Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Meu bizarro problema com essa AMD..🥴

Resumo:

A minha placa-mãe recebe energia da fonte, porém, não inicia o sistema. O processador não esquenta, o cooler não gira, mas os LEDs da mobo estão acesas.

O problema:

Configuração:

Biostar B350GT3

AMD Ryzen 3 2200G

Memória Crucial Ballistic 4GB 2400Mhz (x2)

VGA GTX 1050

HD Seagate 1TB

Fonte Corsair VS 400W

Montei essa config no início do ano passado. Tudo funcionou normalmente por 10 meses, então, ao tentar ligar o PC num certo dia, nada iniciou. Cooler do processador não girava, Ryzen não esquentava, porém os LEDs da mobo estavam acesos. Testei uma outra fonte CX 600 antiga que tenho, mas nada adiantou. Fiz os seguintes testes:

1. Teste com outra fonte Corsair CX 600 V2 antiga - nada

2. Testei cada pente de memória - nada

3. Removi HD e placa de vídeo, deixando somente memos e processador - nada

4. Resetei a bateria e até troquei por uma nova - nada

5. Teste fora do gabinete - nada

Decidi levar a placa, as memos, a fonte e o Ryzen em uma assistência e eles testaram com uma fonte genérica da C3. Lá, ele iniciou normalmente, porém, quando conectava a minha fonte VS 400W, não iniciava. Depois, testamos mais uma vez a fonte C3 e o PC ligou, mas milagrosamente, quando testamos mais uma vez a minha fonte, ele iniciou.

Maaaass.. Chegando em casa, nada. Tudo igual, mesmo com a CX 600. Testes feitos dentro e fora do gabinete.

Cogitei ser filtro de linha (clamper), cabo de força ou até a energia da tomada, mas o curioso é que a fonte VS 400W está funcionando normalmente com meu PC antigo, um ASUS P8H61-LX3, Corei i3 2120 e humildes 2GB  RAM DDR3. Até com a placa de vídeo GTX 1050, nesta config, ela funciona.

Alguém já viu algo assim? Será fonte, mobo ou até o processador?

Postado

Estou com um problema parecido, mas no meu caso é com um R5 3600 e uma Asus B450m Prime A, antes dele começar a não querer ligar dá mesma forma que o seu, as vezes ao ligar o PC a hora estava desatualizada. Logicamente foi-se pensado na bateria, mas a mesma foi trocada algumas vezes, colocando bateria nova, bateria de mobo antiga e o problema persistia. Há alguns outros casos parecidos por ai, no meu caso ainda não tenho solução pois mandei para a Terabyte e a placa ainda não chegou lá

Postado

Olá amigo, ao que me parece é mal contato por conectores mal encaixados.

Paciência e meticulosamente ver os detalhes como pinos e sinais de curto em alguma parte da placa-mãe, se falta solda e até pode ser questão de limpeza dos contatos impedindo a condução.

Postado
9 horas atrás, Magnus Fuchs disse:

Estou com um problema parecido, mas no meu caso é com um R5 3600 e uma Asus B450m Prime A, antes dele começar a não querer ligar dá mesma forma que o seu, as vezes ao ligar o PC a hora estava desatualizada. Logicamente foi-se pensado na bateria, mas a mesma foi trocada algumas vezes, colocando bateria nova, bateria de mobo antiga e o problema persistia. Há alguns outros casos parecidos por ai, no meu caso ainda não tenho solução pois mandei para a Terabyte e a placa ainda não chegou lá

Também já vi vários posts por aqui e nos fóruns gringos, sobre problemas similares.. Eu mesmo já tive disso no passado, e foram as mobos.. Mas esse caso foi o mais estranho de todos, porque no final, ainda nao sei se é a fonte ou a placa rsrs.. Boa sorte no teu RMA.!🤗

9 horas atrás, Rei Motta disse:

Olá amigo, ao que me parece é mal contato por conectores mal encaixados.

Paciência e meticulosamente ver os detalhes como pinos e sinais de curto em alguma parte da placa-mãe, se falta solda e até pode ser questão de limpeza dos contatos impedindo a condução.

Também achei isso, mas já passei a varrida nessa placa e nada ainda rssr.. Desconfio de mal contato em algum mosfet, mas o curioso é que ele não liga mesmo só com o conector 24, sem o de 8 pinos atx. Nao saco muito de eletrônica, mas creio que deveria pelo menos ligar, só com o conector 24 pinos, nao?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!