Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador lepy-838 e TPA 3116


Posts recomendados

5 minutos atrás, Airtonarl disse:

Também não encontrei nada em concreto... Mas veja aí na placa os pinos "4" e "16"...

Geralmente as entradas são ligadas em série com capacitores.

 

vou ver agora, são ligadas em série com capacitores eletrolíticos? 

 

achei esse forum russo e parece que voce acertou, não dá pra entender bem mas parece que é isso mesmo,  o pino 10 seria o GND do sinal?

 

http://monitor.espec.ws/section27/topic302347.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ComandateGustavo disse:

são ligadas em série com capacitores eletrolíticos? 

Nem sempre... Pela foto que você mandou, acredito que seja SMD.

 

Faça o seguinte teste:

Com o rádio ligado, encoste a ponta do dedo nestes pinos e verifique se reproduz som nos falantes.

Se positivo, são estes pinos mesmo...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Airtonarl disse:

Nem sempre... Pela foto que você mandou, acredito que seja SMD.

 

Faça o seguinte teste:

Com o rádio ligado, encoste a ponta do dedo nestes pinos e verifique se reproduz som nos falantes.

Se positivo, são estes pinos mesmo...

 

certo vou fazer isso, mas vou fazer rápido porque vai estar sem dissipador ai pode aquecer demais o CI

 

E se sair som pelos falantes quando encostar o dedo, sem dessoldar nada  do CI, posso ligar uma fonte de áudio como um mp4 velho que tenho aqui pra testes e se sair a musica nos falantes ai vou ter a certeza que vão ser esses pinos mesmos, ou se eu fizer isso pode danificar algo do rádio? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

sem dessoldar nada  do CI, posso ligar uma fonte de áudio como um mp4 velho que tenho aqui pra testes e se sair a musica nos falantes ai vou ter a certeza que vão ser esses pinos mesmos, ou se eu fizer isso pode danificar algo do rádio? 

Danificar não vai, o que pode acontecer é não tocar ou tocar com interferência do circuito de entrada de sinal do próprio rádio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Airtonarl disse:

Danificar não vai, o que pode acontecer é não tocar ou tocar com interferência do circuito de entrada de sinal do próprio rádio...

ele não tocar pode ser que errei os pinos ou ele pode não tocar simplesmente porque preciso desconectar as pernas do CI mesmo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

ele não tocar pode ser que errei os pinos

Não pode errar...

Você só vai

26 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

ligar uma fonte de áudio

Se tiver a certeza que os pinos são referentes a entrada de áudio... 

 

Se por descuido você ligar uma entrada de áudio no pino de alimentação (12v) do Ci, provavelmente queimará o 

30 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

mp4 velho que tenho aqui pra testes

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Airtonarl disse:

Não pode errar...

Você só vai

Se tiver a certeza que os pinos são referentes a entrada de áudio... 

 

Se por descuido você ligar uma entrada de áudio no pino de alimentação (12v) do Ci, provavelmente queimará o 

 

entendi, vou fazer o seguinte amanha vou ligar o rádio e tocar nos pinos para ver se faz algum chiado pelos alto-falantes, depois disso pra ter certeza vou usar o multímetro nos terminais  4, 10 e 16 para ver se não tem tensão, se não tiver eu conecto o mp4 para ver se toca, se não tocar posso conectar o audio antes dos capacitores das entradas ou só nos pinos do CI mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2020 às 20:01, Airtonarl disse:

Não pode errar...

Você só vai

Se tiver a certeza que os pinos são referentes a entrada de áudio... 

 

Se por descuido você ligar uma entrada de áudio no pino de alimentação (12v) do Ci, provavelmente queimará o 

 

@Airtonarl  Testei o mp4 hoje deu certo mesmo!!

 

coloquei nos pinos 4 10 e 16 e tocou, fiquei morrendo de medo de colocar nos pinos errados e queimar tudo mas graças a Deus deu certo!

