Ir ao conteúdo

Fonte 600W EVGA no Estabilizador

Ir à solução Resolvido por Kleber Peters,

Posts recomendados

Postado

Salve, bom, ultimamente vem aparecendo bastante o assunto sobre nao usar a fonte ligada no estabilizador, porque pode danificar a fonte etc...
 Enfim, eu tenho uma fonte de 600W da EVGA, com PFC Ativo, OCP,OVP,UVP,OPP,SCP, e OTP, e ela esta ligada em um estabilizador da Forceline(especificaçoes na foto).
 porém, meu pc nao usa muitos Watts, acho que nem sequer passa dos 300w, ok.
 Eu uso o pc ligado no estabilizador acho que a mais de 1 ano, e nunca deu problema algum na fonte, e agora eu fui trocar meu pc de lugar e resolvi ligar a fonte direto na tomada pela primeira vez(esperei 10 min ate a fonte "acalmar" claro) , e acabou dando um leve estourinho na tomada, ai achei melhor nao ligar direto na tomada, e continuar usando no estabilzador.
 Enfim, minha duvida é, tem algum problema iminente de usar a fonte no estabilizador? e se sim, qual exatamente? e por que?
 E n vem mandar link de post ou video de sei la qm q ja rodei metade desse forum, porém nenhum se encaixou muito no meu caso, alem de terem especificado bastante sobre o tipo da fonte e do estabilizador

WhatsApp Image 2020-01-27 at 10.31.19.jpeg

• Solução
Postado
6 minutos atrás, SneazyBr disse:

, e acabou dando um leve estourinho na tomada, ai achei melhor nao ligar direto na tomada, e continuar usando no estabilzador.
 Enfim, minha duvida é, tem algum problema iminente de usar a fonte no estabilizador? e se sim, qual exatamente? e por que?

O estourinho na tomada deve ser por conta de ela não ser aterrada. Me corrija se estiver errado.

Sobre usar estabilizador em fonte, vamos lá... a fonte possui recursos de estabilização muito mais eficientes que os estabilizadores normais. Estes usam componentes eletromecânicos enquanto aquelas usam componentes eletrônicos para estabilizar. Posto isto, o estabilizado produz ruido elétrico enquanto estabiliza a tensão. E isto prejudica o primário das fontes, sobrecarregando os componentes delas. Componentes trabalhando com sobrecarga tem sua vida útil reduzida. Veja que a definição do equipamento é 'estabilizador para eletrodomésticos', que majoritariamente não possuem nenhum tipo de estabilização na entra e, para estes, o equipamento é importante. Já para computadores, por aquilo que citei antes, é prejudicial. Então, compre um bom filtro de linha e elimine a utilização do estabilizador no computador. 

• Membro VIP
Postado

@SneazyBr Estabilizador é um veneno pra qualquer fonte,até mesmo as genéricas.

Sobre o "estourinho na tomada" seria tipo aqueles "choquinhos"?Se for isto,não tem problema algum.

Deu sorte de não ter queimado a fonte ainda,de maneira bem básica (esse é um dos motivos pelo qual o estabilizador é inútil) é que as boas fontes trabalham de AC 90~264V sem problema algum,nenhum estabilizador consegue operar em tamanha variação de tensão.Outros motivos o colega @Kleber Peters citou acima.

Use filtro de linha de qualidade ou direto na tomada.

• Membro VIP
Postado

@SneazyBr É bom ter aterramento por segurança do usuário mesmo,já reparou que o gabinete dá pequenos choques?Isso ocorre pelo fato de não ter aterramento,essa energia é drenada para o usuário.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...