Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador lepy-838 e TPA 3116


Posts recomendados

@Airtonarl a saída do amplificador subwoofer é mono, a entrada é estéreo, mas olhando na placa eu vi mesmo que o terra dos dois cabos sao os mesmos, e parece que na saída do rádio os terras são independentes, nesse caso tem algo que possa ser feito para juntar os dois canais?

 

Usando resistores ou algo do tipo...

Porque da forma que está só posso conectar uma entrada, se conectar as duas não funciona ou seja o subwoofer está recebendo apenas parte do sinal então tem partes da música que não vão tocar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl no caso usando um circuito como esse seria possível juntar os dois sinais?

 

figura1.jpg

 

no caso seria a saída branca e vermelha do rádio mesmo...

 

lógico que a saída do rádio tem apenas duas conecções e nesse esquema tem 3, mas no caso não seria apenas montar a parte que vão os resistores?

Ou um circuito como esse pode ter um sinal muito fraco na saída por causa dos resistores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl andei pensando, e se ao invés de conectar o amplificador nas saídas rca eu simplesmente soldar a entrada do amplificador nas perninhas do CI dentro do rádio? Tudo bem que lá tem o pré amplificador do rádio, mas acho que pode ser uma ideia interessante tendo em vista que lá no CI o terra das duas saídas é o mesmo, o pino 10, o que acha pode dar certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Airtonarl disse:

No circuito acima o GND 

continua o mesmo...

As duas linhas que estão ligados a resistores são os dois sinais positivo (R,L),

é eu percebi algo estranho mesmo...

 

8 minutos atrás, Airtonarl disse:

 Talvez seja a melhor escolha...

vou tentar fazer isso, o ideal no caso é usar cabos blindados para evitar interferências né? falando em interferências, acha que o circuito que manda o sinal para o CI pode dar algum chiado ou zumbido no subwoofer ou provavelmente não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ComandateGustavo disse:

o ideal no caso é usar cabos blindados para evitar interferências né?

Isso mesmo...

 

7 horas atrás, ComandateGustavo disse:

acha que o circuito que manda o sinal para o CI pode dar algum chiado ou zumbido no subwoofer ou provavelmente não?

Quase sempre vai existir um zumbido ou um chiado, o importante é que ele fique em um nível aceitável e imperceptível.

 

Solde os fios antes dos capacitores SMD, pois seu amplificador já tem esses capacitores na entrada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl soldei os cabinhos para ligar o amplificador do subwoofer, um foi no terra do circuito porque percebi que o mesmo terra do CI é o mesmo das carcaças USB então soldei no pino terra do conector do rádio.

 

Tive que dessoldar dois capacitores eletróliticos para descobrir onde ia a trilha dos pinos 4 e 16.

 

Soldei com cabos AV pra tentar diminuir interferências,

Vou testar amanhã, fiquei morrendo de medo de estragar os capacitores SMD nossa aquilo é minúsculo e meu ferro de solda é 100w

 

Ficou mais ou menos soldado não tem muita resistência mecânica mas vai dar contato, então fazendo o teste amanhã e dando certo eu vou ressoldar pra melhorar...

 

Tem alguma forma de descobrir qual a capacitância daqueles capacitores SMD?

 

Pergunto já pra caso estragar eles já comprar capacitores comuns novos e substituir, mas eles são muito pequenos não consegui consigo ler se tem alguma inscrição neles.

IMG_20200316_212527.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

ferro de solda é 100w

Realmente este ferro não é o recomendado para componentes SMD...

 

49 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Tem alguma forma de descobrir qual a capacitância daqueles capacitores SMD?

Eles não tem nada escrito, somente com capacimetro.

 

Acredito que estes estejam na faixa  de 100nf a 1uf...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl

1 hora atrás, Airtonarl disse:

Realmente este ferro não é o recomendado para componentes SMD...

 

Eles não tem nada escrito, somente com capacimetro.

 

Acredito que estes estejam na faixa  de 100nf a 1uf...

 

se for substituir tenho que comprar eletrolíticos? ou são ceramicos?

 

E o ferro é muito pra esse tipo de solda mas é o que tenho aqui...

a ponta dele aquece muito e é grossa, ai pra nao correr risco de estragar o smd eu desencapei um centimetro de fio e estanhei ele todo, ai encostei a ponta do fio no capacitor e encostei o ferro na parte desencapada do fio, ai o fio aqueceu e soldou, vou tentar melhorar isso amanhã mas vamos torcer pra dar certo primeiro...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl É deu ruim...

