Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, galera!
Caso esse assunto não seja deste tópico, eu peço desculpas e peço que o removam ao lugar certo por gentileza.
Tenho um computador cuja as configurações são essas:
Processador: Ryzen 5 1600 Six-Core
Placa de Vídeo: Radeon 570 4GB
Memória RAM: 8GB
Armazenamento: 1TB HD e 240SSD
Placa-mãe: Biostar Racing 350GT3
Fonte: Pcyes 450W ou 500W
Recentemente, quando fui abrir o game Rainbow Six, meu PC deu uma tela azul, não sei se o problema era o game, mas coincidiu de ser no mesmo momento, pensei no fato de comprar uma nova memoria ram, pra ficar com 16GB, queria dicas de vocês, essa é a frequencia da minha atual, ela é da Ballistix, se puderem me ajudar, agradeço desde já!

Capturar.JPG

Postado

@Teiixeira_Arthur  Estranho tela Azul, mesmo com 8gb era para rodar deve ser erro de drive ou do jogo mesmo

Quanto a mais memória.... sim é bom ativar o Dual-Channel, compra mais um pente igual ao seu (mesma marca e mesmo modelo) para não correr o risco de não funcionar... ou compra uma melhor de arriscando dar incompatibilidade um com o outro, fazendo necessário mexer na BIOS para fazer os 2 trabalharem juntos. Mas sim compra mais 1 vai melhorar o desempenho.

Quanto a mexer na BIOS ... Recomendo após estudar sobre o assunto, meter um OVERCLOCK nessa memória para ela trabalhar com 3000mhz ou 2933mhz (se ela tiver dissipador), pois memórias de 2400mhz que é a sua deve alcançar essa velocidade fácil, mas vai ter que aprender (se for possível nessa placa-mãe) mexer na latência (CAS). https://en.wikipedia.org/wiki/CAS_latency.

adicionado 2 minutos depois

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

As configurações do meu computador são essas:
Processador: Ryzen 5 1600
Placa de Vídeo: Radeon 570 4GB
RAM: 8GB (2400hz)
Fonte: 450W
Placa-mãe: Biostar 350GT3
Estava pensando em colocar 16gb de RAM no computador, e queria saber se é melhor comprar mais uma memória de 2400hz, ou pegar duas de 2666, ou mais, ou com mais HZ, e queria dicas, sobre o que é melhor fazer, qual marca comprar!
Agradeço desde já!

• Moderador
Postado

@Teiixeira_Arthur Cara, de 2400 pra 2666 voce vai notar 0 diferenca. Eu particularmente nao senti diferenca nenhuma nem em 2933.

Peguei mais uma da mesma marca e modelo com 2400 que voce vai economizar mais.

Boa sorte.

• Moderador
Postado

@Teiixeira_Arthur Pra uso normal nao tem diferenca, e nem mesmo em jogos notei diferenca.

voce vai ter sim uma diferenca caso use o processador pra render ou algo do tipo, a memoria com mais frequencia da um pouco mais de desempenho nele, mas  pra uso comum voce nao vai notar diferenca.

Postado

@Teiixeira_Arthur 

5 horas atrás, Teiixeira_Arthur disse:

@Simuroc estava vendo, dizem que o Ryzen funciona melhor com frequência mais alta, mas não sei se procede

Sim procede mas.. vai depender também da latência da memória. https://en.wikipedia.org/wiki/CAS_latency Para calcular qual latência e qual a melhor frequência use a formula.. (CAS / [Clock /2]) * 1000

CAS sendo a latência ex 16 ou 17 ou 18. Clock sendo a Frequência que é exibida em MHZ.

Na prática ... se sua memória tiver dissipador da pra colocar elas a 3000mhz com latência 18 e 1,4V.

Regra é a seguinte...

Quanto maior a frequência melhor

Quanto menor a latência melhor

Quanto mais subir a tensão melhores resultados obtém e mais esquenta as memórias, desde que não passe de 1,45V não queima (OBS: se não me engano Biostar não deixa colocar memórias com mais de 1,4V)

Terá de aumentar a tensão do IF (VSOC = 1,1V) também para funcionar tinindo.

Terá de setar as latências todas uma por uma e existem vários nomes veja na imagem abaixo.

0ANAtGm.thumb.jpg.3bc44022da77a6a60172a16c342d2bb0.jpg

• Moderador
Postado

@Teiixeira_Arthur E exatamente como o amigo @Henrique PP disse. 

No meu caso eu mexi so nas 4 primeiras opções e ja foi um inferno estabilizar, mexer nessas outras e muito pior.

Como nao notei diferenca eu decidi deixar as minhas em 2400 no perfil XMP mesmo porque estavam esquentando demaaaaais em 1.35V e em 2933, mesmo com um dissipador bom.

Postado

@Simuroc estou pensando em comprar outra memória, porque comecei a jogar Escape From Tarkov, e notei que mais memória era essencial, está dando umas travadas chatinhas. Pessoas com PC um pouco inferior, mas com 16GB de RAM não está tendo o mesmo problema, por isso decidi comprar, a minha é desse modelo 

https://m.kabum.com.br/produto/99557/mem-ria-crucial-ballistix-sport-lt-8gb-2400mhz-ddr4-cinza-bls8g4d240fsbk?gclid=Cj0KCQiAvc_xBRCYARIsAC5QT9m6S8OrmM8OrVaYa6HhD9yZM8TfbxB5mNRBMs6tBdbSO_8M6AMzOHIaArNNEALw_wcB@Henrique PP

E pelo que li em alguns lugares, é bom colocar uma no slot 1 e outra no slot 3, né?

• Moderador
Postado

@Teiixeira_Arthur Isso mesmo, uma no slot 1 e outra no 3.

No entanto ja vi placas mae que sao seguidos no 1 e 2.

Pra ter certeza consulte o manual da sua placa-mãe, la fala certinho quais slots se ativa o dual channel.

Postado

@Teiixeira_Arthur  Nenhuma pergunta é burra. A importância de colocar 2 pentes e memória do mesmo fabricante e modelo é:

Compatibilidade das latências, elas entram no automático com tempos bem melhores.

Você terá uma maior chance de sucesso no overclock no futuro caso decida fazer.

E é claro com 2 pentes de memória colocados no slot 1 e 3 ou 2 e 4 ou 1 e 2 (varia de acordo com o fabricante), assim ativa dual-channel, e ganho de desempenho com 2 pentes de memória é muito bom, pra mais olhe o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=oWoeJheBMmM

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!