Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC liga, não dá vídeo e reinicia


Posts recomendados

Galera, bom dia, estou desesperado, por favor, me ajudem. Seguinte, tô com meu PC faz um ano, e após tentar colocar uma TV 4K conectada a placa de vídeo do PC, provavelmente ocorreu alguma descarga elétrica que deu curto na placa-mãe, pois o PC não ligava de jeito nenhum mais. Morto. Sem sinal de vida. Verifiquei e realmente tinha sido placa em curto. Comprei outra placa-mãe (já queria trocar mesmo) e até aí tudo bem. Chegou ontem a placa, comprada na Kabum, uma B450m Steel Legend, e instalei tudo bonitinho, todos os cabos corretos, e o que acontece? O PC liga, porém não dá vídeo, e fica rodando tudo por uns 25 a 40 segundos, desliga e reinicia, e ocorre tudo de novo, fica sempre nesse loop infinito, e sinceramente não sei mais o que fazer.

Coisas que eu fiz: Tirei memória RAM e coloquei em outros slots e nada. Tentei só com uma memória e nada. Tentei sem HD e nada. Tentei só os componentes necessários e nada.

Desliguei todo o painel frontal e liguei na chave de fenda e nada. Tentei mudar de tomada e nada (uso filtro de linha clamper). Reconectei o painel, o HD led do painel liga, mas persiste o problema. Liguei sem placa de vídeo também, e nada. Liguei na CPU (Ryzen 5 2400G) e nada. E o mais estranho nisso tudo é que não bipa de jeito nenhum. Em todos esses testes que fiz, o speaker simplesmente não bipava. Não mexi em bios, como dar jumper ou mexer no CMOS, ou retirar bateria e colocar de volta, pois se for, é melhor mandar pra garantia pra eu não perder, e não testei em bancada, que é o que falta, e testar fonte e cpu, fonte acho difícil, é uma Corsair CX450 e que aparentemente segura uma configuração que nem chega a 260w (pico). CPU nunca fiz overclock, sempre usei em stock e sempre foi bem ventilado o gabinete.

 

Por favor, me deem uma luz, porque não sei mais o que fazer!! Obrigado e perdoa o textão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste outro cabo de energia. Verifique se a chave de segurança da fonte de alimentação está na posição correta (tracinho), 

 

Nos descreva sua configuração completa e qual tem sido a reação da placa-mãe ao apertar o botão de power, se alguma luz acende ou se ouve bips (conecte o speaker de 4 pinos da placa-mãe que vem junto com o gabinete para ouvir os bips).

 
 
35 minutos atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

E o mais estranho nisso tudo é que não bipa de jeito nenhum. Em todos esses testes que fiz, o speaker simplesmente não bipava.

Agora que vi que citou que não bipa. Isso dá a entender que há algo conectado errado. Se você fez o teste de conectar somente CPU, RAM e fonte à placa-mãe sem resultados, resta refazer todas as conexões uma a uma. Faça o reset da BIOS só para ter certeza de que não é alguma configuração que está causando o problema. Teste remover o processador e reinstalá-lo para ver se não é mal encaixe. Lembre de testar sempre com apenas um módulo de RAM, revesando os slots onde ele está encaixado para certificar-se de que a RAM não é a causa, pois é o mais comum de acontecer. Reveze também o módulo a ser testado. 
Observe que RAM que leva impacto geralmente morre, independente de ter sido um impacto leve ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eae, amigo, tudo bem? A fonte acredito que esteja correta, porque sempre usei ela o ano todo do mesmo jeito que está agora e nunca mexi na chave de segurança, e pra falar a verdade, nem notei se tinha alguma nessa fonte. Minha config atual é

B450m Steel Legend da AsRock

Ryzen 5 2400G (que tô usando pra testar o onboard)

RX 570 4Gps

16GBs de RAM HyperX 2666Mhz (8x2)

1 HD de 2TB

6 fans (3 como exaustores)

 

Ao girar a fonte, os leds da placa-mãe ligam, e ao apertar o power, o resto do pc todo liga também, porém não dá vídeo (já testei com e sem VGA), fica rodando tudo por uns 25 a 40 segundos e desliga, e faz o mesmo procedimento toda hora ao reiniciar. E nada bipa. Absolutamente nada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um teste de bancada é a última coisa a ser feita.

adicionado 3 minutos depois
1 minuto atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

Eae, amigo, tudo bem? A fonte acredito que esteja correta, porque sempre usei ela o ano todo do mesmo jeito que está agora e nunca mexi na chave de segurança, e pra falar a verdade, nem notei se tinha alguma nessa fonte.