 

Então estou planejando colocar este amplificador:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-756967103-pre-amplificador-stereo-automotivo-com-equalizador-_JM?quantity=1

 

não tem segredo é dessoldar as pernas do CI e na trilha que estava as perninhas soldar os fios que vão para o equalizador e do equalizador soldar nas perninhas do CI, só isso né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

este pré com equalizador tem uma entrada e uma saída estéreo... a saída dele, você liga no Ci amplificador som do carro, pode ligar direto no terminal do Ci, pois a saída do pré já possui capacitores de aclopamento... 

 

Ps: de-solde estes terminais da placa, ou rompa suas trilhas, para que a entrada de áudio do som do carro não interfira.

 

a entrada, como o nome já diz, você liga a entada de áudio de sua escolha...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Airtonarl disse:

este pré com equalizador tem uma entrada e uma saída estéreo... a saída dele, você liga no Ci amplificador som do carro, pode ligar direto no terminal do Ci, pois a saída do pré já possui capacitores de aclopamento... 

 

Ps: de-solde estes terminais da placa, ou rompa suas trilhas, para que a entrada de áudio do som do carro não interfira.

 

a entrada, como o nome já diz, você liga a entada de áudio de sua escolha...

 

 

Certo, na verdade a ideia é apenas colocar o equalizador na entrada de áudio do CI mas a fonte de áudio vai continuar sendo o rádio mesmo apesar de ser pouco potente o amplificador do rádio para dentro do carro está bom para mim...

 

Mas e aquele amplificador para o subwoofer? Nesse caso eu ligo ele na trilha do rádio antes do pré amplificador ou conecto ele nas saidas RCA do próprio rádio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

a fonte de áudio vai continuar sendo o rádio mesmo

ok... só não esqueça que tanto o equalizador, como tambem o som do carro, tem pré amplificadores...

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Mas e aquele amplificador para o subwoofer? Nesse caso eu ligo ele na trilha do rádio antes do pré amplificador ou conecto ele nas saidas RCA do próprio rádio?

não entendi... você quer ligar um amplificador em outro amplificador ?

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

lembre-se:

Em 05/03/2020 às 16:12, Airtonarl disse:

Ps: nunca ligue a saída de um, na entrada de outro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Airtonarl disse:

ok... só não esqueça que tanto o equalizador, como tambem o som do carro, tem pré amplificadores...

Qual seria o problema? O pré amplificador do rádio pode injetar um sinal muito alto no pré amplificador que vou colocar e queimar tudo?

 

20 minutos atrás, Airtonarl disse:

não entendi... você quer ligar um amplificador em outro amplificador ?

Não, assim eu quero dessoldar as pernas do CI que vem do rádio e colocar aquele pré amplificador com potenciômetro grave, médio e agudo para poder deixar do meu agrado o som que sai dos alto-falantes do carro, porque o som do rádio é sem equalização nenhuma...

 

Só que eu também tenho um subwoofer e tenho aquele amplificador com TPA 3116 com corte de frequência para alimentar o sub, ai vem a pergunta, esse amplificador com TPA eu ligo ele direto nas trilhas do rádio que vai ser ligada a entrada daquele pré amplificador, ou então eu ligo esse amplificador para o sub nas saidas RCA que o rádio já possuí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Qual seria o problema? O pré amplificador do rádio pode injetar um sinal muito alto no pré amplificador que vou colocar e queimar tudo?

se pode queimar eu não sei... mais com certeza este pré amplificador com equalizador não foi projetado para receber um sinal já pré amplificado. isto pode causar distorções e "pipocos" no som, pois o ganho estará elevado. claro que a consequência disto dependerá de ambos os circuitos. sem contar que este equalizador tambem vai mandar um sinal mais elevado para o amplificador do som. mas como eu disse, todo efeito dependerá da configuração de ambos os circuitos pré amplificadores...

 

Ps: se for fazer isto, teste com o volume bem baixo e vá aumentando aos pouco até um nível aceitável...

