Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Flex mode ou dual channel


Posts recomendados

Sim, perderá. Se for Ryzen, então perderá mais ainda. É comum vermos perdas da ordem de 20% quando se reduz a velocidade das memórias com APUs, e reduzir de dual para single channel o impacto será maior ainda.

 

No seu caso, no entanto, você está usando apenas um módulo de 4GB a 2400 MHz, então o flex channel representaria um ganho (não só pela velocidade, mas também pela quantidade de memória). Eu preferiria 12 GBs a 8 GBs de qualquer maneira, pois o ganho com a quantidade maior de memória seria sentido em todas as atividades, não só com jogos, e de quebra você ainda ganha algum desempenho com o flex channel.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Marco Tada disse:

Agora como é que você garante que a memória mapeada para a APU vai ser a dual channel em uma configuração híbrida? O processador/chipset tem alguma inteligência para priorizar a parte em  dual channel para a memória de vídeo?

Questão muitíssimo válida! Não só não há qualquer garantia de priorização de mapeamento da memória priorizando a APU, como pela lógica o sistema operacional sempre tera prioridade sobre essa memória!

 

Ainda sim, defendo que adquirir hoje um módulo de 4 GBs em um sistema que tem apenas 4GBs não seria lucro mesmo em detrimento do dual channel em uma situação de uso de APU. Acontece apenas que o sistema sempre estará saturado abaixo de 8GBs, e se beneficiará muito com qualquer volume acima desse patamar, mesmo que em detrimento de alguns FPS. Afinal, o uso do computador raramente se restringe unicamente a jogos, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Screenshot_20200708-085255.png

adicionado 5 minutos depois

vocês ta errado amigo, se o colega por 4x8 vai ter dual channel, 4x4 e os outros 4gb que sobrar do pente de 8gb, ira trabalhar em single, pra uma APU isso e mt bom, porque voce vai ter 8gb dedicado pra jogos se voce colocasse 4x4 o sistema ia usar essa ram também mas no caso acima 4x8 o sistema ira usar da memoria ram em single channel, ou seja APP em segundo plano nao dará mais dor de cabeça, se Tiver achando que to errado so olhar o site da intel eles explica com detalhe, flex channel, quad channel, triple channel,single channel e dual channel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei onde foi passada informação errada. O que foi afirmado é que usando modo flex parte da memória ficaria em single channel, e não existe garantia que a parte dual channel será alocada para o vídeo integrado ou para os jogos, mas que mesmo assim melhor 12GB flex (8GB dual + 4GB single) do que 8GB dual channel. Placas de vídeo integradas se benefeciam muito de memórias dual channel, mas num ambiente flex não existe garantia que a parte dual channel vai ser alocada para vídeo, e não a parte single.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danielunitpush Você presume que há alguma garantia de que o Dual Channel estará 100% do tempo alocado para vídeo? Presume errado. A hierarquia de sistema não funciona assim, e provavelmente o que ocorrerá é que o sistema ocupará todo o espectro do dual channel muito antes do jogo/programa que se beneficiará do mesmo possa ser carregado.

Não vou nem discutir. Sua opinião é bem vinda, muito inclusive, mas ainda não há qualquer benchmark realizado até a presente data que confirme o que você falou. Em questão de desempenho Flex e Single estão muito mais próximos um do outro do que de dual, em especial para CPUs que demandam alta velocidade de RAM para terem todo o seu potencial explorado.

 

Flex, para mim, não é muito melhor que single, pois é o que conheço de todos os benchs que já vi. Se tiver algum benchmark que ilustre o que falou, ficarei muito grato em ler!

Em 08/07/2020 às 15:37, Marco Tada disse:

Não sei onde foi passada informação errada. O que foi afirmado é que usando modo flex parte da memória ficaria em single channel, e não existe garantia que a parte dual channel será alocada para o vídeo integrado ou para os jogos, mas que mesmo assim melhor 12GB flex (8GB dual + 4GB single) do que 8GB dual channel. Placas de vídeo integradas se benefeciam muito de memórias dual channel, mas num ambiente flex não existe garantia que a parte dual channel vai ser alocada para vídeo, e não a parte single.

