Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de FPS especificamente em games Sandbox


Posts recomendados

Primeiramente minhas especificações:

I5 4430 + Blizzard T2

8GB DDR3 

GTX 1070 ti

SSD 60gb (sistema)

HD 1tb 5200rpm

 

Problema: 

Eu notei de uns tempos pra cá, que eu venho tendo problemas de desempenho em muitos jogos, e esse problema fica mais evidente com jogos de mundo aberto. E até onde eu me lembro, muito deles rodavam normalmente na época de seus lançamentos. 

Para evidenciar melhor, recentemente tentei jogar watch dogs 2. Inicialmente não há nenhum travamento, o game roda a 50-60fps tranquilamente no Very high ou no ultra. Porém, ao pegar um carro e dirigir em alta velocidade, primeiro que as texturas do game começam a não carregar como deveriam, segundo que a taxa de FPS fica ridiculamente baixa. O mesmo acontece no GTAV, só que numa escala menor, já que a taxa de FPS se mantém mais alta, porém, o mapa não carrega direito, aparecendo apenas o abismo ( o que explica a taxa de FPS mais estável kk).

Ou seja, o problema não está na qualidade dos gráficos, já que mesmo jogando no mínimo, o problema se mantém. Além de que, no passado, eles rodavam tranquilamente a uma taxa de FPS estável, sem esses problemas. Eu sei que minha configuração é antiga, e vou precisar trocar o processador e as memórias em um futuro próximo. Mas eu acredito, que o problema não pode ser este, já que eles davam conta no passado.

Enfim, existe alguma explicação pra isso estar acontecendo? Será que meu HD está causando essa lentidão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem todos os seus drivers de vídeo e da placa-mãe atualizados? Já conferiu as temperaturas da CPU e da GPU durante os jogos? Observe que pode e deve usar o msi afterburner para fazer isso, pois ele vai analisar não só essas informações, mas tantas outras que podem ajudar a diagnosticar qual é seu problema.

 

Nas suas configurações você esqueceu o componente mais importante de todos: a fonte.

 

Atualizar todos os drivers, atualizar o windows (que imagino que seja W10, mas me avise se eu estiver equivocado), e atualizar os jogos costuma resolver esse tipo de problema. Se você tem o hábito de apenas adormecer o computador, reiniciá-lo é a primeira coisa que você tem que fazer em qualquer situação de erro. 

 

Procure as atualizações, instale, teste as temperaturas com o MSI afterburner e nos diga como foi.

adicionado 3 minutos depois

@Gmsilva Lembrei logo depois de postar que discos rígidos e memória falhando podem ocasionar esse tipo de problema também. Mais o HD do que a memória, por sinal, já que memória costuma causar crash no sistema. Baixe e instale o HDtune diretamente do site da desenvolvedora, rode o teste de superfície e verifique a aba Health se há alguma falha. Lembre de selecionar o disco correto antes de tudo isso, ele fica no alto à esquerda na janela do programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você relata somente em jogos de mundo aberto que esses problemas ocorrem então é seu processador, mas sem se precipitar tem que ir testando as possibilidades.

~Analise seu HD com HD Sentinel / HD Tune [procure por bad blocks na aba Health];

~Enquanto joga deixe o básico aberto, sem programas rodando em segundo plano de preferência;

~Abra o CMD como admin e execute os comandos uma linha por vez e tecle Enter, não feche durante o processo, vai procurar erros no Windows e no disco.

 

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /CheckHealth 
dism /online /cleanup-image /restorehealth

chkdsk /f /r /b

 

~Recomendo esse vídeo de otimização do W10 do CasualGamers: Windows 10 RÁPIDO! Guia de OTIMIZAÇÃO

~Programa interessante para processadores Quad-core é o Process Lasso, ele administra memória ram e prioridade para o jogo/programa que você quer, segue abaixo como fazer a otimização nele:

 

1-aaaaaaaaaa.png.68f5031c2b0c26ae7fa1182a137e294c.pngClique em CPU Limiter e marque os que estão marcados.

 

2-262753439_Semttulo.png.fc3775c3def1e09226b45d8042f82170.png

 

~Verifique também as temperaturas, são importantes, caso faça muito tempo sem trocar a pasta térmica do processador pode ser necessário trocá-la se o mesmo estiver com temp. alta.

 

São somente algumas dicas mais voltadas para o 'software', tem a parte do hardware no quesito temperatura, a sua fonte não citada se é de boa qualidade e outros.

Espero que ajude.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você tem todos os seus drivers de vídeo e da placa-mãe atualizados? Já conferiu as temperaturas da CPU e da GPU durante os jogos? Observe que pode e deve usar o msi afterburner para fazer isso, pois ele vai analisar não só essas informações, mas tantas outras que podem ajudar a diagnosticar qual é seu problema.

 

Nas suas configurações você esqueceu o componente mais importante de todos: a fonte.

