Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Um amigo me trouxe uma destas caixinhas de musica xing-ling, reclamando que não estava mais carregando. ou seja, se retirasse do carregador, a mesma desligava-se...

de cara fui logo na bateria... e para minha surpresa, em vez de uma bateria, o que havia era um capacitor eletrolítico. que por sinal estava estufado.

o capacitor é de  3,7v  e esta referencia: 18D JN18500... acredito que seja de 18.500 uf.

enfim, coloquei uma bateria do tipo 18650 e a caixinha ficou 100%...

gostaria de saber se alguem fora eu já teve essa surpresa?

PS: Lembrando que o aparelho nunca havia sido aberto.

não postei foto porque a lente do meu celular esta sem foco.

• Haha 1
Postado
21 minutos atrás, Eder Neumann disse:

18500 é um tipo de bateria litio... muito similar a 18650

18 minutos atrás, MassakiMsk disse:

JN18500 é uma bateria mesmo.  É uma 18650 menor.

tambem fiquei nesta duvida... porém o corpo é identico a um capacitor, com a listra do terminal negativo, a "cruizinha" em cima onde estufa e em baixo é uma borracha com os dois terminais como no capacitor...

pelo menos o corpo, não tem nada a ver(em questão de aparencia) com uma bateria 18650...

vou ver se consigo postar foto...

IMG-20200122-WA0019.jpg

IMG-20200122-WA0020.jpg

IMG-20200122-WA0022.jpg

IMG-20200122-WA0024.jpg

Postado

só tem uma forma de resolvermos este impasse... abrir o sujeito...

Já que está indo pra descarte mesmo acredito que em nome da ciência (e da nossa curiosidade) vale o esforço. Tome cuidado pois pode causa uma reação em cadeia, então faça num ambiente aberto, arejado e longe de materiais que possam se incendiar.

adicionado 0 minutos depois

mas ainda acredito na possibilidade de ser uma bateria. Capacitores são identificados com usa capacidade. Baterias nem sempre...

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Airtonarl disse:

o corpo é identico a um capacitor

"Quem vê cara não vê coração". E na foto não há menção de F. Um supercapacitor com esta V custaria uma minifortuna (pra produção em larga escala). Desta vez criaram vergonha na cara e não colocaram 18000mAH

E não, não tente abrir.

• Haha 2
Postado
1 hora atrás, Eder Neumann disse:

só tem uma forma de resolvermos este impasse... abrir o sujeito...

Já que está indo pra descarte mesmo acredito que em nome da ciência (e da nossa curiosidade) vale o esforço

kkks... ainda bem que me deu a ideia, pois já ia jogar mesmo e não tinha pensado em abrir.

28 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

E não, não tente abrir.

como o amigo @Eder Neumann disse, é em nome da ciência... e como voce disse:

30 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

"Quem vê cara não vê coração"

então o jeito foi abrir mesmo...

comecei retirando o adesivo... depois, enfiei a ponta da faca na borracha e, como ela estava um pouco estufada, fez um chiado como se fosse um pneu secando... a borracha tem uns 4mm de espessura(deu um pouco de trabalho pra retirar).

depois subiu um cheiro forte de eletrlitico(creio eu) e estava umido.

fotos abaixo:

IMG_20200123_092916.jpg

IMG_20200123_092934.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não mesmo!. muito menos o autor que pelo "tom de voz" - que supôs que aquilo era um capacitor - não tem calos suficientes ainda. Peça pra ele te enviar pelo correio de você abre... kk.

Certa feita tentei abrir uma de notebook mas aí ela começou a esquentar muito. "Inteligentemente", coloquei ela num balde dágua pra esfriar. Mas curiosamente a água começou a esquentar e a bateria - coloquei a mão - a ferver! Segundos se passaram e ...

agora, Eder Neumann disse:

cabum

!!. Pior que eu meio que já sabia da reação do lítio com h2o.

Portanto caro autor,... nem tente!

adicionado 1 minuto depois

kk... abriu enquanto eu digitava...

Agora abra um capacitor e compare... este eu deixo..

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

estava digitando quando vocês responderam...rsrs

adicionado 20 minutos depois

resolvi desenrolar o corpo dele e notei que se compõe de: uma fina camada de cobre no centro, coberto por duas camadas de papel, e esta, coberto por duas camadas de papel alumínio coberto com uma especie de "papel carvão"...

já peguei alguns aparelhos com capacitor estourado, e o material parece o mesmo... 

mais nunca tive coragem de abri(pelo menos totalmente) uma bateria tipo 18650.  

justamente por este motivo:    

22 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

mas aí ela começou a esquentar muito

adicionado 28 minutos depois
42 minutos atrás, Eder Neumann disse:

cabum...kkkks

IMG_20200123_101758.jpg

adicionado 43 minutos depois

depois de muito procurar no "tio"...

encontrei isso... 

https://www.ebay.com/itm/283672089609

acho que isso meio que(não 100%) me faz mudar de opinião... não 100% pelo simples fato de pensar que eles jamais colocariam um anuncio tipo: "capacitor de reposição para..."

adicionado 46 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Desta vez criaram vergonha na cara e não colocaram 18000mAH

ae colocaram...rsrs

• Haha 1
Postado

impasse resolvido, apesar do risco. xD

Eu abri uma de celular que inflou feito um baiacu e soprava vapor quente em lata pressão, algo acendeu dentro dela e queimou feito fita de magnésio. foi lindo de ver mas como eu tinha noção dos riscos havia feito em um local que não danificaria nada.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!