EXATAMENTE!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/07/2020 às 16:04, WOZ Dods disse:

@Danielunitpush Você presume que há alguma garantia de que o Dual Channel estará 100% do tempo alocado para vídeo? Presume errado. A hierarquia de sistema não funciona assim, e provavelmente o que ocorrerá é que o sistema ocupará todo o espectro do dual channel muito antes do jogo/programa que se beneficiará do mesmo possa ser carregado.

Não vou nem discutir. Sua opinião é bem vinda, muito inclusive, mas ainda não há qualquer benchmark realizado até a presente data que confirme o que você falou. Em questão de desempenho Flex e Single estão muito mais próximos um do outro do que de dual, em especial para CPUs que demandam alta velocidade de RAM para terem todo o seu potencial explorado.

 

Flex, para mim, não é muito melhor que single, pois é o que conheço de todos os benchs que já vi. Se tiver algum benchmark que ilustre o que falou, ficarei muito grato em ler!

EXATAMENTE!

Minha informação foi tirado da própria intel, pode pesquisar. E nao se trata do sistema identificar e sim da placa-mãe,  de qualquer forma vocês entendero errado, a lingua portuguesa permite varias interpretações, fazer o que. O jeito certo de  vocês entender o que eu disse, e o seguinte. A própria intel, disse que a partir de placa-mãe " x " que foi lançada em 2007, flex channel como esse citado acima, trabalharia em dual channel, porque naquela época o win vista foi lançado com um sistema melhor que o win XP para organizar a memória ram no sistema. Nisso os outros 4gb que sobrou do pente de 8gb, trabalharia em single channel, se tratando de teste, faça um voce mesmo, pegue dual channel abra o game e ve quantos fps rodou uma partida, dps abre o maximo de aplicativos do sistema operacional que tenha instalado no pc que conseguir sem perder fps, repita isso em flex channel, ira ver a diferença clara como o dia. Dei a faca e o queijo so cortar!!

 

 

Obs: so nao faço o teste e mando pra vocês porque nao tenho mais os pentes de memoria ram. E em " abra o maximo de APP do sistema" se vocês abrir sistema que usa internet com uma internet "duvidosa" o processador trabalhara mais pra tentar estabilizar e voce forçara desnecessariamente o seu pc, se Tiverem duvida enquanto a isso, só pesquisar. E depois quando a quarentena acabar fazer um curso de TI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site da Intel eu só vi a descrição dos conceitos de single, dual, flex channel, etc. Em caso de flex-channel, segue trecho retirado do site da Intel, num exemplo de 4GB em um slot e 2GB em outro slot:

 

"Modo Flex
Esse modo resulta em operação de canal duplo e único em toda a memória DRAM. A figura mostra uma configuração de modo flexível usando dois DIMMs. A operação é a seguinte:

O DIMM de 2 GB no slot 1 e os 2 GB inferiores do DIMM no slot 2 operam juntos no modo de canal duplo.
O restante (superior) 2 GB do DIMM no slot 2 opera no modo de canal único."

 

Para o seu SO é transparente, ele só sabe que tem 6GB de memória, ele não sabe que parte dessa memória (no exemplo 2GB do pente maior) é single channel. Se seu SO precisar escrever um bit no endereço 0000 de memória (simplificando, pois seu SO não escreve apenas um bit na memória, e sim páginas), ele não sabe se esse endereço 0000 está na parte single ou dual channel.

 

Pelo que eu andei vasculhando, os endereços mais baixos vão estar em dual channel, e os endereços mais altos vão estar em single channel, mas não vi nada dizendo sobre a parte baixa de memória ficar alocada para a placa gráfica integrada. Muito pelo contrário, historicamente a parte baixa da memória é a área de execução de programas. Pesquise sobre memória baixa e memória alta, e você vai ver que a parte baixa da memória é a parte de memória mapeada diretamente pelo núcleo do SO para execução de programas. Então, a não ser que o controlador de memória do processador bloqueie parte da memória dual channel para a placa gráfica, e entregue o restante da memória para o SO, o sistema operacional sempre vai usar a parte baixa da memória para execução de programas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danielunitpush Cara, tenho mais de 20 anos de inglês fluente (onde acha que aprendi hardware?). Não é uma questão de interpretação pois a linguagem técnica é bem simples tanto no site da Intel quanto no site da wikipedia sobre a referida arquitetura (link), ou nos incontáveis artigos disponíveis em revistas sérias como tom's hardware, Clube do Hardware, anandtech, guru3d, etc. sobre o assunto.

