Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Tenho a intenção de montar um computador para me ajudar com a faculdade e que, de quebra, consiga rodar alguns jogos médios com alta qualidade, como Minecraft, The Sims 4, Stardew Valley, e por aí vai. Tenho um orçamento de R$ 2.200,00.  Andei pesquisando sobre o assunto e cheguei as seguintes especificações:

- Processador Intel Core I3 8ª Geração - R$ 679,90

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=93110

- Placa-Mãe Asus TUF H310M-Plus Gaming/BR - R$ 429,90

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96896

- Memórias HyperX Fury  4GB, 2400MHz, DDR4, CL15 - R$ 200,00 e  Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4 - R$ 200,00

https://www.kabum.com.br/produto/76880/memoria-hyperx-fury-4gb-2400mhz-ddr4-cl15-preto-hx424c15fb-4

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=84471

- HD Seagate BarraCuda, 1TB - R$ 199,90

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=84108

- Fonte EVGA 600W 80 Plus - R$ 235,90

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=79112

- Gabinete Aerocool Cylon RGB LED MID Tower ATX - R$ 189,90

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=94598

Total de R$ 2.135,00

Não tenho certeza se um placa de vídeo seria necessária, por isso não a inclui. Quero perguntar a vocês se essas configurações são adequadas para o que eu planejo, se há necessidade de alguma alteração e se essa placa-mãe vai me permitir upgrades no futuro.

Desde já, agradeço a atenção.

Postado

Esse I3 é furada, o de nona geração tá mais barato, só não tem vídeo integrado. Se você quiser vídeo integrado, creio que o melhor custo-benefício pra jogos é o Ryzen 3 2200G ou 3200G, e aí tu pode colocar numa Gigabyte AB350 DS3H ou numa A320 se quiser economizar (mas saiba que não é um chipset interessante para upgrades futuros).

Sobre as memórias, pega duas de 8 GB. Não precisa ser HyperX, qualquer marca tá ok, marca de RAM quase nunca importa. Pegue duas do mesmo modelo e com a mesma frequência.

Recomendo fortemente comprar um SSD de pelo menos 240 GB para o sistema operacional e aplicações que tu usa mais. Melhora muito o desempenho do PC.

A fonte, se puder, coloca uma CX450 ou CX550. A PCYes Electro V2 de 450W ou 550W é uma boa também.

Gabinete eu recomendo muito o Cougar MX330, mas se o design não te agradar, creio que esse que você escolheu tá bom, só é um pouco caro.

• Membro VIP
Postado

@Pedro Henrique Ferreti Boa tarde

Complementando as opiniões dos colegas acima, também recomendo que compre uma APU (processadores com GPU integrada) da AMD. 

Uma configuração como essa: 

CPU: R3 2200G // R3 3200G... Usaria programas pesados em projetos da faculdade? Se sim, seria melhor investir em processadores com mais núcleos. 

Placa-mãe: Gigabyte GA AB350M DS3H V2 // Biostar B450GT3 

Memória RAM: https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-8gb-1x8-2666mhz-ddr4-vermelho-tlred48g2666hc18h01... Pegue um módulo e o outro depois, caso ultrapasse o seu orçamento. 

Fonte: Super Flower Bronze King 450W/500W // Corsair CX450

SSD: Crucial BX500 240GB

Gabinete: Pichau Gadit X // Aerocool Aero 500 // Pichau Kazan

Perdoe-me se esqueci de algo...

Essa configuração te daria uma ótima margem para upgrades futuros, caso precisasse. 

Procure em lojas como Terabyte, Pichau e Kabum. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Pedro Henrique Ferreti disse:

- Fonte EVGA 600W 80 Plus - R$ 235,90

Por esse preço você pega a Corsair CX450, que tem qualidade muito maior e vai proteger seus componentes. A EVGA fabrica poucos modelos que prestam, e esse não é um deles. Se quiser uma fonte mais potente, apesar de a CX450 ter mais potência do que você vai precisar, pode pegar a CX550.

- Memórias HyperX Fury  4GB, 2400MHz, DDR4, CL15 - R$ 200,00 e  Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4 - R$ 200,00

Tem memórias melhores e mais baratas que essas no mercado. Procure por geil, patriot, crucial, corsair e adata, frequência de 2666 ou mais. Módulos de 8GB são fáceis de encontrar abaixo de 200 reais.

- Processador Intel Core I3 8ª Geração - R$ 679,90

Concordo com o que todos os demais falaram. Se for investir em CPU para usar a GPU integrada, vá de Ryzen 3ª geração. Não dá para comparar com esse i3 de tão fraquinho que ele é. Apesar de ele ter desempenho para processamento uns 5% melhor, para aplicações 3D o Ryzen é mais de 100% superior (eu chutaria na casa de 300%, mas só com review para confirmar). Isso tudo custando menos.

