Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu nunca tive problemas com memórias, a não ser queimas, defeitos, me refiro a funcionamento, mas como aconteceu, gostaria de elucidar os fatos, coloquei com o Ryzen 9 3900x, 2 pentes de memórias certificadas pela G.Skill para operar na frequência de 3.200 Mhz como não sabia o lance que o padrão era um só e não operou em 3.200 Mhz, fiquei sabendo do tal "profile#1", habilitei e passou a enxergar os 3.200 Mhz só que começou a acarretar instabilidade, quando ligava o pc, ficava bipando, me obrigando a fazer várias tentativas, não era sempre, mas a maioria das vezes, procurei uma solução como não encontrei, devolvi as memórias.

Para não ficar parado, peguei uma memória da Corsair, usada na configuração anterior, de 8 Gb, 3.000 Mhz, colquei, como era de se esperar, só 2.133 Mhz, mas habilitando aquele valor já comentado, passou a operar com 3.000 Mhz com instabilidade, até agora nenhum bip, tela azul, travamento, nada.

Dizem que a G.Skill é uma das melhores marcas de memória, então qual a causa do problema, seria defeito do produto já que comprei ele e não veio lacrado, pelo jeito isso de fábrica, o que não dá para afirmar que deu defeito, devolvida e revendida, mas é uma hipótese.

No caso da Corsair, pelo jeito não terei problemas caso adquira uma maior em capacidade e frequência, salvo por defeito???

https://www.gskill.com/product/165/170/1564381714/F4-3200C16D-16GFXFlare-XDDR4-3200MHz-CL16-18-18-38-1.35V16GB-(2x8GB)

Postado

Teria que ver com que tensão essas memorias estão operando quando a 3200Mhz, se observar o perfil delas se vê que elas precisam de pelo menos 1.35V pra operar nessa frequência, contra 1.2V de uma DDR4 "normal" se a placa-mãe não setou a tensão pros 1.35V que o fabricante garante o funcionamento, voce precisaria setar essa tensão manualmente... 

Pessoalmente eu prefiro fazer OC manualmente em um modulo 2666 e ver qual frequência eu consigo sem aumentar a tensão, ja que aumentando a tensão eu reduzo a vida util do modulo.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, F4b10 disse:

Teria que ver com que tensão essas memorias estão operando quando a 3200Mhz, se observar o perfil delas se vê que elas precisam de pelo menos 1.35V pra operar nessa frequência, contra 1.2V de uma DDR4 "normal" se a placa-mãe não setou a tensão pros 1.35V que o fabricante garante o funcionamento, voce precisaria setar essa tensão manualmente... 

Pessoalmente eu prefiro fazer OC manualmente em um modulo 2666 e ver qual frequência eu consigo sem aumentar a tensão, ja que aumentando a tensão eu reduzo a vida util do modulo.

Grato pela atenção..Eu não quero fazer oc, apenas usar a memória de acordo com a frequência que ela é vendida, então sabendo do lance mhz padrão, fiz o que indicaram, habilitei o profile, a tensão era 1.35 V. e rolou os bips direto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!