Ir ao conteúdo

placa-mãe asus prime b450m gaming/br sem dissipador VRM é um risco?

Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Postado

Bom dia membros do Clube do Hardware,

Comprei essa build abaixo, mas a placa-mãe não tem dissipador no vrm, alguém pode indicar uma placa melhor até uns R$1.000,00? Muito obrigado.

Não pretendo usar programas muito pesados, mas gostaria de me prevenir para alguma dor de cabeça possível caso eu vá fazer algo mais pesado no futuro, ou OC.

Também vi que é possível utilizar uma fan voltada para a placa-mãe, mas confesso que nunca vi, e não sei nem como instalar algo assim

Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória Corsair Vengeance RGB Pro, 32GB (2x16GB), 3000Hz, DDR4, C15, Preto

Processador AMD Ryzen 7 2700X, Cooler Wraith Prism, Cache 20MB, 3.7GHz (4.35GHz Max Turbo), AM4, Sem Vídeo - YD270XBGAFBOX

Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 1-Click OC, 6GB, GDDR5 - 60SRH7DSY91C

Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650 - CP-9020122

Gabinete Sharkoon TG5 Green Vidro Temperado 4mm Led Fan 12cm ATX

Monitor Gamer AOC LED 24´ Widescreen, Full HD, HDMI/VGA/DVI/Display Port, FreeSync, Som Integrado, 1ms - G2460VQ6

Postado

Ferro, pretendo usar blender no futuro e talvez um overclock básico. Como eu vejo uma boa placa com dissipador vrm? Não sei como identificar se tem ou não.

Também vi em um topico aqui no forum, de um cara que sugeriu por um dissipador com fita termica

exemplo

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1054856328-dissipador-de-calor-9x9x5mm-com-fita-termica-condut-10-pcs-_JM?quantity=1

Valeu muito@RS Faria

Postado

@Mydred

Olha a thumb do vídeo acima e olha a foto abaixo (imagem meramente ilustrativa)

HTB1unw8NPTpK1RjSZKPq6y3UpXa9.jpg

VRM é essa parte acima e à esquerda do soquete.. Fica claro o que falta..

A ideia do dissipador não é ruim.. Seria achar um da tamanho certo.. Como paliativo, tente direcionar uma fan pra essa área..

• Curtir 1
Postado

@Mydred Caso não tenha entendido só falar colega que lhe explico o que precisar. Na tabela em si você não vê "105W", isso seria 105 watts que são dissipados. Na tabela você vê a exigência de corrente que o CPU pede para trabalhar. Isso medido em Ampers. A 2º tabela é muito mais detalhada e possui informações cruciais.

• Curtir 1
Postado

Infelizmente não entendi, desculpa.

Mas eu sei que tem alguns videos a respeito, e o 2700x realmente nessa placa não pode usar OC + usar blender (Não sei se algum jogo consegue ser pesado igual). Eu vi esse video hoje, O que é recomendado é por uma fan pra ajudar, e ja vi a sugestão de por dissipadores tipo mercado livre, so precisaria achar o tamanho certo.

Mas pelo video em si, não usando OC ele guenta até blender a 110C, temperatura alta, dando problema só em 125C. Espero que o gabinete ajude nesse ponto também.

Postado

@Mydred Então em 110ºC a curto prazo "não há problema" mas isso desgasta o mosfet diminuindo a vida útil dele. Se tiver sorte de comprar um dissipador vai ajudar sim, mas tente deixar uma fan jogando ar diretamente em cima dos mosfets para ajudar.

adicionado 2 minutos depois

O que influencia também é a qualidade do mosfet pois os mosfets de melhores qualidade suportam melhor o calor, o próprio lucas fez um teste de uma X570 que possuiam Dr.Mos(mosfets com drivers acionadores, mosfets de baixo e de alta) intregrado em um C.I. só. No caso com dissipador da placa-mãe o VRM não passada dos 60ºC-70ºC. Ele removeu o dissipador e o VRM esquentou mais nem ultrapassou os 85ºC o que não é ruim. Isso pois se tratam de componentes de melhor qualidade.

