Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera, beleza?

Seguinte, eu to querendo fazer um upgrade no meu processador, porém estou em dúvida se eu mantenho no Intel ou se mudo tudo para o AMD pois não sei qual compensa mais atualmente (em termos de custo e desempenho).

No caso, eu tenho um Pentium G4560 com uma Placa-mãe H110M-C/BR, e como dinheiro não cresce em árvore queria fazer o upgrade SEM PRECISAR mudar a placa-mãe, ou seja, manter no Intel, e só irei trocar ela caso realmente seja mais vantajoso a troca.

Ja pesquisei sobre alguns modelos antes e fiquei em duvida entre o i5 8400 e i5 9400F, e os AMD Ryzen 5 1600 e Ryzen 5 2600.

Não queria ir para um i7 ou Ryzen 7 porque eles ja estão um pouco fora do meu orçamento, mas o que for mais vantajoso eu to aceitando.

Minha configuração geral:

Minha fonte é uma COBRA 500W 80 Plus Bronze

(a placa de vídeo vou procurar trocar só mais pra frente, o foco aqui é o processador)

Screenshot_1.png.e682afa4aab68cdbaf8ad0d4d102e575.png

Postado

adicionado 2 minutos depois

O i5 9400F (800,00) para jogos tem um desempenho parecido com o Ryzen 5 3600 (1.100,00). 

Acredito se for para edição, multi-tarefas, compensaria um ryzen, agora para uso casual e jogar compensa i5.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Turk disse:

Ja pesquisei sobre alguns modelos antes e fiquei em duvida entre o i5 8400 e i5 9400F, e os AMD Ryzen 5 1600 e Ryzen 5 2600.

NENHUM deles é compatível com seu PC atual.. Todos aí, requerem troca da placa-mãe..

Postado
agora, RS Faria disse:

NENHUM deles é compatível com seu PC atual.. Todos aí, requerem troca da placa-mãe..

Nesse caso, tem algum processador que possa manter a placa-mãe ou realmente não compensa manter?

Postado
3 minutos atrás, Turk disse:

Nesse caso, tem algum processador que possa manter a placa-mãe ou realmente não compensa manter?

Basicamente,tudo depende do preço de um processador, pra essa plataforma.. Usualmente, acaba compensando mais trocar, pois o preço é muito alto, pra um produto defasado.. A não ser que ache um, bem barato..

Postado

@atari No meu caso seria mais casual mesmo, o i5 até então era minha escolha principal.

4 minutos atrás, RS Faria disse:

Basicamente,tudo depende do preço de um processador, pra essa plataforma.. Usualmente, acaba compensando mais trocar, pois o preço é muito alto, pra um produto defasado.. A não ser que ache um, bem barato..

@RS Faria Entendi. Mas então entre os dois qual acha que compensa mais a troca? Tanto em valor como em desempenho (considerando as placas-mãe para ambos)

• Coordenador
Postado

@Turk Bem-vindo ao Clube do Hardware!

Você tem duas opções: AMD ou AMD. O Ryzen 5 3600 é fantástico e, se puder pegá-lo, ficará extremamente satisfeito. Outra opção é o Ryzen 5 1600 AF, processador de melhor custo x benefício do mercado, vez que utiliza a mesma arquitetura do Rzyen 5 2600 e tem desempenho próximo. O Core i5 você descarta. Além de fazer parte de uma plataforma morta, já atinge 100% de uso em jogos atuais. Os próximos Core i5 serão 6/12. 

Você terá que trocar essa placa de vídeo depois para aproveitar o potencial desses processadores. Se pegar o R5 1600 AF com placa-mãe B350 e vender seu kit atual, consegue usar o valor restante para pegar, pelo menos, uma RX 570 4GB. Essa fonte não é boa coisa também. 

• Amei 1
Postado
45 minutos atrás, KairanD disse:

Você terá que trocar essa placa de vídeo depois para aproveitar o potencial desses processadores. Se pegar o R5 1600 AF com placa-mãe B350 e vender seu kit atual, consegue usar o valor restante para pegar, pelo menos, uma RX 570 4GB. Essa fonte não é boa coisa também. 

Sim sim, eu vou trocar o restante meio que a longo prazo, vou primeiro pegar o principal que é a placa-mãe e o processador.

Obrigado pelas dicas!

• Coordenador
Postado

@Turk Eu trocaria a fonte antes. Só de olhar as especificações e a configuração de cabos eu já vi que não é boa coisa. Fonte de concepção antiga, com distribuição de potência inadequada (jamais poderia entregar 500W a um computador moderno), cabeamento incompatível com a potência (que é mentira) e por aí vai... A Raidmax é conhecida por fabricar fontes ruins, e essa sua foi reprovada em um review (que não estou localizando no momento...). 

Postado
8 minutos atrás, KairanD disse:

@Turk Eu trocaria a fonte antes. Só de olhar as especificações e a configuração de cabos eu já vi que não é boa coisa. Fonte de concepção antiga, com distribuição de potência inadequada (jamais poderia entregar 500W a um computador moderno), cabeamento incompatível com a potência (que é mentira) e por aí vai... A Raidmax é conhecida por fabricar fontes ruins, e essa sua foi reprovada em um review (que não estou localizando no momento...). 

Entendo, vou procurar uma fonte mais confiavel então. Praticamente vou ter de trocar o PC todo kkkkk

• Coordenador
Postado

@Turk A opção mais interessante atualmente é a Super Flower Bronze King 500W. Você pode optar pelo modelo de 450W também (já tem dois conectores para placas de vídeo).

Postado
42 minutos atrás, Turk disse:

Entendo, vou procurar uma fonte mais confiavel então. Praticamente vou ter de trocar o PC todo kkkkk

Compre uma fonte de 500W ou 550W com dois conectores de energia pci-e para placa de vídeo para não ter dor de cabeça no futuro com alimentação quando for comprar a sua nova.

Só mencionei as potência, pois normalmente não há modelo com mais de um conector deste tipo com fontes de menor potência como as fontes de 450W.

• Coordenador
Postado
agora, SamucaFO disse:

Só mencionei as potência, pois normalmente não há modelo com mais de um conector deste tipo com fontes de menor potência como as fontes de 450W.

Na realidade diversas fontes nessa faixa de potência possuem dois conectores para placas de vídeo. A EVGA 450BT, a EVGA 450BR, a Super Flower Bronze King 450W, a Corsair VS 450, a PCYes! Electro V2 Bronze 430W, a PCYes! Electro V2 Bronze 450W, a Cooler Master MWE V2 White 450W, a Cooler Master MWE V2 Bronze 450W, a Thermaltake Smart 430W e até mesmo a XFX XT 400W são exemplos. 

O padrão atual para fontes de 450W de boa qualidade é ter os dois conectores. Até mesmo algumas fontes de potência inferior os possuem. Há exceções como a CX 450, algo quase incompreensível, tendo em vista que mesmo a VS 450 já tem os dois conectores. Não sei como até hoje a CX não foi revisada. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...