Ir ao conteúdo

Notebook novo super lento

Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Postado

Olá,

A cerca de 2-3 meses atrás minha namorada comprou um notebook que aparentemente tem boas configurações, porém o mesmo é extremamente lento.

Configurações:

Processador: Intel® Core™ i5-8265U (1.6 GHz até 3.9 GHz, cache de 6MB, quad-core, 8ª geração)
Memória: 8GB (1x8GB), DDR4, 2666MHz;

Placa de vídeo:  AMD Radeon™ 520 com 2GB de GDDR5

Armazenamento: HD de 2TB (5400 RPM) SATA 2,5"

O computador demora certa de 10 MINUTOS para ligar.

Abrir uma pasta ou o navegador demora certa de 4 minutos ou mais.

Sei que a falta do SSD diminui em muito o desempenho, mas duvido muito que um computador com essa configuração teria um desempenho tão medíocre.

Ele já teve problemas com Disco 100%, mas consegui aliviar, mas ainda acontece as vezes (não o tempo todo).

Spoiler

aa.thumb.jpg.fbd76be792e1d05005b55727d4bd8909.jpg

Teriam alguma sugestão?
Agradeço.

Postado

O problema pode ser o HD com algum defeito, baixe o CrystalDiskInfo e veja se tem algum problema ou o HD esta saudável, só uma pergunta, comprou o notebook novo ou ele é usado? se for usado já tentou formatar?

• Obrigado 1
Postado

Opa, tudo certo ?

Antes de qualquer coisa, sabe me dizer quantos RPM é o disco interno ? Se for  a 5400 rpm é provável que esse seja o problema já que esse HD por si só é lento.

Tem um artigo escrito pelo Baboo muito bom que é esse :

https://www.baboo.com.br/artigos/27-solucoes-hd-100-porcento/

Achei uma resposta interessante no fórum oficial da Microsoft :

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/alto-consumo-de-mem%C3%B3ria-ram-no-windows-10/9a38699a-b85e-45e8-83eb-75d48909a47c

No entanto, como último caso, é possível entrar em contato com a marca em si, alegando problema de fabricação.

• Obrigado 1
Postado

Pode ser muita coisa inicializando junto com o PC, ou até algum vírus ou o anti vírus. Além claro da possibilidade do HD estar com problemas já levantada ali. Veja o que andou instalando aí.

Se o diagnóstico do HD não apresentar falhas, tente passar o anti vírus, se houver, e caso ainda esteja lento então faça a restauração de fábrica do Windows 10: Como restaurar as configurações de fábrica do Windows 10

Eu estou usando um notebook aqui no serviço, i5 7200U com 1 TB a 5400 rpm e com 8 GB RAM, e não demora tanto assim pra iniciar o sistema ou abrir os programas.

• Obrigado 1
Postado

@Maxwell Caciano

12321312312123213.jpg.c9284d50110c760888407c4b2a5b0917.jpg

O computador é novo, estou deixando a formatação como última opção.

----------------------------

@GiancarloMarsola

Sim, o disco é 5400RPM, mas isso causaria um gargalo tão grande no sistema?

Utilizei justamente esse video do Baboo para procurar a solução, mas como eu disse, o disco fica oscilando bastante.

----------------------------

@dudaskank

O computador inicia apenas com o básico, aplicativo de áudio e Steam.

Antivírus instalei o Kaspersky que é o mesmo que eu uso, acho ele bastante leve, mas de qualquer forma já apresentava lentidões antes de instalar.

Estou procurando todas as possíveis soluções antes de formatar, até porque o computador é novo e veio praticamente sem nada instalado.

Agradeço a todos.

Postado
7 minutos atrás, dudaskank disse:

Pode ser muita coisa inicializando junto com o PC, ou até algum vírus ou o anti vírus. Além claro da possibilidade do HD estar com problemas já levantada ali. Veja o que andou instalando aí.

Se o diagnóstico do HD não apresentar falhas, tente passar o anti vírus, se houver, e caso ainda esteja lento então faça a restauração de fábrica do Windows 10: Como restaurar as configurações de fábrica do Windows 10

Eu estou usando um notebook aqui no serviço, i5 7200U com 1 TB a 5400 rpm e com 8 GB RAM, e não demora tanto assim pra iniciar o sistema ou abrir os programas.

Então, meu Acer Nitro 5 é a 5400 rpm também, e ele acaba sendo lento em muita coisa, mas consegue rodar jogos e alguns programas bem, mas iniciar o sistema ele peca bastante.Talvez não seja o problema usar o HD de 5400rpm, mas ele por si só agrava por ser lento.

O ideal é um HD de 7200rpm, alias, SSD é o ideal.

adicionado 1 minuto depois

@GoldStyle Tenta remover os Bloatware, e desativar algumas funções gráficas do Windows para ver se muda alguma coisa.

• Obrigado 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado

Seu notebook não tem nada errado, o problema é o HD de 5400 RPM que tá causando gargalo. Só vai conseguir resolver instalando um SSD.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...