Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

meu processador nao passa do clock base


Posts recomendados

Faz um tempo que percebi que meu processador (i5-2310) não passa do seu clock base de jeito nenhum. Fui pesquisar se ele tinha o sistema de turbo boost da intel, e no site consta que ele possui um boost de 2.9ghz até 3.1ghz, mas mesmo assim ele não passa dessa frequência. Gostaria de saber se é o processador que esta com defeito ou está faltando alguma coisa que eu deixei escapar

cpu 100%.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, João Pedro Cintra disse:

Faz um tempo que percebi que meu processador (i5-2310) não passa do seu clock base de jeito nenhum. Fui pesquisar se ele tinha o sistema de turbo boost da intel, e no site consta que ele possui um boost de 2.9ghz até 3.1ghz, mas mesmo assim ele não passa dessa frequência. Gostaria de saber se é o processador que esta com defeito ou está faltando alguma coisa que eu deixei escapar

cpu 100%.png

Para acionar o turbo boost o processador tem que ser exigido a fundo, além da sua capacidade "normal". Tarefas rotineiras, e mesmo alguns jogos mais leves, não ativam o turbo boost.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, João Pedro Cintra disse:

mesmo nos jogos ele nao passa do clock base

adicionado 0 minutos depois

@Wal SJC mesmo nos jogos ele nao passa do clock base

Tem uma série de coisas que você pode mudar na bios e nas opções de energia do Windows para alterar esse comportamento.

Mas para ser sincero, se você ainda não tem nem ideia do negócio, é melhor dar uma estudada antes de mexer, pois pode ter efeitos colaterais, como aquecimento excessivo, telas azuis e outros problemas que vão te trazer mais dor de cabeça do que resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, João Pedro Cintra disse:

@Wal SJC eu tenho uma ideia base, ate entrei na bios pra dar uma olhada se o turbo boost estava ativado, e estava. por isso eu nao estou entendendo o que esta acontecendo.

De uma pesquisada sobre cpu throttling e "C-states", dentre outras coisas, para conseguir entender melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, João Pedro Cintra disse:

@Wal SJC eu dei uma olhada no CPUZ e notei que na especificação do processador não aparece o 2.9 - 3.1 que normalmente aparece em outros processadores que possuem a tecnologia turbo boost. Pode ser a placa que não suporta ? ou a fonte que não aguenta ?

cpuu.png

Suportar o seu processador suporta.

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/53445/intel-core-i5-2310-processor-6m-cache-up-to-3-20-ghz.html

Mas como eu falei antes, existem diversas coisas a serem consideradas, antes de tentar extrair o máximo de desempenho dele. Dentre elas: desativar o thermal throttling, desativar os C-states e desabilitar as opções de economia de energia do Windows. Mas eu acho que isso só vale a pena em caso de absoluta necessidade.

Para ganhar 5% de desempenho e gastar mais energia e ter problemas com super-aquecimento, não acho interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@João Pedro Cintra A Intel não informa isso claramente mas essa frequência de turbo boost só é atingida em apenas um único núcleo e apenas por algum tempo. Para averiguar isso você teria que analisar a velocidade do clock individual de cada núcleo, a qualidade da sua placa-mãe e as temperaturas também influenciam.

 

Essa informação é difícil de encontrar então irei colocar de um processador mais novo apenas como exemplo: Um Core i5 6600 tem clock base de 3.3ghz e um turbo boost de 3.9ghz porém funciona da seguinte maneira

 

1 Núcleo 3900mhz
2 Núcleos 3800mhz

3 Núcleos 3700mhz

4 Núcleos 3600mhz

 

Imagino que no seu i5 seja um pouco diferente, com valores de boost menores já que ele é um pouco mais antigo e a tecnologia era mais simples. No fim das contas a única coisa que você realmente pode fazer é verificar na BIOS se está com o Turbo Boost ativado, mesmo que ele suba alguns mhz não acho que você sentirá diferença no desempenho pois é um valor muito pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!