Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, venho pedir ajuda pelos seguintes acontecimentos...eu cheguei de viagem após umas duas semanas e meu computador de alguma forma, não encontrava o sistema operacional após ligar. Tentei alterar ordem de boot, mas não encontrava o SO no SSD e tive que criar um pendrive com boot pra reinstalar esse SO. Até ai, ok, consegui e agora estou utilizando novamente.

Porém fui abrir alguns jogos pra tentar jogar, como Counter Strike e Fortnite, e os mesmo estão travando e com vários problemas de desempenho, acredito que em outros jogos, acontecerá o mesmo. Meu computador tem boas configurações, então mesmo abaixando os gráficos e etc não resolveu, pois o problema não é este. Notei que para abrir alguns programas o computador parece apresentar alguma lentidão momentânea também. Tentei desconectar os cabos e reconectar, pra ver se tinha alguma coisa solta, reinstalar os drivers, fiz uma limpeza no PC também, porém nada ajudou. 

Deixo alguns prints sobre as configurações e um print da tela de CS por exemplo.

WhatsApp Image 2019-12-26 at 14.12.32.jpeg

WhatsApp Image 2019-12-26 at 14.37.51.jpeg

WhatsApp Image 2019-12-26 at 15.00.49.jpeg

Postado

Ao reinstalar o sistema, você instalou todos os drivers da placa-mãe baixando-os diretamente do site do fabricante da mesma? 

Recomendo que verifique as temperaturas do CPU, GPU e chipset. Você pode usar o msi afterburner para isso, ou o Aida64.

O problema inicial que você relatou dá a entender que o seu SSD está falhando, mas o segundo pode ser isso ou memória RAM. Sua memória está rodando com XMP? Se sim, teste rodar sem ele. Além disso, teste elas com o Memtest86, que vai determinar a saúde das mesmas. 

Para testar a saúde dos SSDs você precisa usar o HDtune. Após instala-lo, vá à aba "health" e verifique se há algum erro em amarelo ou vermelho. Depois disso rode um teste de superfície na última aba para verificar se há algum dano ao sistema de armazenamento.

• mês depois...
Postado

@WOZ Dods Eu fiz os testes, mas não deu nada de muito diferente. O de memoria utilizei o do windows inclusive, não acusou nada de diferente, tentei trocar os slots e continua. O que me parece estranho é que no tempo que fiquei sem usar, tenha corrompido o sistema e voltado dessa forma...está acontecendo em todos os jogos a queda de FPS e tentei formatar, porém não funcionou.

print 2.png

HDTune_Error_Scan_KINGSTONKINGSTON_SA400S3.png

HDTune_Benchmark_WDC_____WD10EZEX-00BN5A0.png

HDTune_Health_KINGSTONKINGSTON_SA400S3.png

HDTune_Health_WDC_____WD10EZEX-00BN5A0.png

HDTune_Error_Scan_WDC_____WD10EZEX-00BN5A0.png

HDTune_Benchmark_KINGSTONKINGSTON_SA400S3.png

print 1.png

adicionado 26 minutos depois

Sem título.png

Postado
37 minutos atrás, Mauricio Del Ducca disse:

Eu fiz os testes, mas não deu nada de muito diferente. O de memoria utilizei o do windows inclusive, não acusou nada de diferente, tentei trocar os slots e continua. O que me parece estranho é que no tempo que fiquei sem usar, tenha corrompido o sistema e voltado dessa forma...está acontecendo em todos os jogos a queda de FPS e tentei formatar, porém não funcionou.

O teste de memória do windows é muito superficial, por isso indiquei o memtest86. O windows não pode testar a memória de maneira mais completa e eficaz simplesmente porque ele está "habitando" a memória. O memtest consegue testar todos os bancos de memória por não ocupar quase nada.

Você falou de dois jogos que eu não jogo. Os dois são online? O ping dentro dos jogos está bom?

Poderia nos passar sua lista completa de componentes? Em especial o modelo e marca exatos da fonte.

adicionado 0 minutos depois

Fale também qual é seu gabinete e quantas ventoinhas ele tem, tanto as que puxam ar frio para dentro quanto as que expelem o ar quente.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods São online, porém se eu baixar qualquer jogo que acabe exigindo do computador, sendo online ou não, ele tem a variação de FPS constante. O ping está tranquilo. 