 

Atualizar todos os drivers, atualizar o windows (que imagino que seja W10, mas me avise se eu estiver equivocado), e atualizar os jogos costuma resolver esse tipo de problema. Se você tem o hábito de apenas adormecer o computador, reiniciá-lo é a primeira coisa que você tem que fazer em qualquer situação de erro. 

 

Procure as atualizações, instale, teste as temperaturas com o MSI afterburner e nos diga como foi.

adicionado 3 minutos depois

@Gmsilva Lembrei logo depois de postar que discos rígidos e memória falhando podem ocasionar esse tipo de problema também. Mais o HD do que a memória, por sinal, já que memória costuma causar crash no sistema. Baixe e instale o HDtune diretamente do site da desenvolvedora, rode o teste de superfície e verifique a aba Health se há alguma falha. Lembre de selecionar o disco correto antes de tudo isso, ele fica no alto à esquerda na janela do programa.

Foi proposital eu não colocar a fonte... Não faz sentido nenhum o problema de desempenho ser em decorrência dela. É uma XFX modular de 650W. Ela suporta umas 3x esse hardware.

Drivers, temperaturas e etc, estão tudo ok. Eu cuido muito bem da minha máquina. Creio eu que o problema está ligado ao processador, ou HD ou as memórias. Essas medidas mais paliativas eu já testei todas antes, por isso, acho interessante focar no diagnóstico do hardware mesmo...

adicionado 10 minutos depois
23 minutos atrás, .Solutionn. disse:

Como você relata somente em jogos de mundo aberto que esses problemas ocorrem então é seu processador, mas sem se precipitar tem que ir testando as possibilidades.

~Analise seu HD com HD Sentinel / HD Tune [procure por bad blocks na aba Health];

~Enquanto joga deixe o básico aberto, sem programas rodando em segundo plano de preferência;

~Abra o CMD como admin e execute os comandos uma linha por vez e tecle Enter, não feche durante o processo, vai procurar erros no Windows e no disco.

 

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /CheckHealth 
dism /online /cleanup-image /restorehealth

chkdsk /f /r /b

 

~Recomendo esse vídeo de otimização do W10 do CasualGamers: Windows 10 RÁPIDO! Guia de OTIMIZAÇÃO

~Programa interessante para processadores Quad-core é o Process Lasso, ele administra memória ram e prioridade para o jogo/programa que você quer, segue abaixo como fazer a otimização nele:

 

1-aaaaaaaaaa.png.68f5031c2b0c26ae7fa1182a137e294c.pngClique em CPU Limiter e marque os que estão marcados.

 

2-262753439_Semttulo.png.fc3775c3def1e09226b45d8042f82170.png

 

~Verifique também as temperaturas, são importantes, caso faça muito tempo sem trocar a pasta térmica do processador pode ser necessário trocá-la se o mesmo estiver com temp. alta.

 

São somente algumas dicas mais voltadas para o 'software', tem a parte do hardware no quesito temperatura, a sua fonte não citada se é de boa qualidade e outros.

Espero que ajude.

Essa é a parte estranha, já rodei a maioria desses diagnósticos, inclusive os da Intel pra testar o processador, e os de HD pra verificar se estar saudável. Nenhum deles retornou com uma resposta, aparentemente pelo menos para as ferramentas de diagnóstico está tudo ok.

Porém, eu notei algo muito estranho recentemente. Sempre que eu abro a máquina pra realizar uma limpeza. Eu costumo trocar a pasta térmica (Artic Silver), limpar as memórias e etc. E sempre que faço isso, é notável o ganho de desempenho, inclusive, por um tempo esses games voltam a rodar normalmente. Porém, ao passar de 1, 2 meses da limpeza, ele volta a "engasgar".

No CSGO isso fica bem nítido, já que após a limpeza a taxa de FPS fica entre 180 e 220fps, porém, dois meses depois, essa taxa cai pra 110-140, caindo em determinados momentos pra 60-80fps. Pode ser coincidência, mas isso já aconteceu diversas vezes. E essas pastas térmicas não podem ficar sendo trocadas dessa forma, já que elas atingem o desempenho normal delas, somente após 200hs de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Gmsilva disse:

Foi proposital eu não colocar a fonte... Não faz sentido nenhum o problema de desempenho ser em decorrência dela. É uma XFX modular de 650W. Ela suporta umas 3x esse hardware.

Sim, verdade, mas só no quesito potência. As XTR foram muito problemáticas, sendo que só as XTR2 são boas. Eu pessoalmente tenho uma XTR2 e tudo roda normalmente, mas só comprei depois de comparar ambas em testes.

Lembre-se que é a qualidade da energia que importa, caso contrário ninguém teria nunca que gastar mais que 100 reais em fonte.

 

21 minutos atrás, Gmsilva disse:

Porém, eu notei algo muito estranho recentemente. Sempre que eu abro a máquina pra realizar uma limpeza. Eu costumo trocar a pasta térmica (Artic Silver), limpar as memórias e etc. E sempre que faço isso, é notável o ganho de desempenho, inclusive, por um tempo esses games voltam a rodar normalmente. Porém, ao passar de 1, 2 meses da limpeza, ele volta a "engasgar".

