Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiramente, bom dia, boa tarde e boa noite.

Comprei um kit upgrade pro meu pc, sendo a config atual:

Processador:  Ryzen 5 3600 

Cooler: Cooler Box AMD (Faz Parte do problema)

placa-mãe:  ASRock a320-hd

Memória:  16gb DDR4 2666 ghz

Placa de vídeo:  RX 580 8g

Fonte:  Corsair CX600

Descrevendo o problema: Quando comprei o kit, a placa-mãe veio com a BIOS atualizada pra Ryzen terceira geração, mas o processador veio com o OC automático ativado, que fica com as seguintes configs: variando de 3.6ghz até 4.2ghz, com 6 núcleos e 12 threads. Logo eu percebi que o cooler box não ia dar conta, então fiz um downclock para ficar constante em: 3.6ghz, 6 núcleos e 6 threads. Assim o pc ficou normal e não desligava, uso normalmente ele e a temp não passa de 70c no coolerbox.

Mas recentemente comprei um WaterCooler de 120mm da DeepCool, instalei ele certinho conforme o manual, e com a config normal de 3.6ghz e 6/6 ele fica com a temp baixa, mas quando ativo o OC automático na bios ele NÃO dá superaquecimento, fica no máximo 70c também, MAS o miserável do pc desliga sozinho mesmo sem aquecer, logo a única ideia que tenho é o v-core, mas não tenho conhecimento profundo em OC, deixando claro que minha vontade não é fazer um OC extremo, só queria ao menos usar os 12 threads.

Caso tenha algum post ou tutorial de OC deixem nos comentários também por favor, desde já agradeço!

❤️

Postado

@Marcoscds Muito estranho, era pra funcionar perfeitamente com tudo em stock.

Seu gabinete é bem ventilado?

Não sei informar se sua placa-mãe tem sensores no VRM, verifique em algum software de monitoramento se possui alguma informação sobre o vrm pois ele pode estar superaquecendo e desligando a maquina por segurança (sua placa-mãe não possui dissipador no vrm).

Postado

acabei de ler uma publicação no reddit para respodner outro forum onde o usuario testou e comprovou que o melhor a se fazer é manter em stock.

O seu problema pode estar relacionado a energia, e particularmente acho estranho estar com a mesma temperatura usando o WC...

Como você ligou a bomba? configurou a rotação na bios? as ventoinhas do radiador estão ligadas onde?

Atente-se também aos cabos de energia de todo o hardware, pode ser que na instalação do WC houve alguma avaria nas conexões, desta forma revise todos os cabos de força e printe as configurações de veintilação da Bios aqui para verificarmos.

Postado
  Em 13/12/2019 às 14:11, felipecardoso9 disse:

@Marcoscds Muito estranho, era pra funcionar perfeitamente com tudo em stock.

Seu gabinete é bem ventilado?

Não sei informar se sua placa-mãe tem sensores no VRM, verifique em algum software de monitoramento se possui alguma informação sobre o vrm pois ele pode estar superaquecendo e desligando a maquina por segurança (sua placa-mãe não possui dissipador no vrm).

Expandir  

O gabinete é bem ventilado, é um TOWER (não lembro o modelo exatamente), fica até desproporcional pro meu kit. Vou verificar o VRM.

adicionado 1 minuto depois
  Em 13/12/2019 às 14:14, Eder Neumann disse:

acabei de ler uma publicação no reddit para respodner outro forum onde o usuario testou e comprovou que o melhor a se fazer é manter em stock.

O seu problema pode estar relacionado a energia, e particularmente acho estranho estar com a mesma temperatura usando o WC...

Como você ligou a bomba? configurou a rotação na bios? as ventoinhas do radiador estão ligadas onde?

Atente-se também aos cabos de energia de todo o hardware, pode ser que na instalação do WC houve alguma avaria nas conexões, desta forma revise todos os cabos de força e printe as configurações de veintilação da Bios aqui para verificarmos.

Expandir  

Com o WC em stock fica na casa dos 30c, mas fica no máximo 70 com o OC automático ativado (e jogando). Mas depois de um tempo desliga, e pelo sintoma é superaquecimento, vou verificar a informação do amigo acima ali que disse que pode ser o VRM.

adicionado 4 minutos depois

E eu achei a placa-mãe muito limitada de opções e especificação, to considerando pegar uma b450 pra ver se tem mais opções e melhor qualidade

Postado

Cara, 4.2GHz não é overclock, é a velocidade do Ryzen 5 3600 no modo boost. Todo processsador tem um clock padrão (quando tem pouco uso de cpu) e um modo boost (quando a cpu fica sobrecarregada).

Assim sendo, o cooler box deveria ser suficiente. Eu sempre utilizei cooler box, nunca fiz overclock, e nunca tive problemas, mesmo quando o modo boost estava ativo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...