Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer upgrade no processador


Posts recomendados

Boa noite a todos,

 

Meu PC tem um I3 380M (1° geração), é um pouco lento para abrir as coisas, e ele fica meio travando quando inicio, só fica bom depois de um tempo que está ligado, ultimamente nem desligo mais ele por conta disso e da demora para ligar também, queria saber se trocar o processador vale a pena, ou se só um SSD já basta, o socket dele é um rPGA989 / PGA988, creio que somente os processadores de 1° geração e talvez alguns de 2° geração sirva nele, será que compensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Bonani talvez a lentidão seja por conta de sujeira dentro do gabinete e pasta térmica que passou da hora de ser trocado. 

 

Se o sistema operacional é w10, isso também pode explicar a lentidão de sua máquina.

 

Especifique a quantidade e modelo da ram, se tem placa de vídeo, o tamanho do hd que utiliza, o rpm dele e a porcentagem de armazenamento de seus dados nele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas Então, ele funcionava super bem com o Windows 7, daí atualizei para o 10, só que quando reinstalei o 7 tive problemas com as atualizações, reinstalei 2 vezes e o problema persisitiu, não acho que seja poeira abri ele faz pouco tempo e está limpo.

 

8GB de RAM, sem placa de vídeo, HD 320GB, 7200rpm, 240GB livres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Bonani 8GB, um hd de 7200rpm e mais de 50% de espaço livre, mesmo assim tendo problema com lentidão pode ser o caso de problema no hd. Mesmo não sendo um hd de 5400rpm, o que iria apresentar problema no w10 e tendo quantidade de ram suficiente para o w10(6GB já seria de boa), o que eu sugiro na hipótese da pastar térmica e limpeza estarem ok, são testes com o hd para ver se ele não tem nenhuma falha. Se o seu hd tem uma ferramenta própria para isso, então faça uma análise através dela, depois independente do resultado, faça uma segunda análise com outra ferramenta e aí mostre prints se nas análises aparece algum problema detectado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Estou com uma dúvida em relação aos tipos de soquete, o soquete rPGA989 é compatível com o PPGA988, rPGA988A, FCPGA988, entre outros?

 

Meu note tem um I3 380M PGA988 e queria fazer um upgrade, e gostaria de saber se os de segunda e terceira geração são compatíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segunda e terceira geração são rPGA988B, o socket é chamado de G2.

Primeira geração é rPGA988A, o socket é chamado de G1.

Outros detalhes como a ausência do R ou a presença do FC são irrelevantes.

 

Os sockets G1 e G2 não são compatíveis entre si, são de microarquiteturas totalmente diferentes, então se seu notebook possui o Core i3-380M, ele só é compatível com processadores da primeira geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Bom dia, 

 

Obrigado, eu estava com essa dúvida e não achava muita coisa na Internet. E mais uma pergunta, meu PC tem o I3, se eu colocasse um I7 de primeira também, teria alguma diferença? 

adicionado 20 minutos depois

Eu estava pensando em trocar o processador porque ele está um pouco lento, penso em colocar um SSD também, eu tenho outra dúvida kk no CPU-Z diz que ele é 989RPGA e no site da Intel PGA988, é a mesma coisa? E como eu faço para ver o TDP, se minha placa é compatível? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Bonani andei pesquisando essa coisa de 989 e 988 pinos mesmo, não achei nada pra falar a verdade então acho que é só nomenclatura mesmo, pode ser que o CPU-Z ou a Intel tenha cometido um pequeno erro em algum momento k.

 

A diferença na performance viria se você pegasse um Core i7 com a terminação QM no número de modelo, pois esses são quad-core, ainda sim, não posso garantir compatibilidade porque só depende mesmo da tua placa-mãe, o TDP do teu Core i3 é de 35W, já o Core i7 é 45W.

 

http://www.cpu-world.com/Sockets/Socket G1 (rPGA988A).html
Aqui listam todos os processadores compatíveis com o socket em questão.

 

Outra coisa a se preocupar é checar se o processador escolhido possui vídeo integrado; caso teu notebook não tenha uma GPU dedicada e dependa do processador pra isso, colocar um processador sem vídeo integrado faria com que o notebook não desse vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Sim, esse negócio de placa de vídeo integrada estou meio por dentro, meu note é bem antigo, não tem suporte para isso não, eu estava pensando em fazer um upgrade nele, mas talvez acabe comprando um mais recente daqui algum tempo, para ser sincero estou com problema na placa-mãe também, ela não passa energia pra bateria, acho que só vale a pena comprar um SSD já que até mesmo os novos vem com HD ainda. Bom, muito obrigado pelas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!