• Obrigado 1
Postado

Muito obrigado,

Sabe uma placa boa sem ser as tradicionais biostar racing e tomahawk? Elas estão em falta no mercado atualmente e eu ainda não aprendi como identificar se tem dissipador no vrm ou não, geralmente eu busco na descrição mas esse detalhe não tem.

Muito obrigado@GabrielLP14

Postado

Entendi, eu peguei o 2700x sem saber esse detalhe do dissipador de vrm, acredito que sem overclock fica tranquilo se colocar um dissipador nos vrm.

Abaixo coloquei o video do youtuber que fez esse estudo da placa

Postado
37 minutos atrás, Mydred disse:

Entendi, eu peguei o 2700x sem saber esse detalhe do dissipador de vrm, acredito que sem overclock fica tranquilo se colocar um dissipador nos vrm.

Sim também acredito que fique tranquilo, mas compre brevemente esse dissipador.

37 minutos atrás, Mydred disse:

Abaixo coloquei o video do youtuber que fez esse estudo da placa

Eu conheço o peperaio pessoalmente, já tive privilégio de ver alguns testes que ele não publicou ainda. :) São excelentes reviews esses deles de placas mãe.

Postado

Beleza! vou tentar

15 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

Sim também acredito que fique tranquilo, mas compre brevemente esse dissipador.

Beleza vou correr atrás aqui, mas so achei com 8,8 e 8,8 x 3,5 no Brasil por enquanto, O tutorial que eu vi que está nos comentários do video dele indica um de puro cobre de 6,5 x 6,5 x 7,0 , que é alto comparado com os do mercado livre.

To pensando seriamente em trocar a placa, mas é bem difícil achar uma com dissipador vrm. Apesar de não ter dissipador vrm, achei a placa-mãe muito boa! , só peca e muito nesse detalhe, me pergunto se jogos podem ser pesados o suficiente como um blender da vida

15 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

Eu conheço o peperaio pessoalmente, já tive privilégio de ver alguns testes que ele não publicou ainda. :) São excelentes reviews esses deles de placas mãe.

Ele é muito bom mesmo

Postado

Boa tarde galera,

Estou trocando a placa Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4 que não tem dissipador vrm apesar de ser razoavel no resto

Pela placa https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102419

Vocês recomendam? tem dissipador de vrm? tem outra sugestão? Tá difícil achar placas boas. To precisando de uma mão de alguém esperto.

Ou comprar uns dissipadores 14x14x10 e colocar em cima da B450m Gaming? é uma opção também

Pretendo usar blender no futuro, e ja tem teste com ela fritando sem overclock

Configuração:

Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória Corsair Vengeance RGB Pro, 32GB (2x16GB), 3000Hz, DDR4, C15, Preto

Processador AMD Ryzen 7 2700X, Cooler Wraith Prism, Cache 20MB, 3.7GHz (4.35GHz Max Turbo), AM4, Sem Vídeo - YD270XBGAFBOX

Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 1-Click OC, 6GB, GDDR5 - 60SRH7DSY91C

Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650 - CP-9020122

Gabinete Sharkoon TG5 Green Vidro Temperado 4mm Led Fan 12cm ATX

• Solução
Postado

@Mydred A MSI B450 Gaming Plus, consegue até suportar um overclock num Ryzen 9 3900X se tiver uma boa refrigeração no gabinete e tiver um bom airflow.

Cara, o VRM desta B450 é um bom VRM, no caso é uma placa-mãe que possui 6 fases sendo 4 para o Vcore(alimentação do processador) e 2 para o VSoC(Cache, IMC, iGPU). Sendo essas fases controladas por um PWM RichTek RT8894A que consegue controlar até 6 fases, sendo neste circuito trabalhando em 4+2. Quanto as fases em si, essa placa utiliza 2 mosfets de alta 4C029N de 46A(34A à 80ºC +/-) e 2 mosfets de baixa 4C024N de 58A (78A à 80ºC +/-), isso nas 4 fases do Vcore e nas 2 fases do VSoC. Em si essa placa consegue tranquilamente segurar um Ryzen 9 3900X e até um 3950X em stock. 

Essa placa da MSI já consegue empurrar uns 120A sem ter thermalthrotling, sendo suficiente para um 2700X/3900X e 3950X. Isso em stock.

