Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O quão importante são dissipadores nos VRMs?


Posts recomendados

So tenho orçamento de 1200 reais pra pegar processador e placa-mãe, o máximo que eu posso pegar e um combo da asus prime b450 gaming/br com um ryzen 2600, porém essa placa-mãe não tem dissipadores nos VRMs, então isso me deixou preocupado, conseguiria pegar uma b450 tomahawk mais ou menos no meio do ano que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o orçamento é muito limitado, dá para aceitar rodar uma placa sem dissipador. Não é o ideal, mas é só colocar um fan que resolve, então também não é sacrilégio.

 

Agora, o que eu ia sugerir é tentar engordar um pouquinho para já pegar o 3600, que está em promo por 980R$ no Kabum. Se puder, vale a pena, mesmo que com uma B350/B450 fuleira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu digo q é bem interessante e essencial, eu percebo isso hj com a minha atual placa-mãe.. ela tem dissipador no vrm mas overclocks mais agressivos ela nao aguenta justamente pelo superaquecimento.. qualquer coisa mais alem o vrm com poucos minutos chega a 85, 90 graus e o sistema trava.. 

 

tanto é que quando adicionei um cooler na parte traseira do gabinete e que fica em cima praticamente dos vrms, a temperatura baixou consideravelmente e as coisas ficaram mais estáveis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jadson Moreira disse:

@Imakuni Esse Ryzen 3600? Ta 1209R$, ate o 3600X ta mais barato, mas vou ver se consigo pegar ele

Teve promo hoje mais cedo por 980R$. Aparentemente acabou. Fique de olho que é provável que volte nas próximas semanas.

 

1 hora atrás, Jadson Moreira disse:

e tem como colocar fan nos VRMs? Tem algum link falando sobre?

Você pega um fan e coloca em cima para soprar ar onde você quer... não tem segredo nisso. Para prender, pode usar fita ou presilhas, ou qualquer método que achar conveniente.

 

1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

qualquer coisa mais alem o vrm com poucos minutos chega a 85, 90 graus e o sistema trava.. 

90 no VRM em si não é problema, essas coisas são feitas para aguentar a casa dos ~125.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Imakuni disse:

90 no VRM em si não é problema, essas coisas são feitas para aguentar a casa dos ~125.

 

bem, pode até ter uma faixa elastica na questao da temperatura, mas quanto menor, melhor

 

pelo menos aqui nos overs q tentei, bateu 90 graus o sistema travava, dava tela azul ou preta..

 

hj está estável depois de alguns ajustes na bios e do cooler traseiro q instalei, mas esquenta muito rápido e é um tanto prejudicial ao longo dos tempos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jadson Moreira disse:

So tenho orçamento de 1200 reais pra pegar processador e placa-mãe, o máximo que eu posso pegar e um combo da asus prime b450 gaming/br com um ryzen 2600, porém essa placa-mãe não tem dissipadores nos VRMs, então isso me deixou preocupado, conseguiria pegar uma b450 tomahawk mais ou menos no meio do ano que vem.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11110/placa-mãe-asrock-b450m-steel-legend-chipset-b450-amd-am4-matx-ddr4 Pega esse modelo de cima.

 

 

2 horas atrás, Imakuni disse:

Se o orçamento é muito limitado, dá para aceitar rodar uma placa sem dissipador. Não é o ideal, mas é só colocar um fan que resolve, então também não é sacrilégio.

 

Agora, o que eu ia sugerir é tentar engordar um pouquinho para já pegar o 3600, que está em promo por 980R$ no Kabum. Se puder, vale a pena, mesmo que com uma B350/B450 fuleira.

Você tá louco? Ryzen 5 2600 não tem tantas diferenças para o Ryzen 5 3600, eu sugeriria o 5 3500 que tá com mesmo preço do 2600.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12564/processador-amd-ryzen-5-3500-36ghz-41ghz-turbo-6-core-6-thread-cooler-wraith-spire-am4-s-video-100-100000050mpk

 

2 horas atrás, RS Faria disse:

@Jadson Moreira

 

Pra essa placa, em específico, não pega muito.. Tirando os R7..

 

 

Ótima placa-mãe, recomendo também essa para o Ryzen 5 3500.

adicionado 4 minutos depois
2 horas atrás, Jadson Moreira disse:

@Imakuni Esse Ryzen 3600? Ta 1209R$, ate o 3600X ta mais barato, mas vou ver se consigo pegar ele, e tem como colocar fan nos VRMs? Tem algum link falando sobre?

Recomendo o vídeo do Makarov, link abaixo:

 

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jadson Moreira disse:

So tenho orçamento de 1200 reais pra pegar processador e placa-mãe, o máximo que eu posso pegar e um combo da asus prime b450 gaming/br com um ryzen 2600, porém essa placa-mãe não tem dissipadores nos VRMs, então isso me deixou preocupado, conseguiria pegar uma b450 tomahawk mais ou menos no meio do ano que vem.

E sobre sua pergunta de qual é importante o são os dissipadores  nos VRMs, sugiro a lida nesse tópico:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placas-mae/tudo-o-que-você-precisa-saber-sobre-o-circuito-regulador-de-tensão-da-placa-mãe-r34957/


E Feliz Ano Novo amigos do Clube do Harrdware!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Master6 disse:

Você tá louco? Ryzen 5 2600 não tem tantas diferenças para o Ryzen 5 3600

Do 1600 para o 2600 não tem muita diferença por serem a mesma arquitetura (Zen), apenas com melhor OC de RAM e clocks um pouco maiores. Mas do 3600 para os dois outros tem diferença considerável sim, pois tem uma arquitetura com melhorias (Zen 2) no desempenho single threaded. E novamente, melhor OC de RAM e clocks um pouco maiores.

 

3 horas atrás, Master6 disse:

Recomendo o vídeo do Makarov, link abaixo:

"Eu só espero que o c*rn* do meu vizinho não atrapalhe"

"Modéstia a parte, eu acho que meu canal devia ser maior, mas..."

"Eu não tenho para testar, mas eu acho que..."

 

Resumindo, eu NÃO recomendaria um vídeo desses para quem não tem conhecimento e discernimento de saber filtrar informações, mas...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Imakuni disse:

Do 1600 para o 2600 não tem muita diferença por serem a mesma arquitetura (Zen), apenas com melhor OC de RAM e clocks um pouco maiores. Mas do 3600 para os dois outros tem diferença considerável sim, pois tem uma arquitetura com melhorias (Zen 2) no desempenho single threaded. E novamente, melhor OC de RAM e clocks um pouco maiores.

 

"Eu só espero que o c*rn* do meu vizinho não atrapalhe"

"Modéstia a parte, eu acho que meu canal devia ser maior, mas..."

"Eu não tenho para testar, mas eu acho que..."

 

Resumindo, eu NÃO recomendaria um vídeo desses para quem não tem conhecimento e discernimento de saber filtrar informações, mas...

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-Ryzen-5-3600-vs-AMD-Ryzen-5-3500/4040vs4053 Em desempenho Ryzen 5 3500 e o Ryzen 5 3600 tem praticamente o mesmo desempenho, sendo a performance no 5 3600 abaixo de 10%, não vale pelo preço, recomendaria o 5 3500.

 

Essas duas frases que ele disse são frases com teor de ironia, e se você quiser um vìdeo que tenha que a pessoa tenha o produto, tem vários YouTubers como MW Informática, Peperaio e também a Adrenaline.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!