Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, gostaria de saber algo mais ou manos assim:

estou usando o arduino mega e gostaria de saber o status de um pino (sem olhar para o hardware)

o programa rodaria e diria se o pino está fisicamente conectado a um pull-down ou pull-upp.. 

ou se tem algum curto... se tem alguma resistência na linha... ou se ele está simplesmente solto não apresentando resistência detectável...

o que precisaria? algum exemplo de código?

preciso conectar algo no AREF ou IOREF?

pelo que aprendi aqui no forum, para outros microcontroladores eu precisaria conectar uma tensão no pino de referência para poder utilizar os pinos analógicos...

mas e no caso do arduíno? também precisaria?

teria como fazer um jumper do 5V para o pino de referência (caso seja necessária uma tensão de referência)?

e se eu obter uma referência (um valor do pino), mesmo que não tenha nada conectado nele, ainda apresentará a resistência do ar... umidade da placa...

que valores são aceitáveis? para que eu consiga diferenciar entre um pull-up/dows ou um pino flutuando?

obrigado.

• Membro VIP
Postado

Não é nada bom deixar pino flutuando. Decida sua vida colocando os inúteis como saída e em nível zero. Quanto às entradas digitais, pullup ou down. As analógicas, quem decide é o 'fornecedor' delas. E claro, nada de deixar aberta. Devido à natureza flexível do mc, torne-a entrada apenas no momento da leitura (claro esta paranoia é dependente do projeto)

Mas existe sim uma maneira esdrúxula de meio que saber o que se passa na entrada. Um C de valor que não atrapalhe em nada as medições/sistema; coloque-a como saída em 1 => V=5; torne-a entrada; meça o tempo que leva pro C descarregar até valor V=5-x.; este tempo traduz o que está na entrada.

• Curtir 1
Postado

Estou tentando entender toda a lógica... obrigado pela resposta.

O que estou tentando fazer é um analisador de shields...

Por exemplo o código me diria se algum pino do shield é ou não utilizado... (se ele está lá só como suporte mecânico ou se tem alguma função) e para isso mediria a resistência dele em relação ao circuito do próprio shield...

o código também mostraria se um shield (do qual já se tivesse conhecimento da pinagem/esquema) está em perfeitas condições ou se tem alguma perna quebrada... trilha rompida etc...

• Membro VIP
Postado
52 minutos atrás, Blumer Celta disse:

se ele está lá só como suporte mecânico ou se tem alguma função

Isso você vê no manual/esquema do shield. É condição sine qua non.

53 minutos atrás, Blumer Celta disse:

se um shield (do qual já se tivesse conhecimento da pinagem/esquema) está em perfeitas condições ou se tem alguma perna quebrada... trilha rompida etc...

Aí sim isso tem um pouco mais de consistência técnica. Neste caso, só mesmo conhecendo a resposta ou 'pergunta' que o shield ou seu pino dá ao sistema já seria suficiente. Pra ver se pelo menos há contato (teste adicional geralmente desnecessário), o lance da medição da impedância mediante análise do tempo de descarga (ou carga) de um capacitor adicional pode lhe satisfazer os ímpetos  hormonais dos neurônios (ou neuróticos kk) a flor da pele

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!