Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galero, boa noite !! 
estou no dilema de 2 placa de video.. uma rx 570 4gb a 690 mangos de uma marca q não tem la garantia boa aqui no Brasil e uma rx 580 8gb a 770 mangos, por 80 R$ ae ganhei o up de + de 10% de performance saindo de rx 570 para rx580 e + 4gb de memoria da placa de video.. achei uma otima vantagem, a questão é 
minha fonte é uma c3 tech modelo DSA-500VE , aquele modelo q é ok, tem uma qualidade basica, mas em vez de entregar os 500W entrega apenas uns 440W real.. só que ela tem 2 cabos de 6 pinos para placa de video
a rx 570 tem entrada de 6 pinos
a rx 580 tem entrada de 8 pinos
e agora josé? o que da para eu fazer para eu aproveitar a rx 580? terei eu que mudar de fonte? comprar uma nova? so por causa da falta de cabo de 8 pino? sendo que a minha aguenta essa config de ryzen 5 1600 + rx 580 + placa-mãe gigabyte AB350m
Alguem tem alguma dica do que fazer ae? vi que usar aqueles adptador molex pode ser usável, mas fiquei em duvidas, como 2 alimentação de HD vai da conta de virar um cabo de 8 pinos? da conta mesmo? o pior que esses adaptadore só encontro em mercado livre, o que me da a duvida da qualidade dos mesmos

Postado
agora, PlayerUzumaki disse:

@Alexandre Rebouças nem pense em fazer gambiarra usando esses cabos adaptadores o certo mesmo é trocar de fonte recomendo a CX450 ou VS450/500

Pois é, ja vi muita gente falando que ate da para usar esses cabos, se a fonte de fato aguentar, ae fiquei na duvida porque... 22 cabos de alimentação de HD "virando" 1 cabo de 8 pinos me parece esquisito, se não me engano 1 cabo de 8 pinos entrega ate 150W de potencia, ae tenho minhas duvidas se 2 cabo de alimentaçao de HD de fato entrega mais q 75w cada um..

o ruim é que nao queria de fato ter q comprar 1 fonte nova, la se vai uns 230 R$ a mais de gasto que nao gostaria de gastar :T ja que minha fonte ainda ta firme e forte aqui.. vou acabar tendo que optar pelo modelo da rx 570 por causa de cabo é osso

Postado

@PlayerUzumaki  na verdade ela não é tão genérica assim não, tem review aqui do forum mesmo sobre ela 

o problema dela é o falso rotulo de 500W sendo q ela é 440W no maximo, como falei não é uma fonte top, mas também não é uma genéria, e como no proprio review diz, ela é apenas uma fonte OK, que faz o basico do feijao com o arroz
eu usava ela com um kit de fx 6300 + r9 280x que consumia muito mais que esse kit que pretendo colocar junto com a rx 580 e nunca deu problema, nem mesmo forçar reiniciamento. sendo o fx 6300 consumindo se nao me engano 95W e a r9 280x pegando uns 225 W,
o ryzen 5 1600 q tenho consome 65W e a rx 580 pegando 180W, como nao iria da conta disso se dava antes com uma configuração que consumia uns 55W a mais?.
Como falei o problema é o cabo, vou gastar + de 230R$ para pegar uma corsair de 450W mesmo potencia basicamente que minha fonte que esta funcionando ok ainda aqui so por causa de 1 cabo de 8 pinos que nao tem aqui na fonte?

Postado

@Alexandre Rebouças TDP não é consumo de energia o Ryzen 5 1600 gasta mais do que o FX (se não me engano) já da placa de vídeo a RX570 ou RX580 gasta muito mais que a R9 280x por ser mais potente e com tecnologias mais recentes e fonte é a coisa mais importante do pc se tiver uma de má qualidade pode comprometer o seu pc inteiro

Postado
3 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Alexandre Rebouças TDP não é consumo de energia o Ryzen 5 1600 gasta mais do que o FX (se não me engano) já da placa de vídeo a RX570 ou RX580 gasta muito mais que a R9 280x por ser mais potente e com tecnologias mais recentes e fonte é a coisa mais importante do pc se tiver uma de má qualidade pode comprometer o seu pc inteiro

de onde tu tirou essa informação que ryzen 5 1600 consome mais que os fx? que eram uma arquitetura com altissimo consumo, e de onde tu tirou que uma rx570 com 150w gasta mais que uma r9 280x? to começando a duvidar da sua índole 🤨. Concordo que a fonte é algo importante, mas tu ja começou acusando minha fonte ser genérica sem conhecer so porque não e das marcas mais referencias modinhas, e agora essa dos consumos inversos, nada contra vossa pessoa, mas me mostre ae a fonte de dados dessas tuas informações 🤔

Postado

@Alexandre Rebouças me desculpe realmente me enganei sobre os uso de energia das peças mas mesmo assim recomendo que troque a fonte o mais rápido o possível, mas sua fonte não deixa de ser genérica mas se for para continuar com a mesma por algum tempo recomendo que pegue a RX570

adicionado 0 minutos depois

https://outervision.com/power-supply-calculator qualquer duvida do uso de seu kit use esse site

• Coordenador
Postado
10 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

E a fonte já era para ter o cabo pci de 6+2.

Em fontes mais antigas pode ocorrer de ter os dois conectores com apenas 6 pinos. O conector de 8 pinos não era tão comum naquela época. 