Se tiver XMP ligado, teste sem ele ligado e me conte o resultado.

 

Sobre abrir e trocar sempre a pasta térmica, não recomendo. A pasta tem de ser trocada no máximo anualmente, pois o socket do processador é delicado e pode ser danificado com frequentes remoções e reinstalações da CPU. 

 

Temos tido um número constante/crescente de pessoas que descobrem que, depois de algum tempo de uso, o computador começa a engasgar com as memórias até pararem de funcionar completamente em dual channel. Eu fui um desses, e antes do PC parar de vez eu percebi que estavam ocorrendo picos de frequência e de framerate no MSI afterburner. Em um segundo estava a 60+ FPS, em outro 12 ou menos, oscilando a cada 5 segundos ou menos. Nos gráficos do MSI afterburner dava para ver picos de queda de tensão/frequência/uso da GPU bem nítidos. Tenho alguns relatórios do MSI afterburner salvos até hoje de quando isso ocorreu, e depois que parou de funcionar em dual channel (e eu tive que mudar os slots das memórias) o problema foi completamente sanado. 

 

Observe só as coincidências: meu problema começou justamente logo após eu ter ganhado os componentes desse computador que foram dispensados pelo antigo proprietário (presentão ganhar i7+mb+ram), qual fez upgrade para ryzen 7. Ele, quando decidiu que ia dispensar os componentes, se aventurou a desmontar e remontar o PC. Sem qualquer perícia ou experiência, ele cometeu alguns "erros". Acontece que esse problema da memória não aguentar DC é justamente comum a placas mãe e processadores que perderam alguma lane de comunicação por aquecimento, desgaste ou manuseio.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@WOZ Dods Pois bem, depois de muita dor de cabeça e testes, eu finalmente cheguei a um diagnóstico. E o melhor de tudo é que eu não vou precisar gastar um centavo. Peço até desculpas pela demora no retorno, já que de pronto se pôs a me ajudar. E eu resolvi fazer esse relato, porque talvez ajude algumas pessoas, que também possam estar tendo esse problema.

A questão é que meu hardware não acusava nada de anormal, porque justamente, não havia nada. O que havia se chamava windows 10 e seu onedrive.

Por algum motivo, fui capaz de infectar meu computador com um vírus de mineração, que por sorte ou propositalmente, se instalou em uma das minhas pastas no disco c, que sincronizam com a nuvem a partir do onedrive. Lembra que eu disse, que sempre que eu formatava, passava apenas algumas semanas pro PC voltar a ficar lento? Exato. Sempre que o onedrive terminava de baixar os arquivos, ele reinstalava o maldito vírus e eu não conseguia identificar o problema, porque ele além de sugar a alma do meu processador e consumir metade da minha memória RAM, ele se escondia entre os processos do windows, como também, maquiava as estatísticas de seu consumo. Ficando totalmente escondido a olhos menos atentos. Porém, ao notar esse padrão, e perceber que não havia sentido tal queda de desempenho pouco tempo depois da formatação, eu resolvi monitorar exatamente tudo que acontecia com minha máquina. E notei esses processos estranhos rodando dentro da pasta do windows. Pois bem, a solução foi bem simples. Reinstalei o windows, sem a opção do onedrive e o na última semana ele voltar a voar baixo e continua completamente estável, comprovando ainda mais a origem do problema. Voltei a jogar normalmente nessas semanas que passaram, e até agora o mesmo continua completamente estável. 

Enfim, eis meu relato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gmsilva Interessante seu relato, pois eu desconhecia vírus que pudessem ser ativados apenas de se baixar arquivos. Pensei que para instalar vírus havia de se executar um arquivo executável. Recomendo muito que observe a origem de seus executáveis, especialmente os que você usa há muito tempo e que supostamente confia. Sempre baixe tudo dos sites dos produtores de software e nunca de sites de download. Programas antigos que você tiver, dispense. Baixe versões atuais para evitar re-contaminação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Gmsilva Interessante seu relato, pois eu desconhecia vírus que pudessem ser ativados apenas de se baixar arquivos. Pensei que para instalar vírus havia de se executar um arquivo executável. Recomendo muito que observe a origem de seus executáveis, especialmente os que você usa há muito tempo e que supostamente confia. Sempre baixe tudo dos sites dos produtores de software e nunca de sites de download. Programas antigos que você tiver, dispense. Baixe versões atuais para evitar re-contaminação.

Com certeza, mas em relação a contaminação, acho que ninguém tá muito livre... Um descuido ou falta de atenção, você fica exposto. No meu caso só virou uma doença crônica porque o onedrive restaurava os registros (appdata* vale mencionar)da máquina também, pra dar aquele conforto da área de trabalho estar exatamente a mesma.

Pelo menos agora isso nunca mais vai acontecer comigo kkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...