A chave de segurança desliga só de esbarrar nela. Sempre confira. E sim, ela tem.

 

2 minutos atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

Ao girar a fonte, os leds da placa-mãe ligam, e ao apertar o power, o resto do pc todo liga também, porém não dá vídeo (já testei com e sem VGA), fica rodando tudo por uns 25 a 40 segundos e desliga, e faz o mesmo procedimento toda hora ao reiniciar. E nada bipa. Absolutamente nada.

Se seu PC dá sinal de que está iniciando normalmente, troque o cabo de vídeo e teste em outro monitor ou TV. O mais comum é o cabo ou a conexão estar comprometido nesse caso, e muitas vezes subestimamos o quanto algo tão simples pode ser tão problemático. Tem casos, inclusive, onde o cabo não é completamente inserido por ter um conector muito largo, o que impede a conexão correta.

adicionado 3 minutos depois

Teste outros cabos (não teste apenas 1). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  Reconectei tudo um por um também, e persistia a mesma coisa. Só falta tentar reencaixar o processador, apesar de eu ter averiguado e parece bem encaixado, o CPU fan dele roda quando eu ligo, não sei se isso é importante. E vou tentar as questões do slot. Se eu reiniciar a BIOS (como faço isso? pela bateria) não perco a garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ano de 2018 eu passei aperto com a conexão DVI do meu monitor do laboratório e testei ele com dois cabos, o antigo e um novo que abri a embalagem só para esta finalidade. Não achei o defeito mesmo depois de fazer update do firmware da GPU. Fiquei meses usando D-SUB, mas um belo dia fui testar com um terceiro cabo (tenho vários) e funcionou perfeitamente. O que ocorreu é que tanto o meu antigo quanto o novo que havia aberto para testar estavam danificados (defeito de fábrica no segundo caso) e eu fiquei quebrando cabeça à toa. Esse tipo de coisa acontece regularmente com meus clientes, especialmente após mudarem o PC de lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Mas a chave de segurança, se estivesse errada, ligaria o PC? Porque fica rodando tudo por uns 40 segundos, apaga, e reinicia, e fica nesse loop eterno.

 

Se for algo em relação ao monitor, a falta de conexão faria o PC ligar e desligar dessa forma?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

@WOZ Dods  Reconectei tudo um por um também, e persistia a mesma coisa. Só falta tentar reencaixar o processador, apesar de eu ter averiguado e parece bem encaixado, o CPU fan dele roda quando eu ligo, não sei se isso é importante. E vou tentar as questões do slot. Se eu reiniciar a BIOS (como faço isso? pela bateria) não perco a garantia?

Resetar a BIOS é um procedimento padrão que não tem qualquer influência sobre a garantia. Toda placa-mãe precisa desse procedimento eventualmente, e não altera qualquer característica da mesma, apenas repõe as configurações de fábrica. Para resetar a BIOS consulte seu manual e procure pelo jumper CLR_CMOS. Com o computador desconectado da tomada feche curto entre os dois pinos desse jumper (use uma chave de fenda) por uns 20 segundos ininterruptos. Feito isso, é só reconectar à tomada e ligar para testar.

Ainda sim insisto, teste outros cabos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

@WOZ Dods Mas a chave de segurança, se estivesse errada, ligaria o PC? Porque fica rodando tudo por uns 40 segundos, apaga, e reinicia, e fica nesse loop eterno.

 

Se for algo em relação ao monitor, a falta de conexão faria o PC ligar e desligar dessa forma?

Despreze a chave de segurança, se ela estivesse na posição errada sequer ligaria.

Você poderia esclarecer qual é o modelo da sua fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

Além do mais, esse o cabo DP sempre funcionou de boa, acho que não tem nem 5 meses de comprado. Testei em conexão HDMI também e nada.

adicionado 0 minutos depois

@WOZ Dods Tá bem. Vou tentar a questão dos cabos e da BIOS.

