Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade Asrock B450 com corsair vengeance


Posts recomendados

Fala galera,

 

comecei a pesquisar aqui sobre compatibilidade da placa-mãe com a memória e fiquei com a pulga atrás da orelha.

 

Montei meu pc com uma B450 steel legend mATX, o 3700x e duas corsair vengeance 8gb 3200.

Quando eu comprei, não me preocupei muito com compatibilidade, mas agora, olhando no site, não aparece o modelo da minha memória como sendo compatível. Até agora não tive problemas, mas fico na dúvida se no futuro pode dar algum problema.

O modelo das memórias é cmk16gx4m2b3200c16w.

 

A pergunta é... será que tem problema de compatibilidade, ou na verdade não foi testado o modelo.

 

Fui atrás de informações pelo código da memória e a única coisa que eu não consegui identificar foi o "b" que tem depor do m2 (cmk16gx4m2b3200c16). Alguém sabe exatamente o que significa.

 

Nessa tabela fala em modifier, mas não explica ele.

 

 

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, depois dessa eu vou gravar o que vou dizer para reutilizar mais um monte de vezes toda vez que colegas se depararem com esse tipo de dúvida.

Vamos lá.

 

Tabelas do tipo QVL presentes nas páginas de placas mãe dizem respeito ÚNICAMENTE a modelos que foram testados na referida placa-mãe, não dizendo respeito a uma infinidade de modelos que foram lançados antes ou após a placa-mãe, restringindo-se única e tão somente a modelos disponíveis na data dos testes, não servindo como restrição mas sim como referência. Trata-se de uma tabela de REFERÊNCIA, devendo ser consultada únicamente com este intuito. Se houvesse alguma importância maior que isso, ela conteria não somente memórias que funcionaram (basicamente todas que foram testadas funcionaram, observe), mas sim todas as que NÃO funcionaram também. 

 

O padrão DDR de memórias é regulado por uma instituição internacional e prevê compatibilidade entre todos os dispositivos que são fabricados, independentemente de modelo ou marca. Seja DDR, DDR2, DDR3, DDR4 ou até as já anunciadas DDR5, toda placa-mãe que é compatível com o padrão suportará todas as memórias fabricadas seguindo tal padrão, pois as especificações básicas não são determinadas pelos fabricantes mas sim pela referida empresa. PONTO FINAL.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, LeandroMV disse:

Legal. Obrigado pela explicação@WOZ Dods

 

E o que muda no modifier? Pelo que eu pesquisei é mais o timing da memória e a tensão. É isso mesmo?

Pode ter alguma incompatibilidade especialmente na tensão?

Relembrando tudo que já disse antes, não haverá QUALQUER incompatibilidade enquanto o padrão for o mesmo (DDR4 no caso). O que pode haver, nesse aspecto, é diferença de desempenho unicamente. Observe que a tabela é tão vaga quanto o que ela propõe fazer, qual é a ideia de que existem memórias que vão rodar melhor com sua MB do que outras. Isso não existe, e na pior das hipóteses você pode não conseguir rodar com as memórias na velocidade máxima rotulada, sempre por questões de amostragem (tanto da placa-mãe quanto da memória e da CPU, que estão todas sujeitas a tanto), mas JAMAIS por incompatibilidade.

Entenda, muitas pessoas compram memórias que estão na listagem e não conseguem rodar com as frequências rotuladas por questões de pura AMOSTRAGEM. Cada amostra de cada componente tem suas limitações específicas e únicas. Presumir que você vai conseguir fazer o mesmo OC (sim, toda memória que tem velocidade máxima dependente de XMP está necessariamente rodando em OC), é surreal. A amostra dita o que você vai conseguir fazer, e isso é 100% imprevisível.

A despeito de tudo isso, recomendo que se preocupe menos com a lista, a qual mais uma vez insisto que é unicamente para REFERÊNCIA, jamais para restrição. 

Compre memória de boa marca, de durabilidade comprovada e incontestável para garantir que será duradoura e funcionará dentro das especificações esperadas. Além disso, o resto é sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!