Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Com a iminência do lançamento do Half-life: Alyx e Medal of Honor, tive que me movimentar e me endividar comprando esse brinquedinho para adentrar de vez no mundo da Realidade Virtual, mas, porém, entretanto, todavia, a grana é curta tive que me contentar com um Rift CV1 usado. Não pelo fato dele ser usado o Rift CV1 tem um defeito fatídico no seu projeto, que é extremamente comum infelizmente, o fone de ouvido direito para de funcionar ou fica com mal contato.

1- Porque acontece?

Como as alças laterais do Rift possuem uma regulagem por "mola", elas tem um movimento lateral, só que do lado esquerdo por conta do clip que segura o fio que conecta ao computador, esse movimento acaba sendo menor, e acabamos forçando o lado direito para que o headset possa ser encaixado na cabeça, forçar somente um lado faz com que o "fio" interno do fone se rompa, e de todos os relatos que pesquisei é o aterramento o primeiro a ser danificado.

RIFT_CV1_3.jpeg

Detalhe das alcas laterais.

2- O que vamos precisar? É difícil?

Só é necessário um fio de 1mm flexível de aproximadamente 25cm, uma chave de fenda pequena, fita isolante e um alicate de corte. É muito simples, não precisa de emendas nem soldas.

3- Mãos-a-obra!

Com o Rift desconectado do computador, vamos remover os dois fones, para isto, basta com uma chave de fenda desparafusar o parafuso na parte interna do headset.

RIFT_CV1_2.jpeg

Fones removidos

Descasque a as duas pontas do fio flexível e faça uma argola, e vá apertando, até ficar justo, não precisa ficar fixo, no conector da parte "de baixo" como na figura abaixo:

RIFT_CV1_1.png

Conector que deve ser colocado o fio

Vamos fazer uma ponte entre os conectores inferiores da esquerda e da direita, para fixá-los basta recolocá-los segurando o fio "ponte" enquanto vamos parafusando a o fone no local, a própria pressão do parafuso mantém o fio no lugar.

RIFT_CV1_4.jpegPonte feita nos dois fones

Este é o momento prefeito para testar os fones, ligue o Rift somente com o USB 3.0 no pc, escolha alguma música para tocar, selecione a saída do áudio do Windows para o "Fones de ouvido Oculus Rift" e verifique se os dois lados estão funcionando. Se tudo estiver funcionando como deveria, você pode fazer um acabamento fixando o fio ponte com fita isolante.

RIFT_CV1_5.jpegNão é bonito, mas é o que tem pra hoje!

Não ficou uma maravilha, mas está funcionando perfeitamente, podería até mesmo remover o fone original e utilizar um outro Bluetooth por exemplo, só que este concerto vale a pena, pois os estes fones tem qualidade sonora excelente. Agora vou voltar a jogar meu Boneworks, enquanto espero o lançamento do Half-Life:Alyx!

Espero ter ajudado!

Até!

• Amei 1
Postado

Estou a tempos visando adquirir um óculos de RV, but, sempre achei o preço dessas coisas um bocado acima do orçamento (ou talvez eu não esteja planejando corretamente as coisas), mas uma coisa que jamais me ocorreu foi de comprar o equipamento usado... 🤔

• Membro VIP
Postado

Comprei usado, e estava funcionando perfeitamente até ontem, já sabia que este defeito poderia ocorrer no modelo usado, mas o valor pago compensou! Nos headset RV só não pode ter defeito nenhum nas lentes! Não tem solução! Tem muito anúncio de usado com "só um detalhezinho na lente", esses passa longe!

• 4 meses depois...
Postado
Em 14/02/2020 às 10:56, GusGraf disse:

Comprei usado, e estava funcionando perfeitamente até ontem, já sabia que este defeito poderia ocorrer no modelo usado, mas o valor pago compensou! Nos headset RV só não pode ter defeito nenhum nas lentes! Não tem solução! Tem muito anúncio de usado com "só um detalhezinho na lente", esses passa longe!

Será que pode ajudar com meu problema? RiftCV1 Estava funcionando "O óculos detectou um problema hardware que está impedindo a configuração do Headset". Será que alguém já passou por isso?

• Membro VIP
Postado

@Paulo Americo Tudo bem jovem?

Na verdade nunca passei por problemas na instalação. Minha recomendação é remover todo o software da oculus e reinstalá-lo novamente, sempre prestando atenção que o headset deve estar numa port USB 3 e os sensores em portas USB 2.

Espero que ajude.

• Curtir 1
  • 3 anos depois...
Postado

Gusgraf, por favor, faz um pequeno vídeo ensinando arrumar o fone de ouvido do óculos rift, pelas imagens eu ainda não entendi direito, por favor Gusgraf, minha alça de cabeça também estragou, sabe como trocar a alça do óculos rift cv1 também? 

você é minha única esperança 

N existe mais ninguém ensinando isso, só você 

Postado

@GusGraf Gusgraf, por favor, faz um pequeno vídeo ensinando arrumar o fone de ouvido do óculos rift, pelas imagens eu ainda não entendi direito, por favor Gusgraf, minha alça de cabeça também estragou, sabe como trocar a alça do óculos rift cv1 também? 

você é minha única esperança 

N existe mais ninguém ensinando isso, só você 

• Membro VIP
Postado

@Thiago lima 2023 Tudo bem jovem?

Eu não tenho como fazer um vídeo, principalmente porque o meu CV1 nem está mais deste jeito, os dois lados pararam de funcionar de vez, e converti os fones deles para fones comum, ligado direto na placa de som. Este tutorial só serve se você estiver com problemas no lado direito do fone. Quando você desparafusa os fones da alça, eles possuem dois contatos um deles é o aterramento e na foto mostro acima mostro o lado correto do aterramento, o que se deve fazer neste caso, e com um fio bem fino, ligar o aterramento da lado esquerdo do fone, no aterramento do lado direito, o que na maioria dos casos resolve o problema do fone por algum tempo.

Os velcros da minha alça também desgastaram, fui a um "armarinho" e comprei uma fita de velcro nova e costurei no lugar, ficou ok de novo.

Espero que Ajude.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!