Flex Mode (ou flex channel) tem alguma vantagem sobre single? Sim. O ganho é substancial? Não. Para algumas aplicações você sequer perceberá ganho efetivo, para outras algum.

 

Benchmarks decentes estão por todo lado, e tem que ser levado em consideração que o volume de memória também acarreta em ganho. No link abaixo você pode ver que dual channel real (4+4 GBs) ainda tem ganho sobre flex mode (4+8 GBs) mesmo sem levar isso em consideração (o flex ainda tem a vantagem de maior volume de memória, mas mesmo assim perde desempenho efetivo).

Vídeo:

Spoiler

 

 

Você pode fazer os testes se quiser, mas metodologia de teste é metade do teste, e nesse caso nem o vídeo do youtube está completamente correto. Seria mais interessante um artigo mais aprofundado.

 

1 hora atrás, Danielunitpush disse:

Obs: so nao faço o teste e mando pra vocês porque nao tenho mais os pentes de memoria ram. E em " abra o maximo de APP do sistema" se vocês abrir sistema que usa internet com uma internet "duvidosa" o processador trabalhara mais pra tentar estabilizar e voce forçara desnecessariamente o seu pc, se Tiverem duvida enquanto a isso, só pesquisar. E depois quando a quarentena acabar fazer um curso de TI

Essa obs não fez qualquer sentido dentro do contexto.

adicionado 1 minuto depois

@Marco Tada Bem notado. Se eu achar mais algum artigo ilustrativo sobre o assunto vou postar aqui para contribuir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, aproveitando o tópico. Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito de uma combinação que resolvi fazer.

Estava sem Desktop há algum tempo e comecei a senti a necessidade de montar uma máquina para mim em plena pandemia e alta pesada de dólar.

Não podia gastar muito, mas precisava montar um PC com o mínimo de qualidade e que desse para rodar nem que fosse um FIFA.

Eis a configuração; só estou a espera da placa de vídeo chegar

 

* Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450 - CP-9020120-BR

* Gabinete Sharkoon SKILLER SGC1 Window - Green

* HD Seagate BarraCuda, 2TB, 3.5´, SATA - ST2000DM008

* SSD PNY CS900 120GB SATA, Leitura 515MB/s, Gravação 490MB/s - SSD7CS900-120-RB

* Memória Crucial Ballistix Sport, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16 - BLS16G4D32AESC

* Placa de Vídeo Galax GeForce GT 1030 EXOC WHITE 2GB 30NPH4HVQ5EW GDDR5 PCI-EXP

* Asus H310M-E R 2.0, Placa-mãe Intel LGA-1151 mATX, DDR4 - 2666MHz

* Processador Intel core i3-9100f 3.6Ghz 6MB lga1151, BX80684I39100F

 

Na verdade galera, sempre fui quebrado financeiramente e esse é meu primeiro PC montado novo em folha, sempre usei peças usadas anteriormente.

 

Mas vamos ao "problema". Ao mandar para um colega muito próximo, ele falou; "velho para quê 16gb e já que ia colocar, porque não colocou em dual channel com 2x 8gb?"
O motivo foi o preço promocional que o site colocou essa CRUCIAL de 16GB por R$411,00 que era sutilmente mais caro que muitos modelos de 8GB
Tentei cancelar a entrega só da memoria, mas não obtive tanta ajuda do varejista e como demora tanto e sou grupo de risco no covid, não quis passar pelo processo de devolução.
Cogitei comprar outro igual, mas além de ter subido brutalmente o valor, ficaria 32gb que nunca seria atingido tal uso.
Me veio a ideia do flex. Após várias pesquisas, videos e opiniões de Youtubers de Hardware etc, vi que se escolhesse uma memória com características semelhantes, inclusive a latência, teria uma espécie de dual channel com 8gb x2 e 8gb restante em single channel. Claro rodando na frequência da menor 2666 que é o limite da placa-mãe.
A memória comprada foi * Memória XPG Gammix D30, 8GB, 2666Mhz, DDR4, CL16 - AX4U266638G16-SB30* com o preço bem inferior a uma outra da CRUCIAL

Ela assim como a outra é CL16 e tem a frequência limite da placa-mãe

Minha lógica foi, a CRUCIAL vai rodar a 2666 junto com a XPG em dual channel, ambas com latência iguais e 8gb se um dia demandar no sistema, entrará em single channel.