- Gabinete Aerocool Cylon RGB LED MID Tower ATX - R$ 189,90

Esse gabinete é bom em vários aspectos, mas todas as reviews que li falam a mesma coisa: ele ventila mal por causa do painel frontal fechado. Recomendo um com painel frontal em tela (mesh).

adicionado 2 minutos depois

Ps.: Se pretende jogar nesse PC, tente pegar o Ryzen 5 3400G, pelo menos, pois ele vai te deixar preparado para acrescentar uma placa de vídeo depois, já com bom desempenho de processamento para GPUs mais potentes.

adicionado 8 minutos depois

Achei comparativo de GPUs integradas:

image.png.9abbc90065e6c8f8519dfd2e52cc71db.png

Postado

@diogoprata @Gabriel_Caldeira @GenesisG7 @WOZ Dods

Obrigado pela ajuda pessoal!

Pensando no que vocês recomendaram escolhi um novo setup:

Processador AMD Ryzen 3 2200G  - R$ 459,90

https://www.kabum.com.br/produto/94723/processador-amd-ryzen-3-2200g-cooler-wraith-stealth-cache-6mb-3-5ghz-3-7ghz-max-turbo-am4-yd2200c5fbbox/?tag=processador%20Ryzen%203%202200G

Placa-Mãe Asus Prime A320M-K/BR  - R$ 379,90

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=93427

2x Memória HyperX Fury 8GB 2666MHz  - R$ 200,00

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=103547

Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - R$ 348,00

https://www.kabum.com.br/produto/91022/fonte-corsair-550w-80-plus-bronze-cx550-cp-9020121

SSD Kingston A400 480GB - R$ 300,00

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=85198

Gabinete Gamer Cougar MX330-G - R$ 240,00

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-cougar-mx330-g-lateral-em-vidro-mx330-g

Não optei pelo Ryzen 5 2400 por não ter certeza se ele é compativel com a placa-mãe, e não possuo nenhum processador para poder atualizar a bios caso necessário. Ademais, essas configurações agora me parecem melhor, alguma recomendação adicional?

• Membro VIP
Postado

@Pedro Henrique Ferreti

14 minutos atrás, Pedro Henrique Ferreti disse:

Placa-mãe cara demais para o que ela oferece. Procure uma das que te indiquei. 

15 minutos atrás, Pedro Henrique Ferreti disse:

Se quiser, vá nela, mas a Corsair CX450 ou as Super Flower que te indiquei já te supririam com folga. 

Em relação ao SSD, prefiro o Crucial BX500. 

Postado
12 horas atrás, Pedro Henrique Ferreti disse:

Pegue esta: Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 389,90

Memória é fácil de fazer upgrade depois. É preferível investir em outros componentes agora do que comprar duas memórias. Além disso, não dê preferência para kingston/hyperX, pois elas são de qualidade mediana. Corsair, Crucial, Patriot, Geil e Adata ganham de lavada dela. Se for usar a GPU integrada para jogos 3D, verá um ganho substancial com 2 pentes de memória, mas verá um ganho ainda maior se guardar o dinheiro e comprar uma GPU offboard mais adiante. Uma RX 570, por exemplo, terá um desempenho absurdamente superior à sua GPU integrada, e guardando a grana de um módulo de memória você já terá 1/3 do que ela custa no mercado hoje. Guardar dinheiro às vezes te custa menos do que gastar por ansiedade.

Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - R$ 348,00

Excelente escolha. Não troque se pretende fazer upgrade do computador depois. Essa fonte dura muito e aguenta qualquer coisa, sem necessidade de adaptações nem ter que ficar preocupado se vai aguentar.

Gabinete Gamer Cougar MX330-G - R$ 240,0

Sinceramente, eu não gosto da cougar. Ainda sim tenho que reconhecer que o modelo é bom. O único defeito é o tampo de acrílico que arranha muito fácil, mas vai de você. Editado: o tampo lateral na verdade é de vidro, o que torna o gabinete uma excelente opção na sua faixa de custo.

Processador AMD Ryzen 3 2200G  - R$ 459,90

Pegue o R5 2400. Já faz mais de ano que todas as placas mãe estão vindo com BIOS atualizada para ryzen 2000. As últimas 15 que usei para montar PCs em 2019, inclusive, vinham todas preparadas para a série 3000, incluindo essa mesma gigabyte que indiquei, comprada na Kabum e também na Pichau. Só placas mãe que estão paradas há 2 anos ou mais em estoque que não serão compatíveis. 

Se puder pegue M.2. Eles tem melhor desempenho. Esqueça kingston. Pegue qualquer uma das marcas que mencionei para memória acima. Lembrando que os Corsair Patriot e os Western Digital são bastante duráveis por preços razoáveis.

Ps.: Kingston e HyperX são marcas secundárias. Não compre que não seja como última alternativa. Tem alguns produtos bons dessas marcas, sim, mas não são de longe tão bons quanto os bons de outras, e o preço é idêntico a modelos melhores e mais duráveis. Esquece isso a menos que seja de quebra-galho quando não sobrarem outras alternativas.

8 horas atrás, WOZ Dods disse:

Pegue o R5 2400. Já faz mais de ano que todas as placas mãe estão vindo com BIOS atualizada para ryzen 2000. As últimas 15 que usei para montar PCs em 2019, inclusive, vinham todas preparadas para a série 3000, incluindo essa mesma gigabyte que indiquei, comprada na Kabum e também na Pichau. Só placas mãe que estão paradas há 2 anos ou mais em estoque que não serão compatíveis. 

