Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, esse é o meu kit:
Processador:Ryzen 3 2200G 
Placa de vídeo:RX 570
Ram:16GB DDR4 2400
Fonte:Corsair 500W
placa-mãe A320M Biostar

Bom, eu gostaria de saber se realmente vale a pena fazer overclock pra 4.0 Ghz nesse Ryzen ou se não vai fazer diferença, e se sim, como? Porque na bios da a320m ele dá *SIM* opções pra overclock no processador, CPU Ratio e CPU Core clock, só que quando eu coloco "40.00" no CPU ratio, é como se ele habilitasse 4.0Ghz só que não trabalhasse além de 3.7 Ghz, já quando mexo no core clock ele muda, só que ele fica bem mais instável e não atinge o valor de 4.0Ghz. Quanto as memórias, eu consigo colocar em 3000mhz sem problemas.
Procurei na internet e não encontrei um guia certo de como fazer overclock nessa placa, já que a minha é uma das poucas que vi que conseguem fazer.

Postado
9 minutos atrás, Rod Batista disse:

Então, esse é o meu kit:
Processador:Ryzen 3 2200G 
Placa de vídeo:RX 570
Ram:16GB DDR4 2400
Fonte:Corsair 500W
placa-mãe A320M Biostar

Bom, eu gostaria de saber se realmente vale a pena fazer overclock pra 4.0 Ghz nesse Ryzen ou se não vai fazer diferença, e se sim, como? Porque na bios da a320m ele dá *SIM* opções pra overclock no processador, CPU Ratio e CPU Core clock, só que quando eu coloco "40.00" no CPU ratio, é como se ele habilitasse 4.0Ghz só que não trabalhasse além de 3.7 Ghz, já quando mexo no core clock ele muda, só que ele fica bem mais instável e não atinge o valor de 4.0Ghz. Quanto as memórias, eu consigo colocar em 3000mhz sem problemas.
Procurei na internet e não encontrei um guia certo de como fazer overclock nessa placa, já que a minha é uma das poucas que vi que conseguem fazer.

Olha tudo que sei, é que esse modelo A320M não faz overclock, e se faz, nao com a mesma eficiência de uma B450 ou superiores, se for realmente possível, é claro.

Postado
11 minutos atrás, Rod Batista disse:

vale a pena fazer overclock pra 4.0 Ghz

Na minha perspectiva, não vale a pena, a menos que seja algum trabalho de renderização pesada com programas de edição, você consiga ganhar 2 ou 3 segundos de adiantamento. Vai estressar seu processador, só por 0,50% de desempenho a mais?

• Amei 1
Postado
6 minutos atrás, Rod Batista disse:

Porque na bios da a320m ele dá *SIM* opções pra overclock no processador

Mas o chipset A320 não possibilita o overclock, como você mesmo constatou dele não passando de 3.7, que é o clock turbo do processador. Na BIOS tem a opção pois ela é padronizada para todas as placas série 300 da Biostar, mas funcionar, como nas B350, é outra coisa. A outra forma de fazer over, mudando o clock base, traz muita instabilidade mesmo. 

Quer fazer over? Troca de placa. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...