O quão fiz bobagem? O quão vou conseguir não ter gargalo no sistema? Ganho ou perda de FPS etc.
Comparado a vocês, sou um completo leigo no assunto. Podem me dar a real e me "animar" se não foi tão burro o que fiz rsrsrs

Forte abraço a todos e obrigado pelo espaço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, matheuslbj disse:

O quão fiz bobagem? O quão vou conseguir não ter gargalo no sistema? Ganho ou perda de FPS etc.
Comparado a vocês, sou um completo leigo no assunto. Podem me dar a real e me "animar" se não foi tão burro o que fiz rsrsrs

Forte abraço a todos e obrigado pelo espaço

Você se confundiu bastante nisso tudo. Vou tentar te ajudar.

Primeiramente, quando tiver esse tipo de dúvida, recomendo que crie um tópico novo, pois assim mantemos o fórum organizado e evitamos poluir o tópico do outro colega.

A despeito disso, recomendo que pondere, se ainda for possível devolver sua placa-mãe e processador, sobre trocar esse i3 9100F e a placa-mãe H310M por um Ryzen 5 1600 e uma placa-mãe AB350M DS3H V2. O custo total será um pouco maior, mas além de ter muito mais desempenho, você ainda teria mais desempenho mesmo sem memórias em dual channel.

 

Sobre esse dual channel, acho que seu colega de apavorou desnecessariamente. O dual channel é sim um recurso bem vindo e aumenta um pouco o desempenho em alguns cenários. A CPU que você escolheu, no entanto, não teria um benefício maior do que uns dois ou três FPS em alguns poucos jogos. Talvez mais do que isso, mas nada realmente significativo. Seu dinheiro teria sido MUITO melhor empregado em uma GPU de maior desempenho, ou uma CPU como a que sugeri. Enfim, a compra de mais memória não foi acertada porque, além do ganho de desempenho ser pequeno em vista de outros investimentos mais interessantes, o flex mode é um intermediário em relação ao dual channel real, não usufruindo então de todo o ganho que teria com o dual channel de qualquer maneira.

 

Enfim, Se puder trocar a CPU e MB, devolvendo a memória, terei sugestões interessantes para aprimorar sua máquina sem gastar mais. Se não puder trocar CPU e MB, pelo menos a GPU eu recomendaria trocar já que ainda não chegou. A 730 é bem fraquinha e dependendo do quanto gastou, teria melhores opções com o dinheiro adicional da memória. Vai de você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Eu na verdade estou numa situação complicada, pois como comprei as peças em locais diferentes, alguns desses sites só permitem devolução com até 7 dias após recebido. O unico item passível de devolução seria a GT 1030, pois ainda irá chegar e a DDR de 8GB da XPG.

No caso do conjunto da placa-mãe e processador, foram promocionais e não há mais como devolver por desistência.

Já vi que errei feio nessas escolhas, mas serve de aprendizado. Quanto as memórias o ganho de desempenho não será realmente significativo? Por compatibilidade fiz as escolhas certas?

Obrigado ai pela ajuda. E me atentarei a criar um tópico a parte no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheuslbj A memória teria um ganho, mas não seria algo que justificasse a compra de mais memória, especialmente para flex mode que é inferior em desempenho ao dual channel. Fica a seu critério devolver ou não. 16 GBs são mais que suficiente para jogos e atividades diárias. Sobre a GPU, quanto gastou nessa e quanto teria para gastar no total se for mesmo do seu interesse substituí-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A GPU custou R$528, pois paguei por boleto. Acreditei ser uma boa opção, pois além de em muitos sites estar chegando a custar R$799, por ser low profile e de consumo baixo, reduzindo a emissão de calor no conjunto total? Mas realmente com os custos atuais quando escolhi, colocaria o teto de R$600,00. Acho difícil nessa economia atual achar algo bom realmente, infelizmente. Mas estou aberto a sugestões, ainda que sejam um pouco mais caras, pois posso pesquisar preço e cogitar a devolução da 1030.

