Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre certificações de eficiência em fontes


Posts recomendados

 Boa noite, bom, eu tenho uma duvida sobre a eficiência das fontes de computador, eu tava em um site sobre promoções e apareceu uma fonte de 1000w 80 Plus Gold (RM1000), eu comentei que ela entrega 90% (900W) e o pessoal rebatendo começou a discutir que na verdade ela entrega os 1000W porém os 10% de eficiência que "faltam" é o que ela usa, ou seja, ela usaria 1100W (desperdiçando 100W) na prática. Minha duvida é, eu estou correto dizendo que é 90% sobre 1000W ou toda fonte entrega a potencia que ela realmente diz ter? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, William_1223 disse:

... na verdade ela entrega os 1000W porém os 10% de eficiência que "faltam" é o que ela usa, ou seja, ela usaria 1100W (desperdiçando 100W) na prática.

 

Corrigindo a "conta" se a fonte de 1000W tem 90% de eficiência, logo 1000W / 0.9 = 1111W puxados da rede elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio NewSonic @faller Quando dizem fonte de qualidade, quer dizer fontes com 80 Plus ou não necessariamente, quer dizer, eu vi no seu tópico faller que uma fonte de 450w com 70% de eficiência, que obviamente não é 80 Plus, entregaria os 450w porém puxaria 642w, isso é certo? Que ela entregaria os 450w? Vou estudar um pouca mais sobre fonte como a ondulação residual e as tensões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_1223 Na teoria essa fonte de 450W entregaria a potencia prometida, mas na pratica com a fonte fuleira dissipando quase 200W; a menos que ela tenha um sistema de refrigeração bem parrudo e barulhento, esses 192W de calor em cima dos componentes no minimo vai encurtar a vida util dela, ou vai fazer ela queimar depois de algumas horas trabalhando no máximo.

 

A partir de certo nível de consumo, tipo 200W, a eficiência da fonte acima de 80% acaba sendo um requisito pra fonte ter uma vida util minimamente decente, e sai mais barato pro projetista adotar um projeto eficiente do que pensar em como vai dissipar a potencia extra desperdiçada, é tipo prevenir pra não ter que remediar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 22/11/2019 às 17:25, William_1223 disse:

@Sergio NewSonic @faller Quando dizem fonte de qualidade, quer dizer fontes com 80 Plus ou não necessariamente, quer dizer, eu vi no seu tópico faller que uma fonte de 450w com 70% de eficiência, que obviamente não é 80 Plus, entregaria os 450w porém puxaria 642w, isso é certo? Que ela entregaria os 450w? Vou estudar um pouca mais sobre fonte como a ondulação residual e as tensões

Sim, uma fonte cuja eficiência esteja lá pelos 70%, entregando 450 Watts vai demandar da tomada elétrica algo como 450/0,70 = 642 Watts, onde 450 Watts ela entrega para seu PC e os demais 192 Watts ela dissipa sob a forma de calor, tornando seu gabinete verdadeira estufa..

Dá de conservar seu lanche da madrugada sempre aquecido, se o conservares sobre o gabinete... Já é uma vantagem, diria a única..

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!