Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 600W EVGA no Estabilizador


Ir à solução Resolvido por Kleber Peters,

Posts recomendados

 Salve, bom, ultimamente vem aparecendo bastante o assunto sobre nao usar a fonte ligada no estabilizador, porque pode danificar a fonte etc...
 Enfim, eu tenho uma fonte de 600W da EVGA, com PFC Ativo, OCP,OVP,UVP,OPP,SCP, e OTP, e ela esta ligada em um estabilizador da Forceline(especificaçoes na foto).
 porém, meu pc nao usa muitos Watts, acho que nem sequer passa dos 300w, ok.
 Eu uso o pc ligado no estabilizador acho que a mais de 1 ano, e nunca deu problema algum na fonte, e agora eu fui trocar meu pc de lugar e resolvi ligar a fonte direto na tomada pela primeira vez(esperei 10 min ate a fonte "acalmar" claro) , e acabou dando um leve estourinho na tomada, ai achei melhor nao ligar direto na tomada, e continuar usando no estabilzador.
 Enfim, minha duvida é, tem algum problema iminente de usar a fonte no estabilizador? e se sim, qual exatamente? e por que?
 E n vem mandar link de post ou video de sei la qm q ja rodei metade desse forum, porém nenhum se encaixou muito no meu caso, alem de terem especificado bastante sobre o tipo da fonte e do estabilizador

WhatsApp Image 2020-01-27 at 10.31.19.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 minutos atrás, SneazyBr disse:

, e acabou dando um leve estourinho na tomada, ai achei melhor nao ligar direto na tomada, e continuar usando no estabilzador.
 Enfim, minha duvida é, tem algum problema iminente de usar a fonte no estabilizador? e se sim, qual exatamente? e por que?

O estourinho na tomada deve ser por conta de ela não ser aterrada. Me corrija se estiver errado.

 

Sobre usar estabilizador em fonte, vamos lá... a fonte possui recursos de estabilização muito mais eficientes que os estabilizadores normais. Estes usam componentes eletromecânicos enquanto aquelas usam componentes eletrônicos para estabilizar. Posto isto, o estabilizado produz ruido elétrico enquanto estabiliza a tensão. E isto prejudica o primário das fontes, sobrecarregando os componentes delas. Componentes trabalhando com sobrecarga tem sua vida útil reduzida. Veja que a definição do equipamento é 'estabilizador para eletrodomésticos', que majoritariamente não possuem nenhum tipo de estabilização na entra e, para estes, o equipamento é importante. Já para computadores, por aquilo que citei antes, é prejudicial. Então, compre um bom filtro de linha e elimine a utilização do estabilizador no computador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@SneazyBr Estabilizador é um veneno pra qualquer fonte,até mesmo as genéricas.

Sobre o "estourinho na tomada" seria tipo aqueles "choquinhos"?Se for isto,não tem problema algum.

Deu sorte de não ter queimado a fonte ainda,de maneira bem básica (esse é um dos motivos pelo qual o estabilizador é inútil) é que as boas fontes trabalham de AC 90~264V sem problema algum,nenhum estabilizador consegue operar em tamanha variação de tensão.Outros motivos o colega @Kleber Peters citou acima.

Use filtro de linha de qualidade ou direto na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!