 

Fui conectar o aplicador do subwoofer inverti sem querer o positivo e negativo e então a bateria do carro se encarregou de torrar tudo...

 

Por sorte o rádio não queimou nem aconteceu nada, mas o tpa 3116 soltou até fogo... mas para terminar os testes conectei o amplificador lepy só para saber se ia dar certo a ideia de soldar as saídas, e não deu certo mesmo soldando antes dos capacitores não tem sinal para o amplificador e da mesma forma se eu conectar os cabos ao mesmo tempo acaba gerando muito ruído na saída do rádio...

 

Tentei então conectar nas próprias saídas RCA do rádio e aconteceu o mesmo problema  que acontecia com o outro amplificador, se conectar as duas acaba fechando o curto-circuito nesse caso será que as duas saídas operam em mono?

 

Porque terei que comprar outro amplificador para o subwoofer mas mesmo assim se o amplificador novo que vou comprar usar o terra para as duas saídas vai dar problema...

 

Será que tem como tipo colocar uma música tipo 500hz de um lado e 1000hz do outro?

Se sair as duas frequências tanto do lado direito quanto do esquerdo quer dizer que mesmo sendo duas saídas as duas operam em mono independe dentes não é?

15844803027675334893921834807624.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Fui conectar o aplicador do subwoofer inverti sem querer o positivo e negativo e então a bateria do carro se encarregou de torrar tudo...

😞

Acontece... 

E serve de experiência e alerta para a próxima, concentração e paciência são essencial para um serviço bem feito...

Certa vez, retirei a tela de uma tv para para trocar as barras de leds que estavam queimadas. Coloquei os leds novos, testei a imagem, e como estava ok, fechei a TV... Quando liguei novamente a imagem estava perfeita, mas estava sem som. Então lembrei que havia esquecido de conectar os fios do fone. Abri novamente a TV e conectei os fios, enquanto fechava novamente, conversava com um amigo meu que estava presente. Foi quando ouvi um pequeno barulho de vidro trincando, na hora fiquei sem querer acreditar que fosse a tela, mas quando conectei a TV na tomada, o canto da tela estava preto...

Conclusão, na distração, havia colocado um parafuso errado( maior ) e para o meu azar, neste modelo de TV a tela passava por baixo do plástico onde entrava o parafuso (Até hoje, foi a única TV que vi assim).

 

Prejuízo de + ou - 500 reais... Ainda bem que era de 32" e consegui a tela no preço...

 

Em muitos aparelhos, costumo colocar diodos na entrada, para proteger contra uma possível  inversão de polaridade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Airtonarl disse:

😞

Acontece... 

E serve de experiência e alerta para a próxima, concentração e paciência são essencial para um serviço bem feito...

Certa vez, retirei a tela de uma tv para para trocar as barras de leds que estavam queimadas. Coloquei os leds novos, testei a imagem, e como estava ok, fechei a TV... Quando liguei novamente a imagem estava perfeita, mas estava sem som. Então lembrei que havia esquecido de conectar os fios do fone. Abri novamente a TV e conectei os fios, enquanto fechava novamente, conversava com um amigo meu que estava presente. Foi quando ouvi um pequeno barulho de vidro trincando, na hora fiquei sem querer acreditar que fosse a tela, mas quando conectei a TV na tomada, o canto da tela estava preto...

Conclusão, na distração, havia colocado um parafuso errado( maior ) e para o meu azar, neste modelo de TV a tela passava por baixo do plástico onde entrava o parafuso (Até hoje, foi a única TV que vi assim).

 

Prejuízo de + ou - 500 reais... Ainda bem que era de 32" e consegui a tela no preço...

 

Em muitos aparelhos, costumo colocar diodos na entrada, para proteger contra uma possível  inversão de polaridade...

caramba esse foi um prejuízo mesmo ein?

No meu caso prejuízo de 100 conto, mas fazer o que, vida que segue...

Essa ideia de diodos parece bem interessante vou ver se faço da próxima.

 

Estava pensando aqui tem musica para teste de stereo no youtube pensei em baixar ela e converter para mono com um programinha para MP3, ai eu coloco ela no rádio junto com a musica estéreo e vejo se tem diferença tocando as duas.

 

Mas será que mesmo a musica sendo mono o rádio pode converter para stereo sozinho ou se a musica for mono ele vai tocar mono de qualquer jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!