Se possível, inclusive, pegue o R5 3500 que dizem estar com bom preço. Esse CPU já vai te deixar preparado para qualquer coisa que quiser fazer adiante sem ter que ficar trocando e perdendo dinheiro.

8 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se puder pegue M.2. Eles tem melhor desempenho. Esqueça kingston. Pegue qualquer uma das marcas que mencionei para memória acima. Lembrando que os Corsair e os Western Digital são bastante duráveis por preços razoáveis.

Algumas pessoas defendem que usar seu slot M.2 com SSDs que não sejam NVMe é desperdício de slot de alto desempenho. Ainda sim a maioria dos usuários não faz upgrade todo dia, nem todo ano, muitos nem toda década. Com isso em mente e também o fato de que para uso comum (jogos, internet, etc.) você não verá diferença alguma de desempenho entre as duas interfaces, recomendo M.2 SATA se você não tiver dinheiro, nem necessidade real, de NVMe. O que importa, no final, é que caiba no seu bolso e te dê o desempenho que você espera. Especialmente se não tiver que custar um rim e um fígado.

• Amei 1
Postado
7 horas atrás, WOZ Dods disse:

Sinceramente, eu não gosto da cougar. Ainda sim tenho que reconhecer que o modelo é bom. O único defeito é o tampo de acrílico que arranha muito fácil, mas vai de você.

Essa versão "G" é com lateral de vidro. Com acrílico é uns 30 a 50 reais mais barato.

• Curtir 1
Postado
46 minutos atrás, Gabriel_Caldeira disse:

Essa versão "G" é com lateral de vidro. Com acrílico é uns 30 a 50 reais mais barato.

Sensacional então. Bom gabinete, qualidade aparentemente boa, com filtragem de ar completa, painel frontal em mesh, 2 USB 3.0 e 1 cooler de 120 mm pré-instalado. Pela diferença do preço entre ele e o TT Versa J24 ainda compensa o Versa, pois ele vem com 4 coolers dos quais 3 são RGB e custariam mais que a diferença. Para quem vai montar um PC budget no entanto o Cougar é uma excelente opção. Adicionado à minha lista de indicações!!!

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Para quem vai montar um PC budget no entanto o Cougar é uma excelente opção. Adicionado à minha lista de indicações!!!

Pois é, cara, fiquei surpreso com a qualidade dele pelo preço. As peças são de boa qualidade e tem um espaço interior ótimo. O cable management não é nada de outro mundo mas é bom o suficiente.

• Curtir 1
Postado
agora, Gabriel_Caldeira disse:

Pois é, cara, fiquei surpreso com a qualidade dele pelo preço. As peças são de boa qualidade e tem um espaço interior ótimo. O cable management não é nada de outro mundo mas é bom o suficiente.

Apesar da falta de rubber grommets eu gostei do cable management dele. É bem completo com orifícios largos em toda a periferia da MB, e o tampo direito é côncavo para acomodar os cabos que ficam atrás. Só faltava saber a espessura das chapas. Como não tem o peso no site do fabricante não dá nem para presumir. Se tiver chapas com espessura adequada então realmente esse se tornará novo campeão de indicações em breve.

adicionado 0 minutos depois

No próximo PC que eu orçar devo sugerir esse modelo. Assim atesto a qualidade pessoalmente.

Postado
18 horas atrás, WOZ Dods disse:

Essa placa-mãe vai suportar o Ryzen  3 2200G?

Fiquei um pouco confuso com relação a geração dos processadores da amd, não consigo dizer qual a geração desse aí. E também receoso por a gigabyte precisar de atualização na bios pra rodar o 3 2200G.

Postado
16 minutos atrás, Pedro Henrique Ferreti disse:

Fiquei um pouco confuso com relação a geração dos processadores da amd, não consigo dizer qual a geração desse aí. E também receoso por a gigabyte precisar de atualização na bios pra rodar o 3 2200G.

Até meia placa dessa aguenta esse processador. Sem overclock, ela aguenta até um Ryzen 7 3700X, que é um processador com clock muito mais alto que o 2200G e o dobro de núcleos fisícos.

A geração do Ryzen 3 2200G é a segunda geração dos processadores Ryzen. Funciona assim: Ryzen é a linha, 3 a série, 2 a geração e 200G o modelo específico.

Se precisar atualizar a BIOS, o que é improvável, só contatar a loja que você comprar. De qualquer forma, há bastante tempo as placas B350 vêm prontas para Ryzen de segunda geração.

Postado
21 minutos atrás, Pedro Henrique Ferreti disse:

Todas as placas mães adquiridas hoje vem com última BIOS da data da fabricação. Pode comprar tranquilo, não tem mais placas mãe compatíveis unicamente com a primeira geração no mercado faz tempo. Todas as que comprei e instalei em 2019 eram compatíveis com segunda ou terceira gerações.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!