Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho uma placa-mãe DDR2 (GA-G31M-S2L), 4GB de RAM, e um Dual Core E5400. Eu pretendo compra uma Q9650 e gostaria de saber se esse processador rodaria jogos que rodam com no mínimo um i3 ou i5. ( Sei que o certo é compra uma placa que aceite o i3 ou i5 mais não é minha intenção no momento ).

Postado

@Andrew025 Se o jogo usar instruções AVX, e AVX2 como a serie AC Odyssey em diante, então não vai nem abrir o jogo, isso também vale pra processadores mais potentes como os phenom II X6, por outro lado se o jogo não usa instruções mais novas o C2Q deve rodar, mesmo que com desempenho sofrível.

Postado

pode ser que sim , joguei esses games no quad : rise od the tomb raider , resident evil 7 , mortal kombat x, street fighter v , for honor ,batman arkham knight (pessimo desempenho) lembro so desses 

Postado

@Andrew025 se dependesse só do Q9650 até rodaria bem vários jogos com esses requisitos mínimos. Alguns você teria que fixar em 30 fps para ficarem mais estáveis.

O problema maior aí é a limitação de memória RAM.

4GB vão limitar muito o número de jogos que irão rodar bem.

Postado

@rodrigops eu pretendo futuramente compra uma placa-mãe DDR3 LGA 775, e só adicionar as memórias RAM, pois nesse setup da publicação, daria para aproveitar tudo menos a memória RAM, e no caso de eu fazer, mais de 8GB não é necessário para um processador desses né?

Eu vi alguns vídeos no YouTube, um italiano rodou os seguintes jogos: Battlefield 1, Ghost Recon Wildlands, DOOM e FarCry 5. Tudo em Full HD 1080p com o Q9650 ( fazendo overclock, chegando a 3.8Ghz ) uma GTX1050 ti e 8GB de RAM.

Nisso ele usou quase 100% do processador algumas das vezes, alguns dos jogos uso média de 80% da placa de vídeo, e alguns usou bem menos, e cerca de 6GB de RAM era usada (ultrapassava os 30fps) em basicamente todos os jogos.

Postado

@Andrew025 se for para comprar um Q9650 para depois comprar uma placa-mãe 775 DDR3, não vale a pena. E não deve ser qualquer placa-mãe que consegue um bom over nesse processador.

Melhor pegar um i5 2500 ou um i5 3570 e uma placa-mãe 1155.

Postado

Dificilmente ele terá um desempenho de um Ci5, talvez de um Ci3 de primeira ou segunda geração, se levar em consideração que o limite do barramento dele é 1333mhz, ele já não garante tanto desempenho, já é recomendado há alguns anos que para jogar, no mínimo uma memória 1600mhz que é uma das principais vantagem da família "intel Core i".

na prática a diferença lado a lado de um processador igual a esse C2Q vs um i3 ou i5, é que o gargalo  acontecera frequente no C2Q, com uma placa de vídeo boa, ele elevará seu clock ao máximo com alto uso de % ,e a GPU nem 80 %.

Ou seja, o desempenho máximo da GPU não vai acontecer, e consequentemente terá baixas de FPS porque o processador não consegue entregar o desempenho máximo da GPU !

tem todo uma burocracia acontecendo entre  a mobo(Chipset) processador, memória Ram e GPU para garantir um bom desempenho !!  nas famílias "Core i" isso é mais estável ! 

Postado

Concordo com o que falaram aí em cima, se voce ja tivesse um sistema 775 com 8Gb de RAM DDR3 e só precisasse trocar o processador, eu acho que valeria a pena trocar o processador pois o custo é muito baixo. Um Xeon E5450 adaptado para 775 que é igual a esse Q9650 voce encontra na aliexpress por 60 reais, e o desempenho dele é superior a um i3 de primeira ou segunda geração, e fica um pouco atrás de um i5 de segunda geração.

Mas se for pra trocar tudo(placa-mãe, memoria DDR3 e processador) é melhor voce ja partir para a linha Core de terceira geração e pegar o i5 3570 que é um otimo processador e voce consegue encontrar barato! 

Obs: curioso perceber que as placas de video evoluíram muito mais do que os processadores né?

voce pega por exemplo um processador de 10-12 anos atrás como esse, e ainda consegue rodar jogos atuais se usar uma placa de video mais nova. Mas se voce fizer o contrário, usar um processador mais novo como um i5 9400f e tentar rodar um jogo atual usando uma placa de video de 10 anos atras como a 9800GT, nao vai conseguir fazer 5 FPS...

Ou seja, a diferença de uma GTX 1080 para uma 9800GT é MUITOOO maior do que a diferença de um processador i7 7700(3,6Ghz 4 cores, 8 threads, 8Mb cache) para um Q9650(3,0Ghz 4 cores, 4 threads, 12Mb cache).

Postado

Entendi, agradeço a todos mais ainda prefiro pegar o Q9650 e fazer o overclock, não irei conseguir rodar bem jogos recentes mais vários jogos antigos como alguns da época do PS 3 pode ser que rode de boas.

Não sei se posso pedir isso, mais gostaria que alguém me ensinasse a fazer Overclock, mais acho que isso é para um outro tópico

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...