No caso da DDR4 da XPG que foi minha maior dúvida. Se fosse você que já tivesse comprado, gasto já feito. Manteria a aquisição e ficaria com 25gb em dual flex ou rejeitaria a encomenda, recebendo o dinheiro de volta e ficaria com um single channel de 18gb? Num cenário bem hipotético, o quanto eu ganho ou perco de FPS em jogos ou desempenho em programas mais pesados.
Pois meu plano é unir uso de aplicações tradicionais a se possível jogos não tão pesados.

 

OBS: Gastei R$279 (A vista estava por R$241, mas parcelar foi mais viável) nessa XPG de 8GB 2666.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tratando-se de uma GPU de baixo desempenho de 3 gerações atrás, a GT 730 não vai te dar muito mais desempenho do que um vídeo integrado razoável, isso por um custo tão elevado que não justifica sua compra. Se quer uma GPU de verdade, recomendo no mínimo uma RX 560, se possível 570. Sério, devolva a memória e invista numa GPU, não numa placa com desempenho de onboard ou inferior (a GT 730 não chega aos pés de da vega integrada mais básica). Sobre ser de perfil baixo, seu gabinete teria que ser compatível, mas isso não muda nada na placa, seu consumo ou aquecimento. O baixo consumo dela também não reflete isso, pois quanto menos calor uma GPU gera, mais fraca será a solução térmica aplicada pela fabricante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheuslbj O segmento 30 (530 a 1030) da Nvidia, é um de entrada, intencionado para video output se muito. Não há poder de processamento gráfico abaixo do segmento 50 da Nvidia, na minha opinião. Se quer processamento 3D, o mínimo é segmento 50 da Nvidia, bem como 50 da AMD em sua série RX. Se tivesse um comparativo eficaz entre 730 e 1030 eu te mostraria, mas são séries tão distantes que é difícil de achar.

adicionado 1 minuto depois

image.thumb.png.98443aa6ceedc60da23241f2afe102cf.pnghttps://www.techspot.com/review/1658-geforce-gt-1030-abomination/#:~:text=It packed 384 CUDA cores,ultra affordable current generation GPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei. Obrigado pelo apoio e informações. Me esclareceu bastante algumas dúvidas que tavam me incomodando. Próximas aquisições crio um tópico e tiro as dúvidas antes. Serviu de aprendizado. Valeu mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei uma base de dados interessante para comparação. Observe o comparativo tendo em mente o desempenho de uma placa de entrada atual (RX 550 ou GTX 1050) contra as placas low end como o segmento 30 da Nvidia: https://www.videocardbenchmark.net/directCompute.html

adicionado 1 minuto depois

Bem da verdade, eu achava que a 550 era mais próxima da 1050. Agora vi que está até abaixo da GT 1030. Bom pra aprender, pois não tenho muito contato com GPUs dessa categoria.

adicionado 3 minutos depois

Melhor comparar assim: https://www.videocardbenchmark.net/compare/GeForce-GT-1030-vs-GeForce-GTX-1050-vs-Radeon-RX-570/3757vs3596vs3741

Só observe que os preços listados são muito diferentes dos praticados aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em parte é isso que quis dizer antes. A 1030 na economia atual, no valor que paguei, o modelo EXOC GDDR5 que peguei (Das 1030 disponíveis no mercado, acho que a de maior clock e boost clock das opções), talvez seja um dos melhores custo-benefício na faixa. Levando em consideração o orçamento usado e que foi muito acima do esperado por mim. Vi vários vídeos comparativos e benchmarks de sites como o que me mandou.

Vi comparações entre 1030 GDDR4 e 1030 GDDR5 e vi que a "5" é ainda melhor. Nos sites comparativos a maioria ainda usa como base a GDDR4.

