Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso apagar a pasta Windows.old?


KhiraN

Posts recomendados

Bom dia clã,

 

Gostaria de uma ajuda:

- Ontem percebi que minha CPU estava com lentidão anormal, assim executei alguns programas para verificação, entre eles ESET, CCleaner e AdwCleaner.

- Constatou alguns malwares e 2 TRJ, fiz a limpeza dos mesmos e a máquina voltou a ficar rápida.

 

1 - Porém, reparei que todo dia um tanto de HD é consumido, ontem mesmo estava com 34,9 GB, hoje 34,3 GB livre.

 

2 - Entrando em C:, constatei que possuo duas pastas Windows, uma com nome Windows e outra com Windows.old.

 

Percebi que tem haver com o AdwCleaner, pois a pasta fica com o mesmo horário de quanto executei o programa.

 

Gostaria de uma ajuda, o que posso fazer sobre o consumo de espaço e sobre a pasta duplicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra verificar o que tá consumindo espaço e apagar arquivos desnecessários:

 

a) executar TreeSize (http://www.jam-software.com/treesize_free) pra verificar o que está ocupando espaços, pois muitas vezes existem pastas e arquivos ocupando espaços sem que o usuário saiba disso;

 

b) Fazer Limpeza de Disco. Esse procedimento serve pra apagar arquivos do sistema que não são mais necessários. Como fazer: Iniciar > Procurar Limpeza de Disco > Execute como Administrador ou depois clique em Limpar Arquivos do Sistema > Clique nas opções que estão consumindo espaço (normalmente Windows Update, arquivos temporários, pasta Windows.old, pacotes de drivers e outros) > execute a limpeza. ATENÇÃO: tenha em mente que ao selecionar a pasta Downloads, os arquivos que você baixou e estão lá serão apagados, então faça backup do que ainda for precisar. Isso também apaga a pasta Windows.old, que é uma pasta com arquivos de instalação antiga do Windows. Ao selecionar Pontos de Restauração, todos serão apagados, exceto o último.

 

c) Ccleaner. Faça uma limpeza de arquivos temporários usando o CCleaner na configuração padrão, sem precisar alterar nada. Isso apaga arquivos temporários dos navegadores, que a Limpeza de Disco do Windows não faz.

 

 

Faça os procedimentos abaixo apenas se achar necessário:

 

 

d) apagar drivers antigos com o DriverStoreExplorer (https://github.com/lostindark/DriverStoreExplorer/releases) clicando em select old drivers – ou selecionando manualmente –  e depois delete.

 

e) Habilitar a compactação de disco: o próprio Windows possui um programa interno que compacta arquivos e pastas específicos do SO e ele faz isso automaticamente quando percebe que está rodando em um disco com pouco espaço. Para saber se o programa está ativado, abrir um CMD ou PowerShell como ADMIN > executar o compact.exe /CompactOS:query > se quiser ativar, executar o compact.exe /CompactOS:Always e ele começará a compactar arquivos que achar necessário.

 

f) Verificar a pasta WinSxS: em primeiro lugar é importante ressaltar que essa pasta não deve ser alterada, pois ali se encontra um repositório de arquivos necessários para o Windows trabalhar corretamente, além de sua manutenção – a exemplo de reverter instalações e atualizações problemáticas, reparar via DISM e etc. – e o próprio Windows 10 reduz o tamanho dessa pasta quando ele achar necessário, mantendo por 30 dias a versão antiga de um componente que foi modificado para que possa ser utilizado caso seja necessário reverter a modificação, sendo automaticamente deletado depois desse prazo. Além disso, o tamanho real dessa pasta é diferente do mostrado pelo Windows Explorer, porque essa pasta na verdade utiliza o conceito de links físicos, ou seja, o arquivo não está realmente ali, mas apenas uma referência até o seu local de origem, que se encontra em outra pasta – pra saber o tamanho real dessa pasta, executar o Dism.exe /Online /Cleanup-Image /AnalyzeComponentStore no CMD ou PowerShell como ADMIN. Se ainda assim quiser deletar o conteúdo dessa pasta, então deve executar o Dism.exe /online /Cleanup-Image /StartComponentCleanup /ResetBase  no CMD ou PowerShell como ADMIN – o usuário não vai mais conseguir reverter algumas modificações.

 

g) Limpeza com PatchCleaner (http://www.homedev.com.au/free/patchcleaner): quando aplicativos são instalados e atualizados o Windows copia esses arquivos de instalação e updates para uma pasta escondida (C:\Windows\Installer). Essa pasta continua mantendo esses arquivos mesmo quando eles não são mais necessários e podem ser removidos utilizando o PatchCleaner, programa que vai analisar quais atualizações e updates estão em uso pelo Windows e remove todos os arquivos que não são mais necessários – basta executar o programa que ele vai analisar e mostrar os arquivos ainda em uso e os que podem ser deletados clicando em “Delete”.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...