10 horas atrás, Alexandre Rebouças disse:

Pois é, ja vi muita gente falando que ate da para usar esses cabos, se a fonte de fato aguentar, ae fiquei na duvida porque... 22 cabos de alimentação de HD "virando" 1 cabo de 8 pinos me parece esquisito, se não me engano 1 cabo de 8 pinos entrega ate 150W de potencia, ae tenho minhas duvidas se 2 cabo de alimentaçao de HD de fato entrega mais q 75w cada um..

Nunca use adaptadores que convertem conexões Sata em conexões PCI-E, isso é pedir para ter problemas. Os conectores Sata não foram feitos para suportar essa quantidade de corrente. Adaptadores que utilizam conexões Molex são muito melhores. Mas melhor ainda seria utilizar um adaptador que converte suas duas conexões de 6 pinos em uma de 8 pinos. 

O conector de 6 pinos fornece até 75W, o slot da placa-mãe também fornece até 75W e o conector de 8 pinos fornece até 150W. O maior problema com relação à utilização de adaptadores é que a maioria das fontes que demandam isso não suportam a configuração. Não seria o seu caso. A preocupação fica, então, por conta da qualidade dos adaptadores. Se você optar por pegar o 2x 6-pin --> 8-pin é bem mais seguro...

10 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

na verdade não é só o cabo o problema sua fonte é o problema é uma fonte genérica que nem suporta a RX570 vai dar ruim se você usar ela com a RX570 ou a RX580

Essa fonte definitivamente não é genérica. Apesar de mentir na potência rotulada, o desempenho dela é bom. Supera, inclusive, muita fonte "moderna" por aí (cof, Aerocool KCAS, cof). 

Não é o ideal para se usar na configuração em questão, ainda mais ao considerar a idade dela. Mas não vai chegar a comprometer. 

10 horas atrás, Alexandre Rebouças disse:

Como falei o problema é o cabo, vou gastar + de 230R$ para pegar uma corsair de 450W mesmo potencia basicamente que minha fonte que esta funcionando ok ainda aqui so por causa de 1 cabo de 8 pinos que nao tem aqui na fonte?

Pega a Pichau Nidus 500W. Custa menos que isso e tem dois conectores para placas de vídeo. A CX 450 não tem. 

10 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

TDP não é consumo de energia o Ryzen 5 1600 gasta mais do que o FX (se não me engano) já da placa de vídeo a RX570 ou RX580 gasta muito mais que a R9 280x por ser mais potente e com tecnologias mais recentes e fonte é a coisa mais importante do pc se tiver uma de má qualidade pode comprometer o seu pc inteiro

O Ryzen 5 1600 consome menos que o FX 6300. E a RX 570 e a RX 580 consomem menos que a R9 280X:

untitled-1.png

Estabelecer relações diretas entre desempenho e consumo, desconsiderando arquiteturas, é um erro muito comum. Quanto mais a tecnologia é desenvolvida e menor é o tamanho do transistor, mais refinada é a arquitetura e menos ela consome para entregar determinado desempenho. 

9 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

...mas sua fonte não deixa de ser genérica...

Um teste do nosso próprio site foi citado demonstrando que a fonte não é genérica. 

9 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

https://outervision.com/power-supply-calculator qualquer duvida do uso de seu kit use esse site

Essas calculadoras tendem a superestimar o consumo. É importante tomar cuidado ao usá-las. 

• Curtir 2
Postado
15 horas atrás, KairanD disse:

Mas melhor ainda seria utilizar um adaptador que converte suas duas conexões de 6 pinos em uma de 8 pinos

o problema que nao encontrei nem um adaptador desse genero  vendendo pela net :T 

Pega a Pichau Nidus 500W. Custa menos que isso e tem dois conectores para placas de vídeo. A CX 450 não tem.

Pior que eu ja to em 1 limite de gasto que essa rx 580 é 1 limite que só daria conta de pegar ela, e sem trocar a fonte.. eu cheguei a conclusão que vou pegar a rx 570 mesmo, diferença de performance não é estão grande assim, eu ainda gastaria 125 R$ a mais da diferença de preço + gastar 239R$ com fonte, so para poder usar ela, claro que teria o ganho da 4gb de ram a mais na placa de video e + 2 anos de garantia com 1 marca mais confiavel.. mas vou arriscar, e futuramente mt provavel que as proximas placas de videos de novas arquiteturas vão vir com tecnologia melhor e vão consumir menos fazendo mais, então faço um upgrade sem precisar mudar a fonte, ouu futuramente mudo ela quando tiver economicamente mais confortável para isso

Essas calculadoras tendem a superestimar o consumo. É importante tomar cuidado ao usá-las. 

ja vi mt topico falando disso mesmo, as fabricantes jogam o recomendado porque nao sabem todo o kit do pc do cara, ae deixam uma margem grande para segurança.. e levando em consideração ao grafico e você mostrou ae realmente n faz sentido dizer que umas fonte de 450~500 n daria conta
vendo que ali uma rx 570 consome no total 168W + 65w de um cpu ryzen,dando 235W, sobra ainda  217 W de consumo para o resto dos equipamentos usando uma fonte de 450W, o que vai consumir 217W? mobo? memoria? ventoinhas ? hd e USBs? acho q somando tudo n deve consumir nem 100w direito, imagine os 217W

mas vendo esse grafico fiquei com uma pulga atrás da orelha, a rx 570 dae consome 168.. a que tem modelo da asrock , é modelo de 6 pino, limitado a 150w somado com o pci da mobo, sera q esse modelo é capado? 🤔  , ou o modeo da saphari do grafico ae é OC? porque tem 1 modelo das asrock dessa rx 570 q é o gaming phanton X OC q é 8 pinos , o meu boletado ae é gaming phaton D sem over e é 6 pino

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...