Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 com temperaturas muito altas


Posts recomendados

Olá, estou com um certo problema com o meu processador, o que acontece é que usando as voltagens padrões do Ryzen 5 3600 tenho temperaturas muito altas, em idle fico em torno de 60 °C e em determinados jogos (BFV, por exemplo) o processador chega a causar thermal throttling (varia entre 85 a 95 °C).

Estou usando o cooler box da AMD e a pasta térmica padrão do cooler, os parafusos não apertam mais e o processador está bem preso. Para aliviar as temperaturas fui obrigado a diminuir as tensões do processador (estou usando 1,25 v no momento), mas isso não deveria ser necessário certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Icefire64 disse:

Para aliviar as temperaturas fui obrigado a diminuir as tensões do processador (estou usando 1,25 v no momento), mas isso não deveria ser necessário certo?

Depende.. Tem fabricante de placa que pesa no Vcore..

 

Quanto de Vcore a placa tava jogando antes e quantos graus você ganhou com essa mudança??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Icefire64 , esse seu gabinete não é muito adequado, alem de ter a fonte na parte de cima ele nem tem saída do ar quente no teto.

Tenho um Ryzen 5 3600X e quando tinha o cooler box chegava jogando no max a 80°C, comprei o cooler tower Deepcool Gammax GTE por 115 conto e agora ele não passa de 65ºC.

É estranho ter que mexer na tensão sendo que seu processador não está com overclock. 

Essa placa-mãe não é das melhores, mas deveria suprir tranquilamente seu Ryzen.

você já fez o teste de temperatura com o gabinete aberto para ver se occore o mesmo problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rhyner Sim, há uma pequena queda na temperatura, em torno de 2-5 graus. E sim esse gabinete é bem antigo, era na época que usava o i3 6100, me supria bem.

Eu estava testando o PC aqui e me veio a ideia de desativar o "boost" de fábrica que vem com a CPU (o CBS), as tensões caíram e as temperaturas também, fiz um pequeno overclock (3.6 para 3.9 GHz) e deixei assim, o PC agora está bem estável por enquanto e as médias de temp. agora estão em 50-54 graus idle e 75-80 em gaming. Também estou fazendo agora um teste de stress no aida64, por enquanto o max foi de 86 graus, em média 84.

Acho que vou investir em um cooler melhor e um gabinete novo, por acaso você tem recomendações? Vi muita gente falando sobre o Gammaxx 400, mas sobre torres não tenho muito conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Icefire64 disse:

@Rhyner Sim, há uma pequena queda na temperatura, em torno de 2-5 graus. E sim esse gabinete é bem antigo, era na época que usava o i3 6100, me supria bem.

Eu estava testando o PC aqui e me veio a ideia de desativar o "boost" de fábrica que vem com a CPU (o CBS), as tensões caíram e as temperaturas também, fiz um pequeno overclock (3.6 para 3.9 GHz) e deixei assim, o PC agora está bem estável por enquanto e as médias de temp. agora estão em 50-54 graus idle e 75-80 em gaming. Também estou fazendo agora um teste de stress no aida64, por enquanto o max foi de 86 graus, em média 84.

Acho que vou investir em um cooler melhor e um gabinete novo, por acaso você tem recomendações? Vi muita gente falando sobre o Gammaxx 400, mas sobre torres não tenho muito conhecimento.

Então, sobre um air cooler para processador teria q ver qual irá caber em seu gabinete e quanto você pode gastar.

O gammax 400 basicamente é igual ao meu GTE só que seus encaixes e suportes são piores, ou seja, o GTE é a versão dele melhorado.

Passa qual o orçamento que você tem para o cooler e gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Icefire64 disse:

@Rhyner Em torno de 350 reais para ambos.

Então vou ter dar umas opções mas no caso do gabinete, é um pouco pessoal .... pois não sei o seu gosto. Vou passar o que não irá dar problemas com refrigeração; tendo entrada de ar frontal, lateral e saída de ar atras e no teto, e não esquecendo da fonte na parte debaixo.

Como estou no trabalho não consigo fazer uma busca muito aprofundada, mas pesquise para ver se esses air coolers cabem na sua placa-mãe mAtx, as vezes eles podem bater na memória.   

 

AEROCOOL AERO 500

https://www.pichau.com.br/gabinete-aerocool-aero-500-black-edition-window-en55576?gclid=CjwKCAiA35rxBRAWEiwADqB37w8SacacKy4Xfpqlb9IA7nyMbBzA0VfmwqqDCI5XQS74NufAwlHJahoC9-kQAvD_BwE


Sharkoon TG4 Red

https://www.kabum.com.br/produto/99518/gabinete-gamer-sharkoon-tg4-red-sem-fonte-mid-tower-usb-3-0-4-fans-preto-com-lateral-em-vidro?gclid=CjwKCAiA35rxBRAWEiwADqB37w-gPUroTm6HR_4y2ptuFVRLTQ2ltIGlvd309fjWC8odrM5gFID8cxoCfc4QAvD_BwE
 

gammax gte
https://www.kabum.com.br/produto/100755/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-rgb-12cm-amd-intel-dp-mch4-gmx-gte?gclid=CjwKCAiA35rxBRAWEiwADqB37ytCq4ZQ7dEjPTTjo7c5j_dMJruJHPD8-SOn-vYATSGAmw-4zPfwZBoCGrMQAvD_BwE


Cooler Master HYPER H410R
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=97264


gammax 400
https://www.kabum.com.br/produto/107078/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-blue-bssic-led-amd-intel-dp-mch4-gmx400p-bl/?tag=cooler processador


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rhyner Esse AERO 500 me chamou atenção, gostei do design simples e ele parece ser bem aberto, além do controlador de ventoinha na frente. Já vi ele algumas vezes em recomendações de gabinete em outros locais, vou pesquisar mais, mas talvez eu tenha um candidato.

