Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi gente, tudo bom?

Eu estou querendo fazer um dimmer para meu chuveiro...

Eu estou pensando em usar um BTA41-600 pois meu chuveiro de casa, hoje, é de 5.5kW (220v - ~25A).

Os esquemas que achei na internet de dimmers são, no geral, todos iguais. Mas eu tenho 2 perguntas, sendo uma delas referentes ao dissipador de calor.

image.png.25007d3d687683492078d9bff74f7eaa.png

1ª- Os dissipadores que eu encontro para comprar, no encapsulamento do triac, são esses:

image.thumb.png.0b962d27ba8cf7f9750e1b119ed53dac.png

Eu acho que um dissipador desse, de tamanho 40mm, não segura uma eventual carga máxima do meu chuveiro. O Pessoal com mais exp, acredita que esse dissipador segura o tranco?

Eu pensei em usar algo mais próximo desse aqui (ai eu faço os furos dele e boas):

image.png.853821c5f48aab88ef989d6177cbb3b5.png

2ª- No esquema que eu coloquei ali em cima, o capacitor de 220nF / 400v é necessário para a resistência do chuveiro?

Desde já agradeço a atenção do pessoal =]

• Membro VIP
Postado

Existem arranjos mecânicos de montagem do triac para que um pequeno dissipador, auxiliado pela água que passa pelo chuveiro, venha a dissipar o calor do triac. Essa é a melhor solução.

Lembre-se que se seu triac não ficar eletricamente isolado do dissipador ele passa a ser o equivalente de uma cadeira elétrica e poderá matar o banhista no banho se inadvertidamente tocar nele...

Triac custando perto de 10 reais e chuveiros eletrônicos prontos para instalar custando menos de R$ 90, eu adotaria SEMPRE um chuveiro já pronto...

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!