Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador, realmente inútil? (Com o meu exemplo)


Posts recomendados

Sempre que pesquiso sobre estabilizador vejo praticamente todo mundo falando que é inútil, que faz mais mal do que bem, etc, mas eu fico pensando no meu exemplo.

Eu já consegui ligar quando eu era criança meu antigo PC direto na tomada sem estabilizador na época que minha mãe tirava ele pra me deixar de castigo (bons tempos), ligava normalmente e tal, mesmo eu ficando com medo, teve uma vez que tentei ligar com outra fonte, e ela queimou no mesmo instante, acho que era 110v, e aqui onde moro é 220v, inclusive teve um dia que esse estabilizador antigo que usava queimou e levou o PC todo junto.

No meu setup atual eu tenho essa exata fonte https://www.kabum.com.br/produto/91076/fonte-fortrek-200w-sem-cabo-62849 a mais de um ano e meio, nunca tive nenhum problema, meu setup não puxa muita energia (I5 4570+gt 1030), então até agora tem me servido normal, pelo que vi ela aguenta a tensão de onde moro, então não teria nenhum problema ligar direto na tomada, certo? O negócio é, a energia de onde eu moro é péssima.

Teve um tempo que durou por uns dois meses, que toda tarde, de segunda a sexta, a energia ficava fraca de 20 em 20 minutos, a luz ficava como em "meia fase", o ventilador ficava fraco, o estabilizador ficava fraco, piscando e o PC desligava, isso aconteceu várias vezes, e não parece ter trazido nenhum problema. Até hoje algumas vezes o estabilizador fica apitando e depois para.

Agora pra minha questão, se eu estivesse usando o PC direto na tomada, sem o estabilizador, sem aterramento (eu moro aqui desde o começo de 2018 e até hoje não deu nenhum problema com isso), com uma fonte bem básica (embora diga "Proteção Interna Contra Curto-Circuito, Sobretensão, Sobrecorrente e Sobrepotência"), com uma energia horrível dessas, não teria dado algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fontes atuais não tem mais esse problema de instabilidade, elas suportam de 90V  240V, dependendo se for bivolt, ou 90 a 120V e 200 a 240 se forem bivolt manuais, e tem outra ainda melhores. Esses estalos dos relés do estabilizador é que ferram com as fontes, pois podem dar picos de até 400V ou mais. Concluindo, não use estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

As fontes atuais não tem mais esse problema de instabilidade, elas suportam de 90V  240V, dependendo se for bivolt, ou 90 a 120V e 200 a 240 se forem bivolt manuais, e tem outra ainda melhores. Esses estalos dos relés do estabilizador é que ferram com as fontes, pois podem dar picos de até 400V ou mais. Concluindo, não use estabilizador.

Mas e sobre minha fonte básica e as quedas de energia constantes durante o dia por semanas, não teria tido nenhum problema se estivesse direto na tomada? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a sua rede é ruim, pode ter certeza que o estabilizador deixa pior ainda.

Quando sua fonte queimou, foi porque ligou a fonte que estava em 110 numa rede 220. Muitos estabilizadores transformam a tensão pra 110.

Se está preocupado com segurança, nunca mais use essa tralha e troque sua fonte por uma decente.
Sai uns R$ 200.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Se a sua rede é ruim, pode ter certeza que o estabilizador deixa pior ainda.

Quanto sua fonte queimou, foi porque ligou a fonte que estava em 110 numa rede 220. Muitos estabilizadores transformam a tensão pra 110.

Se está preocupado com segurança, nunca mais use essa tralha e troque sua fonte por uma decente.
Sai uns R$ 200.

Se a fonte tá me servindo a mais de um ano e meio, não tem pra que trocar por uma cara se o meu setup nem puxa tanta energia

 

"Se a sua rede é ruim, pode ter certeza que o estabilizador deixa pior ainda."

Então isso quer dizer que teve mais chances do PC queimar durante as quedas constantes de energia por eu estar usando estabilizador, do que se a fonte estivesse direto na tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Lweo4 disse:

Se a fonte tá me servindo a mais de um ano e meio, não tem pra que trocar por uma cara se o meu setup nem puxa tanta energia

A fonte não é só sobre fornecer a energia necessária. Ela tem que entregar uma energia limpa, bem modulada, além de oferecer mecanismos de proteção em caso de surtos. Tudo que uma fonte genérica/bomba não faz. É uma roleta russa, há quem use fontes genéricas por mais de 5 anos, ao mesmo tempo que gente que perde todo o PC em 5 meses.
 

 

12 minutos atrás, Lweo4 disse:

Então isso quer dizer que teve mais chances do PC queimar durante as quedas constantes de energia por eu estar usando estabilizador, do que se a fonte estivesse direto na tomada?

Sim. O estabilizador oferece risco não só nos surtos, mas até durante o funcionamento normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!