Em resumo da opera:

RX 550 (629) https://www.kabum.com.br/produto/97003/placa-de-v-deo-asrock-amd-radeon-rx-550-phantom-gaming-2g-gddr5-90-ga0500-00uanf

A Galax 1030 GDDR5 paguei R$528,00

RX 570 (1.300) https://www.kabum.com.br/produto/114873/placa-de-v-deo-powercolor-amd-radeon-rx-570-4gb-gddr5-axrx-570-4gbd5-dhdv3-oc

 

RX 550 < GT 1030 < RX 570

https://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-GT-1030-vs-AMD-RX-550/m283726vs3925

 

Ou seja numa placa que fica entra essas duas, paguei muito mais barato que ambas. R$ 772,00 mais barato que a RX 570 e R$101,00 mais em conta que a RX 550

 

Se eu pagasse o preço ofertado atual na 1030 seria mais tenso. Mas no geral na GPU não fui tão mal, eu acho. Me equivoquei mais na escolha das memórias, que ainda estou avaliando devolver a XPG de 8gb.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@WOZ Dods @Danielunitpush Aproveitando o tópico e a experiência de vocês, quero uma ajuda/dica

 

Tenho Notebook ACER Aspire 5 A515-51-55QD com memória RAM de 4GB (integrada a placa) e frerquência de 2133 MHz, ela possui 1 slot para inserção de memória.

Minha duvida é sobre a capacidade e o tipo de memória a inserir, estava lendo sobre o Dual Channel e fiquei indeciso, a ideal inicial era comprar um pente de 8 GB da mesma frequência para totalizar 12 Gb de RAM no note, mas lendo sobre o dual channel algumas pessoas dizem que o ideal seria colocar outro pente de mesma capacidade no caso 4GB que o desempenho do meu note seria melhor... Tem também a opção de flex channel, não sei o que seria

 

Qual melhor opção entre essas duas? Em questão de desempenho, perfomace, rodar programas mais pesados, abrir abas mais rápidos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/11/2021 às 15:37, FenderTS disse:

Minha duvida é sobre a capacidade e o tipo de memória a inserir, estava lendo sobre o Dual Channel e fiquei indeciso, a ideal inicial era comprar um pente de 8 GB da mesma frequência para totalizar 12 Gb de RAM no note, mas lendo sobre o dual channel algumas pessoas dizem que o ideal seria colocar outro pente de mesma capacidade no caso 4GB que o desempenho do meu note seria melhor... Tem também a opção de flex channel, não sei o que seria

Abaixo de 16 GBs sempre será mais importante a quantidade de memória do que a velocidade máxima que elas terão. Dual channel pleno (4  GBs onboard+4 offboard) oferecem a maior velocidade possível, mas com apenas 8 GBs no sistema a velocidade será desperdiçada com o constante tráfego para liberar memória em aplicativos. A quantidade máxima de memória que seu notebook suporta provavelmente é 36 GBs (4GBs onboard + 32GBs offboard), mas isso é importante confirmar com o fabricante antes de comprar memórias com alta densidade. 16 GBs ou menos, para DDR4, é garantido funcionar pela história desse padrão que já tinha módulos de 16 GBs quando foi implementado.

 

Se usa programas de edição de imagem ou vídeo para trabalhar (não só como passa tempo), então invista na maior quantidade que puder pagar.


Flex Channel é a sua BIOS usar dual channel com a memória já presente (4GBs) e uma quantidade similar externa, mas rodar o restante externo como single channel. Você tem um ganho de desempenho em relação ao single channel tradicional, mas ainda menor do que o dual channel completo. Qualquer volume de memória que instalar em seu sistema acima de 4 GBs, por limitação dos 4 onboard, rodará em flex channel. Não se preocupe demais com termos técnicos, pois no seu caso 12GBs ou mais serão SEMPRE melhores do que menos do que isso.

Em 18/11/2021 às 15:37, FenderTS disse:

Qual melhor opção entre essas duas? Em questão de desempenho, perfomace, rodar programas mais pesados, abrir abas mais rápidos.

Abrir abas mais rápido vai fazer diferença se tiver SSD ou não. memória RAM vai fazer diferença na velocidade e resposta do sistema pela quantidade de abas abertas. 8 GBs de memória, salvo engano, já engasga com umas 20 abas do google chrome abertas. Eu uso 16 GBs no meu sistema pessoal e abro comumente mais de 60 abas sem perda de responsividade do sistema.

@Adriano Delize Vou ver lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!