Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, estou com um problema aqui. Tenho uma balança digital de precisão, preciso enviar os dados lidos para um uC, entretanto a balança não tem nenhuma saída (serial/usb), balanças com saídas seriais são bem caras e inviabiliza a ideia, então ai vem a pergunta. Como ler a tela da balança? será que teria como interpretar os números exibidos?

a balança é essa, link da imagem hospedada:

https://ibb.co/HBDK7hr

O que me dizem, será possível?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Outra alternativa é você ler os sinais do display. Tarefa relativamente complexa: o display lcd usa ser multiplexado e é acionado com sinal ac. Só vale a pena se for muito mas muito necessário meessmooo.

E sim, pra uso pessoal não há problema em abrir. Além do mais isso parece ser da china, sem lacre e sem normalizações...

balan-a.jpg

Ah e outra ideia bem lôca que conceitualizei certa vez: um led sensor pertinho dos segmentos. Um pra cada. No meu caso, havia chance de sucesso total pois era display de led. No seu, só testando mesmo. Ve se o sensor (foto diodo, transistor) detecta mínimas variações de luminosidade, amplifique-as a nível lógico, 'des-decodifique' os 7 segmentos.

Mas se tiver capacidade/conhecimento, a ideia @Eder Neumann é bem boa. Existe esp32 com camera bem barato

Afff... esquece tudo. Abra e pegue o sinal da saída do circuito da célula de carga.  Me lembro vagamente que ele é até digital...

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Eder Neumann disse:

poderia interferir na medição (caso fosse analógico)

De fato haveria tal possibilidade. Mas geralmente tem um hx711 ou similar que faz o trabalho sujo analógico e libera digital.

1-pc-hx711-sensor-de-press-o-do-sensor-d

O desafio é fazer com que o mc apenas leia o barramento digital pra não interferir no sistema da balança

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, aphawk disse:

Começe então

É isso aí... Isso agregaria valor à comunidade, ao forum, ao planeta, ao universo, ao autor, mas principalmente ainda mais... a você! 😁

Não vi o d.s. direito mas monitorar a linha i2c sem interferir é o 1º desafio. o 2º é entender como a informação de peso e etc está distribuída nos bits. Depois basta filtrar com shifts e ands

Ok agreguei quase zero mas .. tentei né...😜

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz ,

Tem gente que fez monitor I2C para Arduino, mas para 100 Khz .... esses programadores chinfrim .....  e anda diz que "o atmega2560 não tem potência para tratar ao mesmo tempo o display e o I2C, porisso não passa de 100 Khz" ....

https://github.com/rricharz/i2c-sniffer-100kBaud-Arduino-Mega

Eu fiz um que funciona a 400 Khz, usando o Bascom e um pouquinho de Assembly..... toda a base está lá, bem como o código .....

Fazer o quê né ...

Paulo

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

Excelente contribuição Paulão excelente dica pro autor do tópico @rodrigocirilo . De fato a limitação é do compilador arduino que é nada otimizado, não necessariamente do mc. Perceba que o sem noção diz 'The Aduino is not fast enough to acquire and display the data at the same time.' Também ...de graça ... fazer o que né ... Teoricamente em c nem precisa do asm. Mas depende um pouco do compilador. P.ex. o gratuito sdcc pode ser que não dê conta (apesar que deve ter evoluído desde quando usei ele há + de dez anos).

• Curtir 2
Postado

Vixi, agora a coisa complicou para mim kkkkk.

Conversei com um amigo que mexe com tratamento de imagem, ele disse que é possivel decodificar a imagem através de uma camera IP, mas necessitaria de um pc para fazer isso e eu nao queria ter que ter um pc para fazer isso.

Bom, assim que der vou tentar a sugestão de ler os segmentos do display, se nao der certo ai que vejo se aceito esse desafio de ler o barramento i2c. 

Preciso abrir a balança pra ver onde está o barramento.

Talvez haja um motivo para as balanças que tem saida serial serem tão caras.

• Curtir 2
Postado

@rodrigocirilo ,

Alguns fabricantes desenvolvem CIs específicos para uma função, antigamente chamavam ASICs , e seria algo como integrar em um só chip o microcontrolador e o medidor da Bridge de pressão e os drivers do display LCD. Desta maneira você não tem acesso a nada da conversa.

Se for algo desse tipo, esquece que você não vai conseguir nada.Mas ANTES disso, você tem de abrir a balança e ver o que que está envolvido nisso tudo !

Paulo

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, rodrigocirilo disse:

um amigo que mexe com tratamento de imagem, ele disse que é possivel decodificar a imagem através de uma camera IP, mas necessitaria de um pc para fazer isso e eu nao queria ter que ter um pc para fazer isso

Em 19/12/2019 às 07:56, Isadora Ferraz disse:

esp32 com camera bem barato

Seu amigo precisa se 'atualizar'. Nem precisa de sw com pc nem smartphone.

esp32-cam_face_detection-254x300.png

https://www.dobitaobyte.com.br/face-detection-e-face-recognition-com-esp32-cam/

Obviamente é só o conceito. 7 segmentos são menos complexos que um rosto. Portanto a princípio pode-se detectá-los. Mas mesmo com as facilidades arduínas a tarefa pode ser árdua...

9 horas atrás, rodrigocirilo disse:

Bom, assim que der vou tentar a sugestão de ler os segmentos do display, se nao der certo ai que vejo se aceito esse desafio de ler o barramento i2c. 

A variação do brilho lcd é muito pequena pra ser detectada por um foto diodo 3mm. Vá direto ao i2c.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!