Minhas especificações são:

Processador: Intel(R) Core(TM) i5-4460  CPU @ 3.20GHz (4 CPUs), ~3.2GHz

Memória: Memória G.Skill Ripjawsx 8GB (Dois slots de 4GB)

Placa-mãe: Asus b85m-e

Placa de Vídeo: Msi Gtx 970 Gaming 4gb

Fonte: 158374743_WhatsAppImage2020-01-30at16_23_58.thumb.jpeg.ad6eb0e9e44d6dffcd43017e6caa925e.jpeg

adicionado 2 minutos depois

Se fosse algo na BIOS, o fato de resetar ela deveria fazer voltar ao normal, correto? tentei também e nada.

adicionado 8 minutos depois

No meu computador, tirando o cooler do processador e os da placa de vídeo, tem mais 2. Um na frente e um na parte de trás.

Postado
Em 26/12/2019 às 15:04, Mauricio Del Ducca disse:

Boa tarde, venho pedir ajuda pelos seguintes acontecimentos...eu cheguei de viagem após umas duas semanas e meu computador de alguma forma, não encontrava o sistema operacional após ligar.

Isso pode ser referente a várias coisas, mas comumente quer dizer respeito a um sistema que foi deixado em adormecimento ou hibernação por longos períodos quando tais recursos devem ser usados "por algumas horas, no máximo".

Em 26/12/2019 às 15:04, Mauricio Del Ducca disse:

Tentei alterar ordem de boot, mas não encontrava o SO no SSD e tive que criar um pendrive com boot pra reinstalar esse SO. Até ai, ok, consegui e agora estou utilizando novamente.

O sistema falhar quando ficou muito tempo em hibernação (durante falhas elétricas da rede, em especial) é bem normal. Reinstalar é uma boa alternativa, especialmente quando fazemos a instalação do zero, reinstalando todos os drivers manualmente.

Enfim, primeira recomendação: rode MEMTEST86. Se houvera qualquer falha em 5 a 10 minutos de testes contúnuos, teste usar apenas uma memória, revezando ambas em slots distintos. Temos tido vários problemas com placas mães que não conseguem rodar em dual channel já faz tempo (incluindo a minha própria).

Como você já testou os HDs/SSDs, pulamos essa etapa.

Sua fonte é uma das POPs do mercado. Sendo bem sincero, não confio, mas compreendo a escolha dado o número de colegas do forum que apoiam o modelo e a marca a despeito da enorme falta de referências confiáveis... Enfim, testar outra fonte, dado o fato de que é um PC novo, seria interessante. Se não tem outra, e montou em uma única loja, pode bem arremeter o PC inteiro e deixar eles "se virarem" para encontrar o problema. 

CPU, a menos que esteja acima de 80º não é seu problema. GPU segue a mesma regra. placa-mãe dificilmente seria seu problema (geralmente elas falham antes de ficarem tão seletivas). O que resta é memória, GPU e fonte. 

Claro que isso eu afirmo de acordo com seu feedback, pois reinstalar todos os drivers/sistema e drivers (baixados diretamente dos sites do fabricantes nevertheless) é algo imprescindível para esse tipo de diagnóstico.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Agradeço a ajuda, fiz uma limpeza na placa de vídeo e troquei a pasta térmica do processador, parece ter dado uma melhorada ao fazer isso. O CS ficou "jogável", mas ainda tem algum problema rolando, pois não está um jogo liso, digamos. Vou ver se consigo fazer o teste das memórias aqui, e tentar limpar elas também.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Mauricio Del Ducca disse:

@WOZ Dods Agradeço a ajuda, fiz uma limpeza na placa de vídeo e troquei a pasta térmica do processador, parece ter dado uma melhorada ao fazer isso. O CS ficou "jogável", mas ainda tem algum problema rolando, pois não está um jogo liso, digamos. Vou ver se consigo fazer o teste das memórias aqui, e tentar limpar elas também.

Se deseja fazer uma limpeza adequada, use papel absorvente (seja papel toalha ou higiênico) acompanhado de isopropanol. Borracha de escola é um truque velho que era usado na falta de materiais adequados 20 anos atrás. Isopropanol hoje é facilmente encontrado em lojas de equipamentos eletrônicos e até em farmácias, sendo essencial para limpeza de eletrônicos em geral e um bom produto para se ter em casa para tais situações, dado seu preço tão baixo e sua alta eficácia. 

Ainda creio que seu PC demanda mais atenção, mas se uma simples limpeza já trouxe resultados positivos, quem sabe uma limpeza adequada com isopropanol não traga os resultados desejados? Lembrando que para a limpeza de slots (de memória ou placas de expansão) requerem uma escova ou pincel embebidos em isopropanol. 

Sempre deixe os componente secarem alguns minutos após a aplicação de isopropanol antes de religar o sistema.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...