intenção disso é obrigar o sinal portador do 555 acompanhar o envólucro do sinal que eu quero passar?

Com o oscilador funcionando temos o zero, e com ele desligado temos um. 

Se fosse um sistema de telégrafo em código Morse por exemplo, a gente precisa ligar e desligar o oscilador para enviar a mensagem. 

Já No caso de transmitir algum som que nossos ouvidos entendam, o liga e desliga do oscilador serve pra comandar o cone do alto falante lá do outro lado produzindo algum tipo de som. 

4 horas atrás, Luizfysouza disse:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!