 

29 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

aquele amplificador com TPA 3116 com corte de frequência para alimentar o sub

 

30 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

eu ligo esse amplificador para o sub nas saidas RCA que o rádio já possuí?

não sei se estas saídas RCA que o radio possui enviam um sinal já amplificado ou não... acredito que não... faça um teste ligando um fone nela(conector RCA), se tocar bem baixinho ou não chegar a tocar, o sinal não é amplificado e você pode usa-las. 

outra opção para saber se são amplificadas, é medir a tensão AC nestes conectores, se for bem baixa( casa dos mV ), não estão amplificados...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Airtonarl disse:

se pode queimar eu não sei... mais com certeza este pré amplificador com equalizador não foi projetado para receber um sinal já pré amplificado. isto pode causar distorções e "pipocos" no som, pois o ganho estará elevado. claro que a consequência disto dependerá de ambos os circuitos. sem contar que este equalizador tambem vai mandar um sinal mais elevado para o amplificador do som. mas como eu disse, todo efeito dependerá da configuração de ambos os circuitos pré amplificadores...

nesse caso o ideal seria encontrar o pré amplificador do rádio e conectar o pré amplificador  com equalizador nele?

 

Se eu ligar como tinha falado antes aumentar o volume apenas no equalizador e deixar o volume do rádio baixo pode amenizar esse problema porque o sinal que vai chegar ao pré amplificador com equalizador vai chegar fraco mesmo tendo passado por um pré amplificador antes certo?

 

1 hora atrás, Airtonarl disse:

não sei se estas saídas RCA que o radio possui enviam um sinal já amplificado ou não... acredito que não... faça um teste ligando um fone nela(conector RCA), se tocar bem baixinho ou não chegar a tocar, o sinal não é amplificado e você pode usa-las. 

outra opção para saber se são amplificadas, é medir a tensão AC nestes conectores, se for bem baixa( casa dos mV ), não estão amplificados...

Eu acho que o amplificador do TPA já tem um pré embutido mas por todo caso vou fazer como você falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl cara que complicação, tentei dessoldar as perninhas do CI mas não sairam nem a pau, nem colocando mais solda nem tentando usar o sugador não dá, nem imagino como soltar elas dali, imaginei seguir a trilha pra ver até onde ela vai e as duas entradas parece que vão pra capacitores mesmo, mas o pino 10 que é o terra do sinal está ligado ao terra de tudo não tem como seguir pra ligar...

E agora? tem alguma ideia pra dessoldar as perninhas?

 

Se eu ligar apenas os pinos 4 e 16 e o 10 que é o terra eu deixo ligado onde está e soldar o terra do sinal dele tem problema? 

 

fiquei até triste achei que era só dessoldar e ligar os cabinhos... passou longe disso kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

nem imagino como soltar elas dali

quanto aos terminais de entrada (pinos 4 e 16), siga até encontrar os capacitores. quando encontrar, retire eles e pronto, terá a trilha isolada... ai é só soldar a entrada de um lado e a saida no outro...

 

43 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

mas o pino 10 que é o terra do sinal está ligado ao terra de tudo não tem como seguir pra ligar

o terra voce não precisa isolar... é só soldar direto no terminal ou em qualquer outro ponto de terra do circuito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Airtonarl disse:

quanto aos terminais de entrada (pinos 4 e 16), siga até encontrar os capacitores. quando encontrar, retire eles e pronto, terá a trilha isolada... ai é só soldar a entrada de um lado e a saida no outro...

 

o terra voce não precisa isolar... é só soldar direto no terminal ou em qualquer outro ponto de terra do circuito...

beleza vou nem tocar no terra pra não ser mais uma dor de cabeça.

 

Pelo que vi os capacitores são smd beem complicadinhos pra mexer, mas vou dessoldar eles, de qualquer forma queria fazer um sisteminha que fosse reversível futuramente se eu sei lá resolver vender o carro.

Nesse caso se eu dessoldar o SMD dificilmente vou conseguir resoldar eles novamente, nesse caso se necessário futuramente posso soldar capacitores comuns no lugar dos SMD?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Pelo que vi os capacitores são smd beem complicadinhos pra mexer, mas vou dessoldar eles, de qualquer forma queria fazer um sisteminha que fosse reversível futuramente se eu sei lá resolver vender o carro.