• Obrigado 1
Postado

Nossa , eu tava pesquisando isso. E realmente até onde eu vi a placa é boa mas o unico problema é que não tem dissipador nos vrm, o problema não é nem a qualidade dos vrm, pelo que entendi nos informações batem. Pretendo usar em stock sim! mas pelo teste do carinha ele usou o blender no maximo, e deu 110C +-.

Valeu pela dica, vou dar uma procurada, na kabum acabou mas tem a Placa-Mãe MSI B450 Gaming Plus Max p/ AMD AM4, ATX, DDR4 

Não estou conseguindo por o link, mas aparentemente é uma evolução. Parece ter dissipador e alguns upgrades e não é absurdamente cara.

Isso ou colocar um dissipador resolveria meu problema a longo prazo caso eu use um blender ou um jogo muito pesado @GabrielLP14 Muito obrigado!

• Curtir 1
Postado

Vou fazer isso, mas teria como me indicar umas placas?

Me indicaram essa aqui (placa-mãe MSI B450 Gaming Plus) .

No mercado atualmente não tem a tomahawk e a biostar que são as melhores. @Brc

adicionado 30 minutos depois

Boa noite,

Só pra fechar Além da placa-mãe MSI B450 Gaming Plus na kabum, 

também tem a alternativa Placa-mãe Gigabyte B450 Aorus M, AMD AM4, mATX, DDR4

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=99034&gclid=Cj0KCQjw0pfzBRCOARIsANi0g0tLp8OKAxE5wxsFAzHr_LJEcOSxb8QV3cDZ3Sx2eSB6KZZP4XeUQpMaAodMEALw_wcB

Acredito que é uma alternativa?

Postado
1 hora atrás, Mydred disse:

Também gostei dessa, vou ver um review. Qual a diferença, você manja? @Brc

Os vrms são iguais eu acho. Mas tem mais fan e USB. E um dissipador ali na parte superior

Postado
11 horas atrás, Brc disse:

Por essa faixa de preco sou mais essa:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=103413

Nao é estão bonita quanto a serie aorus, mas tem melhor custo beneficio e é ATX, nao mATX

11 horas atrás, Mydred disse:

Também gostei dessa, vou ver um review. Qual a diferença, você manja? @Brc

9 horas atrás, Brc disse:

Os vrms são iguais eu acho. Mas tem mais fan e USB. E um dissipador ali na parte superior

O VRM desta placa-mãe da gigabyte é um VRM mais simples que o da B450 da MSI, no caso, a gigabyte foi "malandra" nessas placas da linha B450 e X470, pois esta placa-mãe possui na verdade 4+3 fases totalizando 7 fases, porém ela anuncia como 11 fases, o que é incorreto. Vamos lá, essa placa possui um PWM Intersil ISL 95712 que por si só só consegue trabalhar com no máximo 7 fases, sendo nesse circuito dessa placa-mãe ele trabalha com 4+3, sendo 4 fases para o Vcore e 3 fases para o VSoC. As fases individuais do Vcore possuem os seguintes mosfets, 1 de alta sendo o ONSemi 4C10N de 46A(34A à 80ºC) e 2 mosfets de baixa 4C06N de 69A(52A à 80ºC) por cada fase do Vcore, nas "8" fases(4 fases reais), isso ocorre pois as 4 fases do Vcore utilizam doublers que duplicam o sinal de ativação de chaveamento que vai do PWM para as fases, ai ele duplica para 2 fases. Por isso que o correto seria chamar de 4+3 fases. Já o VRM do VSoC é quase idêntico ao do Vcore, a única coisa que muda é que os mosfets de baixa são utilizados apenas 1 4C06N por fase ao invés de 2. 

Potencialmente essa placa consegue entre 75A-100A(sendo 100A com airflow no VRM). Ou seja teoricamente suportaria um 3900X com airflow, mas esse VRM é sim inferior ao da MSI.

PS: Espero que tenha ficado claro e possa ter lhe ajudado.

adicionado 1 minuto depois
9 horas atrás, Brc disse:

Em relação ao dissipador, o Vsoc como é uma região que não é exigido muito, isso na verdade nem há problema em ficar descoberto. Obviamente é sempre bom ter um dissipador de calor, mas o VSoC nem se quer esquenta tanto quanto o VRM do Vcore.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!