Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Phoenyx @RS Faria

Na verdade ainda vou comprar essa fonte, estou usando uma fonte de 650W da MTek genérica, semana que vem vou comprar a CX450 80plus Bronze. Comparando as duas a CX450 economizaria muito mais energia que a 650W MTek?

OBS: Pelo que pesquisei essa fonte 650W MTek entrega 400W reais, e além de tudo a que estou usando está com a ventoinha com folga por causa da idade já, as vezes ela se atravessa dentro da fonte e fica fazendo barulho.

adicionado 3 minutos depois

@Phoenyx @RS Faria

Nesse quesito eu faria essa mudança para 220V mais posteriormente, algum dia que tivesse livre, mas queria perguntar se vale a pena? Senão nem esquento a cabeça com isso.

• Membro VIP
Postado

@Trave43 Economizaria, mas nem tanto. Chutando que esta sua fonte possua pelo menos 70% de eficiência, ou seja, desperdiça 30% da energia em calor, a Corsair possui eficiência superior a 80%, desperdiçando menos.

Vale a pena mudar para 220v se estiver arrumando a parte elétrica aí, do contrário não.

O principal mesmo é largar a fonte genérica, que arrisca seu PC, do que se preocupar com economia de energia.

Questão de wattagem da fonte importa conforme a exigência do seu PC. A fonte pode oferecer 1500W, mas se o PC consome somente 200W ela tá sobrando. Você não consome energia a mais com fonte mais potente, mas sim sua eficiência decai se não utilizada entre 50~60% de sua capacidade.

Postado

A economia de energia seria na ordem de centavos, NÃO vale a pena!

Se na sua residência voce tem opção de tomadas 110V e 220V, isso quer dizer que a rede elétrica da sua cidade é 110V e para voce poder ter tomadas 220V na sua casa, essas tomadas teriam que ser fase-fase e não fase-neutro. Tomadas fase-neutro são mais seguras que tomadas fase-fase.

Se a rede elétrica da sua cidade for 220V, então todas as tomadas da sua residência serão 220V fase-neutro, que é a melhor de todas as opções...

Postado

@Phoenyx Estava interessado em comprar essa fonte, pelo fato de meu PC dar as vezes uns mini gargalos, tenho um i5 3330, RX550, dois pentes de 4 GB RAM DDR3, HD 300GB e SSD 240GB, troquei recentemente o cooler box por um cooler melhor que mantem o processador abaixo dos 58 graus e isso ajudou bastante nos gargalos que antes eram mais acentuados.

Quando vou copiar algo usando o SSD ou HD, eles oscilam bastante a taxa de dados, por isso, acho que a fonte é o causador de tudo isso por ser velha e genérica.

adicionado 2 minutos depois

@gutopereira Na minha cidade é usado as tomadas 110V, porém, em minha casa foi feito a fiação junto com o do comércio aqui no terreno, a rede é TRIFÁSICA com neutro.

Postado
3 horas atrás, Trave43 disse:

@Phoenyx

@gutopereira Na minha cidade é usado as tomadas 110V, porém, em minha casa foi feito a fiação junto com o do comércio aqui no terreno, a rede é TRIFÁSICA com neutro.

Sim, se na sua residência voce tem a opção de ter tomadas 110V e 220V, então necessariamente a rede que passa na sua rua tem que ser a TRIFÁSICA...

Se a rede fosse MONOFÁSICA voce simplesmente não teria opção de ter tomadas 220V fase-fase, apenas tomada 110V fase-neutro.

Ao olhar para o poste, voce vai ver 4 fios passando. O primeiro(de cima) é o neutro e os outros 3 fios são o fase, cada um deles com 110V. Pegando um fio fase e o fio neutro voce faz uma tomada 110V, e pegando 2 fios fase voce faz uma tomada 220V.

Na industria voce tem equipamentos 220V e 380V. A tomada desses equipamentos possuem 4 pinos, podendo ter 3 fases e um neutro.

Ja nas regiões do país onde não existe a opção de tomadas 110V como no nordeste ou região sul, isso acontece porque a rede que passa na rua é o TRIFÁSICO 380V, ou seja dos 4 fios que passam no poste o primeiro é o neutro e os outros 3 fios são o fase sendo que cada um deles é 220V (e não 110V). Portanto todas as tomadas das casas terão uma fase de 220V e um neutro. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...