Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade da internet é normal via cabo, mas lenta no wifi e no access point


Posts recomendados

Olá CdH, gostaria de ajuda com uma problema que eu estou tendo com dois equipamentos. 

O caso é o seguinte: Eu tenho um TP link TL-WR849N como meu roteador principal. Minha internet é de 80mega. Via cabo a internet é normal, via wifi a internet fica com 40mega. Além do tp link eu uso um CPE 210 da TP link como access point. O maior problema é que que a internet do access point fica só em 20 mega. 

o QoS está desetivado nos equipamentos. Alguém pode ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para atingir velocidades mais altas no wifi, seu equipamento deve ser compatível com o padrão 802.11ac, e não o 802.11bgn. Vulgarmente o pessoal conhece o 802.11ac por wifi 5Ghz, e o 802.11bgn pelo wifi 2.4Ghz.

Eu tenho um roteador dual band, meu ps4 antigo fazia downloads por volta de 20Mbps, sendo que eu tinha internet 100Mbps na época. Depois que peguei o PS4 Pro, com o wifi atualizado para 5Ghz, as velocidades de download agora são bem maiores.

Meu computador também está usando o Wifi 5Ghz, e num link de 300Mbps (bits) eu consigo por volta de 29MB/s (bytes, não bits).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. 
Não sou um expert no assunto mas tenho alguns conhecimentos.

 

Wifi quase sempre tende a perder velocidade. Quase sempre, depende muito.

a) A maioria das redes wifi trabalham na frequência 2.4ghz. O problema é que vários outros dispositivos também trabalham nesta mesmo banda (roteadores dos vizinhos dentre outros dispositivos o que acaba gerando interferência no sinal e consequentemente redução e/ou variação da velocidade da internet). Para tentar aproveitar ao máximo a sua internet via wifi você tem que adquirir um roteador dual band, conforme o Marco falou acima. O seu roteador e o acess point não suportam a frequência 5ghz. Dual band quer dizer que ele trabalha nas frequências 2.4 e 5ghz. Mas atenção, antes de comprar, precisas saber se o dispositivo que recebe a conexão wifi é compatível com a frequência 5ghz. Uso aqui em casa duas bandas porque tenho dispositivos que não são compatíveis com a banda 5ghz. A diferença de velocidade é grande. 5ghz é muito bom! Se quiser uma indicação eu uso o roteador TP-Link Archer c60. Não é muito caro e até agora estou satisfeito. É importante ressaltar, também, que o alcance da rede 5ghz é menor e varia de roteador para roteador.

b) Quantidade de dispositivos conectados e usando a internet reduzem a velocidade variavelmente.

c) A distância também influencia na redução de velocidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse CPE210 é 802.11bgn, não vai chegar mesmo. Por mais que o fabricante diga que chega nos 300Mbps, isso é ilusão. Já tive roteadores 802.11bgn que diziam que chegava a 300Mbps, e nunca chegavam perto disso. Fora que se tiver mais gente conectada nessa rede, a velociade vai cair ainda mais. Como eu disse, meu PS4 antigo era 802.11bgn, chegava a no máximo 20Mbps, depois que peguei o modelo novo, com wifi 802.11ac, aí sim consegui a velocidade máxima do link de internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, CalangoGordo disse:

Olá CdH, gostaria de ajuda com uma problema que eu estou tendo com dois equipamentos. 

O caso é o seguinte: Eu tenho um TP link TL-WR849N como meu roteador principal. Minha internet é de 80mega. Via cabo a internet é normal, via wifi a internet fica com 40mega. Além do tp link eu uso um CPE 210 da TP link como access point. O maior problema é que que a internet do access point fica só em 20 mega. 

o QoS está desetivado nos equipamentos. Alguém pode ajudar?

via wifi a internet fica com 40mega - Mas 40 megas pra uma rede 2,4 ghz ja é otimo.ainda mais se for um celular

 

CPE 210 fica só em 20 mega. A cpe ta ligada no cabo de rede ? Fica 20 megas a banda total, ou somente em um usuario ? 

 

Por exemplo, ao fazer teste velocidade com 4 celulares simultaneos todos eles dao 20 megas ? Ou ta dando uma media de 5 megas por aparelho ? Porque vejamos bem, se 4 celulares simultaneos der 20 megas que dizer que teremos 80 megas passando sim.Ai significa que essa sua cpe so aguenta mandar 20 mega . para os aparelhos proximos.

 

Pra atingir a prometida 300 mbps essas cpes so funcionam em modo ponto a ponto rs  Mas veja pelo lado bom, se tiver dando uma media de 20 megas por aparelho, tu ja consegue vender um plano de internet 20 megas para 4 pessoas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!