Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Com o fim do suporte do Windows 7, eu decidi testar o Windows 10 em dual boot num outro HD que eu tenho aqui, pra ver como rodaria e tal, e até que rodou bem. Mas o problema é que meu PC tem 2GB de RAM (DDR3), então é evidente que depois de eu instalar uns cinco programas ele vai começar a travar muito. Como eu estou ciente disso, planejo comprar mais RAM brevemente, mas não sei se compro dois pentes de 4GB (8GB) ou um de 4GB (ficaria com 6GB) e um SSD. Andei pesquisando e vi que a segunda escolha é melhor, mas não sei qual SSD comprar exatamente, então eis o motivo do tópico. Vi que tem vários tipos e não sei bem qual se encaixaria melhor na minha situação, e agradeço quem puder me ajudar nessa, se leu até aqui.

Specs do bichinho:

- Placa-mãe: MW-G41T-M7

- CPU: Pentium Dual Core E5800 @3.2GHz

- RAM: 2GB DDR3 Single-Sided, original Megaware da placa-mãe (suporta 1333Mhz, mas tá rodando a 800 por causa do processador)

- HDD que tá rodando o W10: Western 160GB 7200rpm

- Windows 10 1909 (novembro de 2019)

(aliás, será que se eu comprar um pente dual-sided ele vai funcionar tranquilo? porque foi o único tipo que eu achei na St Ifigênia)

Agradeço a paciência e compreensão, e a ajuda de quem oferecer.

Postado

@VTN46 Olá, boa Tarde e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega, veja modelos como os Crucial BX500 de 240GB 480GB e 960GB.

1 minuto atrás, Lucas Xavier Adrião disse:

qualquer ssd ou M.2 servirá !

Totalmente incorreto, pois esta placa-mãe não oferece suporte à NVMe pois naquela época de socket 775 nem se quer SATA III de 6Gbps havia sido lançado.

adicionado 1 minuto depois

No caso SSDs teriam de ser SATA III no padrão 2.5", porém eles irão rodar em SATA II de 3Gbps ao invés de SATA III de 6Gbps por limitação da plataforma.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, GabrielLP14 disse:

@VTN46 Olá, boa Tarde e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega, veja modelos como os Crucial BX500 de 240GB 480GB e 960GB.

Totalmente incorreto, pois esta placa-mãe não oferece suporte à NVMe pois naquela época de socket 775 nem se quer SATA III de 6Gbps havia sido lançado.

No caso SSDs teriam de ser SATA III no padrão 2.5", porém eles irão rodar em SATA II de 3Gbps ao invés de SATA III de 6Gbps por limitação da plataforma.

Mas aí caso eu mude de placa-mãe posteriormente, ele vai continuar servindo né? Tipo HD mesmo? Desculpa a "leiguice" mas é que eu nunca lidei com SSDs

adicionado 4 minutos depois
27 minutos atrás, GusGraf disse:

@VTN46 Tudo bem?

Como já explicado pelo amigo @GabrielLP14 seu computador não é compatível com SSDs do tipo M.2! Aproveitando, qual o valor que pretende empenhar na compra do SSD?

Até!

100~200 reais amigo, por isso eu até estava dando uma olhada em modelos de só 120GB

Postado
12 minutos atrás, VTN46 disse:

Mas aí caso eu mude de placa-mãe posteriormente, ele vai continuar servindo né? Tipo HD mesmo? Desculpa a "leiguice" mas é que eu nunca lidei com SSDs

Sim, a compatibilidade continua. No caso de SSDs do tipo sata o que influencia é a versão do sata, atualmente na versão 3 sendo a mesma compatível com as versões anteriores.

Postado
16 minutos atrás, VTN46 disse:

Com certeza, se pegar uma mais moderna, ela vai ter SATAs 6Gbps literalmente dobrando a velocidade do SSD.

Por exemplo se você tem um SSD de 500MB/s de escrita e leitura, em 6Gbps(SATA III) ele vai funcionar nessas velocidades, porém em SATA II ele vai funcionar em 3Gbps(250-300MB/s) literalmente metade. Ainda sim será bem mais rápido que um SSD.

Postado
1 minuto atrás, Rei Motta disse:

Sim, a compatibilidade continua. No caso de SSDs do tipo sata o que influencia é a versão do sata, atualmente na versão 3 sendo a mesma compatível com as versões anteriores.

Ah sim, obrigado, já dei uma olhada no modelo recomendado e achei a versão de 120GB por um preço "encaixável" no orçamento

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, GabrielLP14 disse:

Com certeza, se pegar uma mais moderna, ela vai ter SATAs 6Gbps literalmente dobrando a velocidade do SSD.

Por exemplo se você tem um SSD de 500MB/s de escrita e leitura, em 6Gbps(SATA III) ele vai funcionar nessas velocidades, porém em SATA II ele vai funcionar em 3Gbps(250-300MB/s) literalmente metade. Ainda sim será bem mais rápido que um SSD.

Entendi amigo, agradeço a ajuda, mas a placa-mãe fica pra quando a situação estiver melhor kkkk, mas pelo menos eu já terei o armazenamento garantido

Postado
3 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

Mas aí no caso das memórias dual sided e single sided, poderia me ajudar? Eu encontrei muitas opiniões divergindo quanto às chances de funcionar nesse modelo de placa-mãe

agora, GabrielLP14 disse:

@VTN46 Sim, uma dica, caso consiga, tente pegar SSDs com DRAM como Cache, a performance de escrita e leitura aleatória deles é bem melhor do quem um SSD DRAM-LESS(SEM Cache DRAM)

Já ouvi falar mesmo, mas não pesquisei melhor... Por acaso, esse modelo que você me recomendou tem suporte a DRAM?

Postado

@VTN46 Cara SSDs de excelente qualidade que possui módulos DRAM são Samsung da linha EVO ou linha QVO como por exemplo estes SAMSUNG EVO 860 de 250GB 500GB 1TB 2TB. Ou linha QVO que vai de 250GB até 4TB.

Outra linha boa é a Crucial MX500 que varia de 250GB até 2TB.

adicionado 0 minutos depois

Embora tenham uma performance maior, o preço é maior também, por exemplo.

O Crucial BX500 960GB(DRAM-LESS) custa R$525, enquanto o MX500 1TB(com DRAM) custa mais de R$700

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!