Sobre o cooler, não encontrei muitos comparativos entre o GTE e o 400, você tinha dito que os encaixes e suportes do 400 são piores que o GTE certo? Em que sentido eles são piores? Mais difícil de instalar, material de menor qualidade? E pelo jeito que vi a instalação de um GTE, o cooler parece ser maior para os lados, mas já que ele fica de lado então não deve encostar nas memórias, estou olhando as dimensões do wraith stealth para o GTE para garantir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Icefire64 disse:

Antes eu estava batendo 1,4-1,5v, a média no Ryzen Master foi de 1,38v. Com essa mudança, em gaming jogo a 70-80°C.

Você estava mesmo, com um problema MUITO SÉRIO, com o Vcore.. 1.45V seria o máximo seguro e, se não me engano, não é bem pra uso diário.. É Vcore pra OC mais sério.. Talvez, tenha salvo o chip de um problema prematuro..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que voce deve tentar primeiro o Gammaxx 400 que ta praticamente de graça por menos de 100 reais. Ele tem resultados excelentes mesmo com a fixação mais antiga. Se nao for suficiente, dai melhoraria o gabinete mesmo. Mas eu acredito que so colocando o Gammaxx 400 seja suficiente. Porque da muito trabalho montar tudo em um gabinete novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Icefire64 disse:

@Rhyner Esse AERO 500 me chamou atenção, gostei do design simples e ele parece ser bem aberto, além do controlador de ventoinha na frente. Já vi ele algumas vezes em recomendações de gabinete em outros locais, vou pesquisar mais, mas talvez eu tenha um candidato.

Sobre o cooler, não encontrei muitos comparativos entre o GTE e o 400, você tinha dito que os encaixes e suportes do 400 são piores que o GTE certo? Em que sentido eles são piores? Mais difícil de instalar, material de menor qualidade? E pelo jeito que vi a instalação de um GTE, o cooler parece ser maior para os lados, mas já que ele fica de lado então não deve encostar nas memórias, estou olhando as dimensões do wraith stealth para o GTE para garantir.

 

Então n achei a imagem de cada componente, mas tem 2 videos um do 400 outro do GTE. Ai já dá pra você ver a diferença.

 

Deepcool GAMMAXX 400: AMD Installation

 

Deepcool GAMMAXX GTE: AMD Installation

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rhyner Cara realmente essa presilha não me deu muita confiança, vou acabar pegando o GTE mesmo. Valeu pela ajuda!

 

@Brc Acho que vou acabar mudando meu gabinete também por estética e espaço, é muito difícil trocar as coisas dentro do gabinete com tão pouco espaço, além de que o cable management não é exatamente perfeito nesse meu gabinete. Outro fator é que a fonte sendo por cima é preocupante.

 

@RS Faria Não entendi essas voltagens, a principio achei que o PC estava fazendo isso para chegar ao "boost máximo" projetado pela AMD (4,2 GHz), mas nunca chegava nisso, no máximo 4 GHz. Agora estou usando o 3,9 GHz com 1,2v e 0 diferença em gaming em termos de FPS, a "única" coisa que mudou foi que agora minhas temps nem chegam em 80, agora se estabilizou em 73 com 4 horas de jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Icefire64

 

Tem acontecido isso bastante até.. Intel e AMD.. Intel é mais problemático com as CPUs livres pra OC.. AMD tá mais espalhado, talvez por todos os Ryzen serem liberados pra OC, não sei..

 

O Boost depende da temperatura.. Com a temperatura alta, o Boost fica limitado.. Se conseguiu essa diferença, sem perda de performance, melhor ainda..

 

Veja, periodicamente, se BIOS, driver de chipset (baixe do site da AMD) e o Windows estão atualizados e se o plano de energia do Windows está naquele plano específico pros Ryzen.. Todo esse conjunto atualizado, deveria controlar bem isso, sem necessidade de interferência do usuário..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Sempre uso o balanceado Ryzen no plano de energia, meu chipset atualizei anteontem, o meu Windows atualizou ontem também, vou verificar se teve mais alguma atualização na BIOS.

adicionado 7 minutos depois

@RS Faria É, está tudo atualizado... bom, talvez eu tenha que pegar um cooler melhor mesmo e já resolva o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Icefire64 disse:

Não entendi essas voltagens, a principio achei que o PC estava fazendo isso para chegar ao "boost máximo" projetado pela AMD (4,2 GHz), mas nunca chegava nisso, no máximo 4 GHz.

O Precison Boost Overdrive da AMD faz boost automaticamente, dependendo de vários fatores. Basicamente ele verifica a potência consumida pelo processador, a corrente fornecida pelos circuitos da placa-mãe (VRM), temperatura do processador, quantidade de núcleos ativos, uso de CPU, e ele automaticamente faz o boost. Somente em condições ideais você vai conseguir o boost máximo (boa refrigeração, placa-mãe com bons VRMs, entre outros), e mesmo assim, dificilmente você vai conseguir o boost máximo numa aplicação multicore que esteja usando todos os núcleos. Existia um bug nos Ryzen 3000 que fazia com que a performance em boost ficasse abaixo do esperado, mas veio uma atualização de BIOS que corrigia as tensões fornecidas para cada núcleo, melhorando a performance em boost.

O precision boost nem deixaria sua CPU entrar no modo boost se ela estiver sobreaquecendo.

 

https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/cpu-pb2 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!