Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias RAM com falhas quando juntas, mas normais sozinhas


gugu6897

Posts recomendados

Fala galera. Nos últimos dias fiquei sabendo que meu PC está com falhas de memória RAM após realizar o diagnóstico de memória do Windows (e também do MemTest86). Eu tenho e uso 4 pentes de 4Gb cada (DDR3), totalizando 16Gb. Nunca tive problema com este setup até então, então a compatibilidade das memórias não é um problema.

 

Após testar uma por uma, em cada um dos 4 slots, percebi que os testes não detectaram nenhuma falha ao testar um pente de cada vez. Porém se eu colocasse dois ou mais pentes de uma vez, o diagnóstico apresentava falha de memória. Após algumas pesquisas cheguei à uma semi-conclusão de que seria problema na placa-mãe, já que os testes individuais não apresentaram falha na memória em sí.

 

Vi em fóruns também a possibilidade de ser problema de fornecimento de energia pela fonte, porém esta hipótese foi eliminada hoje (e era minha ultima esperança de solução), pois acabei de instalar uma novinha (EVGA 750BQ), e mesmo assim houve falha no teste.

 

A minha fonte anterior estourou numa tentativa de ligar o PC (não danificou aparentemente nenhum componente além da fonte), e por isso troquei para uma nova. Devido a constantes quedas de energia, que tenho na minha região e o estouro ocorrido na fonte antiga, acredito que tenha afetado a placa-mãe. Porém fico com receio de comprar uma outra Mobo e continuar com o problema.

 

No dia-a-dia consigo utilizar o computador normalmente, até mesmo jogar alguns jogos, porém ao executar tarefas muito intensivas, como um render muito pesado por exemplo, o PC dá a tela azul alegando falha de memória.

Infelizmente não posso contornar o problema usando apenas um pente de 4Gb (ou de 8Gb caso compre um), pois seria impossível de executar algumas tarefas com pouca memória.

 

Alguém tem alguma recomendação ou dica a respeito dessa situação? 

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gugu6897 boa noite, me parece que o problema é sua placa-mãe, já tentou fazer limpeza nos slots de memoria? as vezes sujeira pode ocasionar esses problemas...

Tente testar todas as memórias em outro computador pra ver se alguma delas apresenta algum erro.

Por vias das duvidas teste o processador também, é bem difícil dar problema mas acontece.

Caso as memorias e o processador estejam bons é bem provavel que seja a placa-mãe, como você disse que ocorre muita queda de energia e sua fonte anterior provavelmente queimou por conta disso, e se nãe era fonte de qualidade deve ter danificado a placa-mãe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses travamentos ocorrem independente do slot utilizado? um truque que pode ajudar a minimizar os travamentos, se for por causa da memoria, é aumentar um pouco a tensão da memoria RAM, tipo de 1.5V pra 1.55 ou 1.6V isso deve ajudar uma placa-mãe com VRM "cansado" as custas de reduzir um pouco a vida util dos pentes de memoria no longo prazo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/12/2019 às 22:34, F4b10 disse:

Esses travamentos ocorrem independente do slot utilizado? um truque que pode ajudar a minimizar os travamentos, se for por causa da memoria, é aumentar um pouco a tensão da memoria RAM, tipo de 1.5V pra 1.55 ou 1.6V isso deve ajudar uma placa-mãe com VRM "cansado" as custas de reduzir um pouco a vida util dos pentes de memoria no longo prazo.

Obrigado pela dica amigo. Eu inclusive havia tentado ela. No final das contas eu executei ainda mais testes e consegui descobrir o motivo, e vou compartilhar aqui caso alguém sofra algo parecido.

 

De fato o problema era em um dos pentes de memória, e como tenho 4 deles, ficou difícil testar todas possibilidades na primeira tentativa. Um dos 4 pentes funcionava perfeitamente quando sozinho, porém este mesmo pente apresentava falha quando "misturado" com algum outro. O problema, para minha sorte, não era na placa-mãe, e foi resolvido removendo este pente, deixando apenas os 3 restantes trabalhando.

 

Meu erro inicial foi não ter testado todas as diferentes combinações de pentes.

De qualquer forma agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!