Nesse caso se eu dessoldar o SMD dificilmente vou conseguir resoldar eles novamente, nesse caso se necessário futuramente posso soldar capacitores comuns no lugar dos SMD?

são tres opções pa voce:

1ª - levantar os pinos 4 e 16 da placa (o que parece ser mais difícil)

2ª - partir a trilha (com a ponta de uma faca por exemplo) entre os pinos e os capacitores

3ª - retirar os capacitores

 

caso escolha a terceira opção, tenha certeza que os capacitores são os corretos... eles devem está em serie com os pinos do CI...

 

9 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Nesse caso se eu dessoldar o SMD dificilmente vou conseguir resoldar eles novamente, nesse caso se necessário futuramente posso soldar capacitores comuns no lugar dos SMD?

sim... só colocar eletrolÍticos de 1uF...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl vi que tem espaço entre o CI e a placa então acho que consigo cortar as perninhas bem perto da trilha, aí simplifica o trabalho.

 

Mas antes de cortar as perninhas resolvi soldar os fios da saída do mp4 pra ter certeza que eram os pinos corretos.

 

Para a minha surpresa só toca se eu não conectar o pino terra, se soldar o terra aí não toca nada e fica um pulso tocando como um toc toc de um em um segundo.

 

Aí se eu não conectar o terra mas conectar nos pinos 4 e 16 aí toca mas toca muito esquisito um som meio estranho como se estivesse tocando FM mal sintonizada.

 

Será que isso ocorre porque eu não dessoldei as perninhas do CI do circuito ou pode ser alguma outra coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Para a minha surpresa só toca se eu não conectar o pino terra, se soldar o terra aí não toca nada e fica um pulso tocando como um toc toc de um em um segundo.

voce deve colocar um capacitor em serie para fazer o aclopamento...

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Será que isso ocorre porque eu não dessoldei as perninhas do CI do circuito

provavelmente...

 

para fazer o teste, ligue seu mp4 na entrada do equalizador e a saida do equalizador voce liga nos pinos 4 e 16 do Ci 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Airtonarl disse:

voce deve colocar um capacitor em serie para fazer o aclopamento...

 

 

 

para fazer o teste, ligue seu mp4 na entrada do equalizador e a saida do equalizador voce liga nos pinos 4 e 16 do Ci 

O acoplamento é feito com um capacitor eletrolítico de 1uF quantos volts?

 

O equalizador ainda não tenho vou comprar ele ainda mas já queria deixar a fiação do rádio já pronta...

 

Pensei em comprar um módulo 4 canais e ligar na saída do pré amplificador, mas a maioria dos amplificadores que vi já pegam o sinal da saída dos alto-falantes do rádio aí se eu conectar ele ali não vai ter potência pra excitar o amplificador, coisinha complicada essa ein...

 

A ideia principal é colocar o equalizador, mas mesmo assim tá feia a coisa, dá medo de estragar o rádio fazendo besteira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

O acoplamento é feito com um capacitor eletrolítico de 1uF quantos volts?

25v ou 50v....

mas voce deve usar eles somente para ligar o mp4, pois como já disse o equalizador

Em 09/03/2020 às 19:09, Airtonarl disse:

 já possui capacitores de aclopamento na saida

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl entendi, enquanto não resolvo o que fazer com as trilhas decidi colocar o amplificador de 100w do subwoofer para testar, ele funciona bem mas se eu ligo os dois cabos branco e vermelho no rádio o sinal abaixa muito como se estivesse em curto circuito.

 

Se eu ligar apenas o branco ou apenas o vermelho aí toca legal, mas com certeza dessa forma estarei perdendo o sinal de um dos lados...

 

Nesse caso o que pode estar acontecendo?

15842091235233329215934759863077.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/03/2020 às 22:57, ComandateGustavo disse:

E um circuito mono para subwoofer 100w com o TPA 3116D2

Seu amplificador não é mono?

Acredito que as saídas de áudio do rádio não use o mesmo sinal negativo. E quando você coloca os dois cabos, está unido esses dois sinal da saída de som do rádio, já que tanto o GND do cabo branco como o do cabo vermelho são um só...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!