Cara, não dá para salientar o bastante o quanto que cabos são fáceis de danificar. Tem uns que duram uma vida e você troca de computador e ainda reaproveita. Outros já vem com defeito, outros estragam em pouco tempo de uso. É tudo uma questão de sorte de ter comprado uma amostra boa ou ruim. Ao testar observe bem que o cabo tem que clicar ao entrar, e ficar preso até você apertar o botão de liberação da trava. Se ele estiver saindo sem apertar esse botão pode estar acontecendo algo muito comum, que é o conector não entrar todo porque a aleta do gabinete está impedindo a conexão completa. Nesse caso às vezes basta reposicionar a GPU para que a saída DP fique o mais distante da aleta possível. Às vezes só pegando um cabo mais fino ou debastando sua ponta com estilete para resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Sim, pra eu retirar, preciso apertar o cabo DP embaixo para que ele saia, dessa forma, ficando bem encaixado, correto? Minha VGA tem led também, assim que ligo o PC, os leds dela também acendem. E eu testei esse DP no processador, testei dois HDMI no processador também, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

@WOZ Dods Sim, pra eu retirar, preciso apertar o cabo DP embaixo para que ele saia, dessa forma, ficando bem encaixado, correto? Minha VGA tem led também, assim que ligo o PC, os leds dela também acendem. E eu testei esse DP no processador, testei dois HDMI no processador também, etc...

Estou sugerindo todos os testes possíveis para que descartemos as possibilidades mais simples. Por vezes temos que repetir esses testes com pequenas variações para chegarmos ao X da questão. No geral o teste de bancada deveria ser o seu diagnóstico definitivo.

 

Já fez o reset da BIOS?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Entendi, parceiro. Vou usar o que tenho de cabo lá. Aliás, posso usar o cabo de alimentação do monitor na fonte do PC? Pra fins de testes mesmo.

 

Ainda não. Tô no trabalho. Chegando em casa, o farei.

adicionado 1 minuto depois

O que mais me impressiona é não bipar absolutamente nada. E caso seja placa-mãe, é muito azar, porque tá nova, chegou ontem e deu isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

Entendi, parceiro. Vou usar o que tenho de cabo lá. Aliás, posso usar o cabo de alimentação do monitor na fonte do PC? Pra fins de testes mesmo.

Sim, pode. São universais geralmente.

10 minutos atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

O que mais me impressiona é não bipar absolutamente nada. E caso seja placa-mãe, é muito azar, porque tá nova, chegou ontem e deu isso.

Já vi acontecer, vejo mais hoje em dia. Recebi umas 3 MBs mortas ano passado, e todas ficavam assim. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods *****, mano. :(

O que fica na minha cabeça é como uma MB morta (caso seja isso) fica ligada por uns 40 segundos, desliga, reinicia e pra sempre isso.

De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas, vou tentar cada uma delas e dar o feedback aqui se eu consegui resolver ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Cavalcante Tenório

Ainda há esperanças. Se tudo mais falhar, faça o teste de bancada. Extraia a placa-mãe, fonte, cpu e memórias do gabinete, teste apenas eles sobre uma superfície isolante, sem usar conexões ou cabos do gabinete. Lembre de testar sem mouse ou teclado, pois curtos nas portas USB também podem prevenir o funcionamento da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Meus queridos, em especial você que me ajudou, hahaha, trago boas novas. Fiz um último teste que foi tirar as duas memórias, peguei cada uma e comecei a espetar em cada slot. A primeira agora fazia o pc ficar desligando e reiniciando de 2 em 2 segundos, diferente de antes, que demorava uns 40 segundos e reiniciava pra tentar ligar. Coloquei a outra sozinha no primeiro slot e adivinha? Funcionou de primeira, pra minha surpresa, porque quando é problema com memória geralmente dá o bipe e isso não tava acontecendo. Vou espetar a memória que talvez esteja com defeito pra ter a certeza. Mas, por enquanto, o PC está ligado há uns 30 minutos e nada aconteceu. Tá respondendo muito bem, inclusive. E, cara, ontem eu tentei o mesmo teste, com apenas um pente, sem pente, e nada acontecia, aí hoje foi. Ah, e eu troquei o cabo de força da fonte, coloquei o do monitor, não sei se isso teve influência. E talvez ontem, eu estava testando com apenas um pente, o pente que estava ruim. Enfim, ainda continua um mistério pra mim, mas o PC ligou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Cavalcante Tenório Pentes de memória são meio misteriosos mesmo. Dependendo de qual é o tipo de defeito eles só falham quando preenchidos até um certo ponto. Além disso tem versões de BIOS que bugam memória, sempre é bom atualizar. 

