Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando trocar a pasta térmica?


Posts recomendados

Pessoal, bom dia/tarde/noite

 

Ontem troquei minha pasta térmica, uma Mx-4. E me veio uma dúvida na cabeça: 

Por morar em cidade grande, ter bichos que soltam pelos (gatos) e etc, a limpeza do meu cooler é frequente, coisa de 1 vez cada 2 meses. A dúvida, finalmente é: TODA vez que eu remover o cooler para limpar, eu preciso retirar e trocar a pasta térmica? A que usei diz que o tempo de uso é de 8 anos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bossligg toda vez que remover é aconselhável trocar, pois ela é uma liga entre o processador e o dissipador, se não tiver um bom contato a refrigeração não vai ser eficiente. Os 8 anos acredito que são referente ao tempo de validade do produto dentro da embalagem, pasta térmica deve ser trocada no máximo após um ano de uso (prefiro trocar a cada alguns meses).

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente só troco a cada alguns anos, 2 ou 3, que é quando começo a notar alguma perda de performance térmica. E é o início da perda, ainda poderia aguentar muitos anos mais antes de que trocar fosse uma necessidade crítica. Pensa que tem muito PC antigo funcionando por aí sem problema de aquecimento e com pasta térmica nunca trocada, coisa de 10 anos.

Sim, toda vez que remove você tem que trocar. Só de tirar, a tendência de cair poeira e formar bolhas de ar quando colocar de volta é grande. Experimenta limpar o dissipador sem remover o bloco, eu uso pincel + secador de cabelo no frio pra isso.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu troco só quando vou dar aquela geral no PC, coisa de 2 anos.

Agora devo ficar mais tempo ainda sem trocar, troquei de intel pra AMD e aquele cooler wraith já agarrou no CPU, eu que não vou mexer e correr o risco de entortar pinos frequentemente, hehe.

Sempre monitoro as temperaturas ao jogar no MSI Afterburner.

Mas, respondendo sua pergunta: Sim, toda vez que retira é necessário trocar, como os colegas já mencionaram anteriormente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso você remover o dissipador do processador, você tera que colocar uma nova pasta termica, até porque a que estava ali já passou do tempo de cura dela (tempo que ela leva para preencher todos os interstícios) é praticamente o tempo em que ela é realmente efetiva e atinge a sua performance.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...