Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe para Ryzen 1600


Posts recomendados

Saudações!

 

Eu tenho em mente mudar para a plataforma Ryzen, deixando finalmente o Phenom para trás, assim como o DDR3 rsrs. Inicialmente, pretendo pegar o Ryzen 5 1600, que parece um dos melhores custo x benefício, inclusive porque pretendo manter minha placa de vídeo atual (GTX 750 TI), e por ter aceitável número de núcleos (não queria partir pra um desses Quad com vídeo integrado). Mas ainda tenho várias dúvidas sobre a placa-mãe. Primeiro, queria saber se vale a pena pegar uma que tenha chipset 4xx, dado que (pelo q li) os da série 3xx não seriam compatíveis com os Ryzen que estão sendo (ou serão em breve) lançados, dado que pretendo futuramente pegar um Ryzen mais potente.

 

Das placas de chipset 4xx, pela minha pesquisa inicial, as que estou em vista são a Gigabyte B450M Gaming, ASRock B450M-HDV, Gigabyte B450M DS3H e Gigabyte B450M S2H. E isso em ordem de preferência, de acordo com as características, dissipador de VRM, entre outros. Alguma dessas é melhor que as demais e deveria ser preferível? Alguma tem alguma limitação que a faça ser pior? Há outra possibilidade melhor, na mesma faixa de preço?

 

Caso a questão do chipset não seja relevante, a escolha ficaria entre Gigabyte GA-A320M-H, Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, Asus Prime A320M-K/BR e ASRock A320M-HD, também em ordem de preferência inicial, que vcs podem ter alguma outra consideração.

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zacabarros Em relaçao as placas com chipset b450, o que de fato ira mudar e a quantidade de recurso disponivel, portas usb, codec de audio, pistas PCI-e é a construção do VRM e se tem ou não dissipador.

 

Sobre a b350, usando como exemplo a b350 ds3h ela suporta ate o ryzen 9 3950x como consta no site

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/support#support-cpu

 

Mas é claro que niguem vai por um ryzen 7 pra cima nessa placa por conta do VRM, ate o ryzen 5 3600 vai, mas acima disso e arriscado.

 

A questão de compatibilidade se da pela bios, atualmente a AMD ira manter sockte AM4 ate 2020 que é quando ira sair a 4ª Geração dos ryzen baseados em sockte AM4, sera necessario apenas atualizar a bios, assim como e necessario atualizar a bios de algumas b450 quando forem utilizadas com ryzen 3ª G.

 

Não pegue a320, principalmente se tem em mente fazer upgrade para processadores mais fortes.

 

Recomendações:

B450 steel legend

B450 asus tuf gaming pro/plus

B450 aorus elite

B450 msi vdh plus

B450 msi bazooka v2

B450 ds3h gigabyte

B350 ds3h gigabyte.

 

Review da B450 steel legend.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, zacabarros disse:

Das placas de chipset 4xx, pela minha pesquisa inicial, as que estou em vista são a Gigabyte B450M Gaming, ASRock B450M-HDV, Gigabyte B450M DS3H e Gigabyte B450M S2H. E isso em ordem de preferência, de acordo com as características, dissipador de VRM, entre outros. Alguma dessas é melhor que as demais e deveria ser preferível? Alguma tem alguma limitação que a faça ser pior?

 

Caso a questão do chipset não seja relevante, a escolha ficaria entre Gigabyte GA-A320M-H, Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, Asus Prime A320M-K/BR e ASRock A320M-HD, também em ordem de preferência inicial, que vcs podem ter alguma outra consideração.

 

Agradeço desde já!

Não recomendo chipset A320, bem como dito pelo @ViniciusTP.

Das que você postou, já montei alguns computadores com a Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, e não tive problemas. É uma boa placa, estável e durável. Pessoalmente eu prefiro a B450 por terem mais portas de comunicação e terem suporte nativo a processadores mais recentes, mas no quesito desempenho não há nada que desfavoreça as B350, tampouco durabilidade.

 

Se seu orçamento não comportar uma B450, vá de B350, mas evite as A320.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!