 

Enfim, testar em todos os slots é essencial! Se conseguir iniciar o PC com ambos conectados (teste fora da configuração de dual channel, usando 3º e 4º slots), você pode passar o memtest86 para saber se realmente o pente morreu. Se ainda estiver na garantia, só felicidade, caso contrário aproveite para comprar outra que está em promoção.

adicionado 0 minutos depois

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101187

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Meu Deus, que preço incrível!!! Mas eu preciso de outro pente idêntico pra não dar ruim em frequência e incompatibilidade, que no caso seria HyperX Fury 2666Mhz. E eu vou baixar o Aida 64 pra ver minha bios atual. Apesar que acho que é recente, porque a B450m Steel Legend é basicamente o topo das B450 (perdendo pra Tomahawk, eu acho), então deve aceitar de boa.

adicionado 1 minuto depois

Aliás, como uso o Memtest86?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

@WOZ Dods Meu Deus, que preço incrível!!! Mas eu preciso de outro pente idêntico pra não dar ruim em frequência e incompatibilidade, que no caso seria HyperX Fury 2666Mhz. E eu vou baixar o Aida 64 pra ver minha bios atual. Apesar que acho que é recente, porque a B450m Steel Legend é basicamente o topo das B450 (perdendo pra Tomahawk, eu acho), então deve aceitar de boa.

adicionado 1 minuto depois

Aliás, como uso o Memtest86?

Não tem nada disso de pentes idênticos. A placa-mãe vai reduzir a velocidade da memória mais rápida para rodar na mesma frequência e latências da mais lenta. Posteriormente, se você desejar, pode substituir a kingston para aproveitar a frequência da Geil. Vendendo a Kingston você ainda reavê seu investimento.

 

6 minutos atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

E eu vou baixar o Aida 64 pra ver minha bios atual. Apesar que acho que é recente, porque a B450m Steel Legend é basicamente o topo das B450 (perdendo pra Tomahawk, eu acho), então deve aceitar de boa.

Não é nem de longe a top, mas a top "budget". Pode usar o CPUz, mas nem perderia tempo fazendo isso no seu lugar. Hoje quase todas as placas mãe tem aplicativo de windows que faz a verificação da versão de BIOS instalada e baixa a versão correta para não ter erro. Veja no site da Asrock se tem isso.

 

Memtest você tem que entrar no site deles. Tem passo a passo lá para fazer uso dele por pendrive, inicializando antes do sistema que é a única forma de se testar uma memória corretamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza. De qualquer forma, obrigado por toda a assistência. Vou espetar o outro slot pra vê se liga e funciona.

adicionado 2 minutos depois

Chequei e tá numa BIOS bem recente mesmo, de agosto de 2019.

adicionado 15 minutos depois

@WOZ Dods E se eu te falar que espetei a outra memória RAM e funcionou normal também?! Tá reconhecendo os 16gb de RAM, porém tá reconhecendo apenas em single channel. Será que precisa plugar em outro slot?

adicionado 21 minutos depois

Li o manual aqui. Tem que ser uma no começo, outra no meio, do mesmo jeito que testei ontem e não funcionou, vamos ver agora. Volto já com os resultados.

adicionado 32 minutos depois

Bom, testes feitos, troquei os slots, memória funcionando de boa agora, reconheceu dual channel, PC gelado, CPU batendo 35 graus, VGA também. Parece que trocar o cabo de energia da fonte foi o diferencial. Por enquanto, já reiniciei umas 10 vezes, atualizando e testando e tá funcionando. Acho que o problema foi resolvido. @WOZ DodsMuito obrigado, cara. Me ajudou demais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...