Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de Desempenho e Tela Azul


Posts recomendados

Olá! Recentemente troquei todas as peças do meu computador e montei um super PC pra trabalhar, porém, venho tendo alguns problemas específicos de tela azul, travamentos e já não sei mais o que fazer pra resolver isso. Acredito que o problema esteja nas minhas memórias em conjunto com minha placa-mãe, pois minhas memórias são de 2666Mhz e quando vou na BIOS e altero a frequência delas para 2400Mhz tudo volta ao normal. Atualmente as memórias estão nos slots A2 e B2 da placa-mãe em DUO Channel. Tá rolando umas coisas muito bizarras que eu nunca vi na vida. As vezes meu PC não dá vídeo, as vezes quando ligo ele fica suuuper lento ao ponto do mouse ficar em câmera lenta quando movo abas de um lado para o outro. To realmente começando a ficar bem desesperado.

Esse problema começou quando instalei as memórias da Maxsun. Antes eu estava utilizando 2 pentes de 4GB emprestados da minha namorada enquanto os meus não chegavam e estava tudo bem, mas assim que instalei esses novos, lacrados da Maxsun, comecei a ter esses problemas de tela azul, travamentos e etc, o que é muito estranho, porque já vi pessoas utilizando essas memórias nessa mesma placa-mãe.

 

Configuração:

 

Processador: Ryzen 2700x 4.0Ghz (Cooler Box)

Memórias: Maxsun DDR 16GBx2 2666Mhz

Placa de Vídeo: GTX 1060 3GB

placa-mãe: Asus B450M Gaming BR

Fonte: Gigabyte G750H - 750W Semi-modular 80 plus gold com PFC Ativo.

Armazenamento: SSD M.2 nvme de 512GB Kingspec (Windows) / SSD Sata III de 512GB Kingspec / HD WD Sata III 2TB

 

Vou deixar uma print do meu HWiNFO64 pra caso ele possa ajudar com a análise.

 

image.thumb.png.90dfef6e28c906aa40b5683ea2e960a9.png

image.png.850d142dc454d3f68a892225eed594be.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Pode usar também o Memtest86

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo. Caso esteja utilizando um HD da Seagate, baixe também o SeaTools (faça um teste de base rápido, verifique o SMART, depois faça verificação de firmware no teste avançado).

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mick 07 disse:

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Pode usar também o Memtest86

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo. Caso esteja utilizando um HD da Seagate, baixe também o SeaTools (faça um teste de base rápido, verifique o SMART, depois faça verificação de firmware no teste avançado).

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Fiz os testes aqui. Tudo normal com os dispositivos de armazenamento, tudo normal com as memórias, mas no programa BlueScreenView, apareceram 2 mensagens de tela azul pra mim. Vou deixar o print abaixo. Eu também dei um reset na BIOS da placa-mãe e o PC deu uma estabilizada, mas ainda assim está dando umas travadas de vez em quando. O que é mais estranho é que quando as memórias estavam instaladas erradas, em Single Channel, o PC estava super de boas, funcionando normalmente. Quando eu finalmente descobri que instalei errado e coloquei elas em Dual Channel, começou essas travadas absurdas. Também não posso descartar o fato de que pode ser o windows que instalei. Instalei o windows 10 pro for workstation. Existe alguma possibilidade dele estar causando instabilidade no sistema?

image.thumb.png.90d520eabdd758580ee39a58b3d52286.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá! Mais uma vez faço um post aqui desespero, pois uso meu computador para trabalho e está literalmente impossível trabalhar nele. Recentemente comprei peças novas para o meu computador antigo, porém, eu literalmente montei um computador novo, pois com essas trocas, acabei que mudei todas as peças, exceto o gabinete. Falando mais especificamente sobre o meu problema, o computador desde que o montei vem demonstrado instabilidade, ou dando tela azul ou simplesmente desligando do nada. Sei que não tem nada a ver com as memórias, nem os dispositivos de armazenamento que uso, pois já testei a integridade deles com memtest e hard disk sentinel e está tudo ok. Irei falar abaixo detalhadamente as telas azuis que tive. Há também outro problema em que as vezes, quando desligo a máquina, ela simplesmente não desliga ou quando reinicio, ela ou trava na reinicialização e tenho que dar reset, ou  quando inicia, o windows está completamente travado, o que é estranho pelo fato de que eu uso SSD. Sei também que não é problema de temperatura, pois sempre estou de olho nas temperaturas e tensão e está tudo aparentemente normal.

 

Configuração:

 

Processador: AMD Ryzen 7 2700x 4.0Ghz (Na caixa diz que o processador é 3.7Ghz, mas ele por algum motivo está operando de fábrica em 4.0Ghz na minha placa-mãe, não fiz nenhum overclock) com cooler box

placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming-BR

Memórias: 16GBx2 Maxsun 2666MHz em Dual Channel

Placa de Vídeo: GTX 1060 3GB

Fonte: Gigabyte 750W 80 Plus Gold Semi-modular

Armazenamento: 1 SSD M.2 NVMe Kingspec 512GB (GPT) - Windows / 1 SSD Sata Kingspec 512GB (GPT) / 1 HD Western Digital 2TB (GPT)

Windows 10 Pro for Workstation

Obs.: Sei que uso um SSD NVMe em um slot de M.2 Sata, mas acredito que esse não seja o problema, pois esses problemas estavam acontecendo antes mesmo de eu ter esse SSD.

 

PS: Aconteceu algo interessante. Quando eu usava as memórias erroneamente em single channel, esses problemas raramente apareciam e quando descobri que tinha colocado elas em single, mudei para dual e esses problemas começaram. Sabendo disso, coloquei em single channel novamente e o computador simplesmente não deu vídeo.

 

 

Print do BlueScreenView:

 

image.thumb.png.6ff09321d5918803aa570df41dcef0f3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia João!

Cara, essa não é uma boa placa para o seu processador, porém como já foi comprada, sugiro que:

  1. Verifique qual versão de BIOS está atualmente instalada, assim como atualizá-la caso não esteja na última versão. Você pode encontrar as versões aqui no site oficial.
  2. Teste utilizando somente um dos módulos, em todos os slots, repita o mesmo com o outro módulo e por fim coloque os módulos em slots intercalados (que é o correto), sendo 1 e 3 ou 2 e 4.

Poste aqui os resultados obtidos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Bom dia João!

Cara, essa não é uma boa placa para o seu processador, porém como já foi comprada, sugiro que:

  1. Verifique qual versão de BIOS está atualmente instalada, assim como atualizá-la caso não esteja na última versão. Você pode encontrar as versões aqui no site oficial.
  2. Teste utilizando somente um dos módulos, em todos os slots, repita o mesmo com o outro módulo e por fim coloque os módulos em slots intercalados (que é o correto), sendo 1 e 3 ou 2 e 4.

Poste aqui os resultados obtidos.

 

Obrigado pela feedback. Minha ideia era realmente montar um PC custo benefício, mas eu deveria mesmo ter investido em uma placa-mãe melhor. Aparentemente meu problema foi resolvido mudando as frequências das memórias do padrão de 2666Mhz para 2133Mhz. Antes tinha tentado mudar para 2400Mhz, mas o erro persistia. Acredito que essa placa-mãe não dê suporte para que essas memórias alcancem as frequências de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!